Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2012

Projeto que tipifica crimes cibernéticos é aprovado no Senado

Imagem
Batizada de 'Lei Carolina Dieckmann' proposta ainda tem que passar pela Câmara

BRASÍLIA - O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto de lei que tipifica crimes cibernéticos. A proposta foi batizada de “Lei Carolina Dieckmann”. A atriz teve fotos roubadas por hackers de seu arquivo pessoal e divulgadas na internet. Atualmente não há legislação específica e os crimes nessa área são tratados como estelionato.

Proteção de linhas de transmissão estava desligada durante blecaute, diz ministério

Brasília -  As investigações do governo sobre as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste e do Norte na semana passada mostraram que a proteção da linha de transmissão atingida não funcionou, porque estava desativada. Uma semana antes da ocorrência, a chave foi desligada para manutenção e não foi ligada novamente.

Professores paralisam por 24 horas em todo o Estado

Imagem
Ângelo Melo afirma que professores do interior passam fome Manifestação aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (Foto: Portal infonet)Os professores da rede estadual paralisaram as atividades hoje por 24 horas. Na manhã desta terça-feira, 31, um ato foi realizado em frente ao Palácio de Despachos em protesto a falta de negociação para a implantação do piso salarial.

PM apreende grande quantidade de crack em Propriá

Imagem
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), prendeu João Murilo Ferreira, 23 anos, na tarde da sexta-feira, 26, na Rua Vicença Resende, localidade conhecida como Rua do Gás, no município de Propriá. O jovem foi detido por tráfico de entorpecentes.

Irmãos Amorim conseguem mais uma vitória contra Déda

Imagem
Susana venceu Belivaldo por 13 x 9 na Assembleia Legislativa Angélica conversa com Adelson e Maria Mendonça antes da votação (Fotos: Portal Infonet)O governador Marcelo Déda (PT)  sofreu mais uma derrota na Assembleia Legislativa para o grupo dos irmãos Edvan e Eduardo Amorim (PSC) no início da tarde desta terça-feira, 30, com a escolha da deputada Susana Azevedo (PSC) para o Tribunal de Contas do Estado  (TCE). Ela obteve 13 votos, contra nove de Belivaldo Chagas (PSB) e uma abstenção, que supõe-se ter sido da deputada Maria Mendonça (PSB), que pode ter seguido o deputado Adelson Barreto (PSB), que se absteve e se retirou da sessão, por não concordar com ‘pressão’ do partido. Belivaldo promete entrar com ação judicial visando anular a sessão em virtude de Gilmar Carvalho (PR) ter votado.

Eduardo Amorim disponibiliza gabinete para prefeitos sergipanos

O Gabinete do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) recebeu durante toda a terça-feira, 30, um número expressivo de prefeitos, vereadores e assessores. A equipe de assessoria de orçamento do parlamentar disponibilizou, para todos os representantes, um estudo detalhado da situação do município perante o Governo Federal. "Temos um trabalho constante com os prefeitos, eles nos passam a realidade local, as necessidades e nós auxiliamos quanto aos projetos", informou Eduardo Amorim.

SSP discute com pecuaristas de Cedro o combate ao furto de gado

Imagem
Na noite desta segunda-feira, 29, o secretário-adjuntos da Secretaria de Estado da Segurança Pública, João Batista Santos Júnior, juntamente com gestores das polícias Civil e Militar, estiveram na cidade de Cedro de São João para discutir com pecuaristas locais estratégias para coibir o furto de gado na região.

A presença dos operadores de segurança em Cedro aconteceu após um pedido dos pecuaristas, que foi prontamente atendido após determinação do secretário João Eloy de Menezes. O encontro aconteceu na sede de uma escola da cidade e contou com a presença de 35 criadores de gado.

José Américo Lima, Prefeito reeleito de Propriá vai a Brasília, buscar recursos para seu próximo mandato.

Imagem
Aviagema capital federal aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29. O político reeleitos visitou diversos gabinetes e em especial o gabinete do Senador Eduardo Amorim (PSC), onde participoude reunião com Rita Campos, assessora de orçamento do senador. Na pauta de discussão foram abordados projetos importantes para o município de Propriá e a busca de emendas para a realização dos mesmos.

Primeira Casa Lar de Sergipe entra em funcionamento na Comarca de Propriá

Imagem
Uma nova modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes que necessitam de medidas protetivas é o que oferece a primeira casa lar de Sergipe, que entrou em funcionamento na Comarca de Propriá neste mês de outubro. O local tem estrutura como a de outra casa qualquer e um casal responsável pelos cuidados com crianças e adolescentes que ficam no local até voltarem à família de origem ou serem encaminhados para a adoção.

EXCLUSIVO: Prefeito eleito pediu a 50 policiais na reta final da campanha eleitoral

Por NE NOTÍCIAS, da redação


No último dia 12 de setembro, em plena campanha eleitoral, uma secretária do vice-governador Jackson Barreto (PMDB) recebeu apelo de Augusto Soares Diniz (Augusto da Padaria), que disputou a eleição para prefeito de Tomar do Geru. No texto, o então candidato pediu que Jackson interviesse para que houvesse a suspensão dos trabalhos de policiais que, segundo Augusto, apoiavam seus adversários. O candidato foi eleito prefeito do município.
NE NOTÍCIAS publica s seguir o apelo feito por Augusto Soares Diniz:
"O candidato a prefeito de Tomar de Geru, Augusto Soares Diniz, solicito ao Excelentíssimo Sº vice-governador Jackson Barreto a liberação de cinquenta e quatro (54), policiais do apoio para a campanha eleitoral nos últimos quinze (15) dias que antecedem a eleição. Obs: Solicitamos a suspensão dos seguintes trabalhos dos policiais: (que estão apoiando a oposição)
Marcelo Gomes de Andrade (na ativa)
Reginaldo Alves dos Santos (na ativa)
Borges (policial mili…

Sukita perde eleição, exonera trabalhadores e Capela enfrentará greve

Imagem
Por: Joedson Telles
O Sindicato dos Servidores Públicos de Capela (Sindicap) entregou, nesta sexta-feira 26, um ofício à Prefeitura do município através do qual oficializou que, na próxima terça-feira, dia 30, os servidores estarão paralisando suas atividades. A greve tem como justificativa não apenas atrasos nos vencimentos dos servidores, mas também a exoneração de trabalhadores que ocupavam Cargos Comissionados (CCs) por parte do prefeito Manoel Messias, o Sukita, sob o argumento de cortar despesas. Por conta disso, serviços como atendimento médico nos postos de saúde já estão parcialmente paralisados por falta de médicos e enfermeiros.

Fundação de Saúde admite erro na troca de bebês

Imagem
Procurador diz que um servidor trocou o bebê na maternidade Procurador diz que erro foi de servidor de plantão da maternidade (Fotos: Portal Infonet)Para a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) o caso do sumiço do corpo de um bebê falecido na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes já foi resolvido. O bebê nasceu morto no dia 17 desse mês e o pai, Edvaldo da Graça, foi buscar o corpo da criança no dia 23, data em que alega ter sido vítima de informações desencontradas e do sumiço do corpo.

O fato foi cobrado e noticiado pelo Portal Infonetque durante o final de semana acompanhou mais uma vez o drama de Edvaldo. No último sábado, 27, o pai recebeu um telefonema da FHS, dando conta de que o corpo teria sido trocado na maternidade e sepultado por uma família em Amparo do São Francisco.

Carmópolis: negligência pode ter gerado a explosão

Imagem
Familiares e a comunidade estão desolados com acidente Estado em que se encontra o tanque da carreta (Fotos: Portal Infonet)Profissionais que trabalham no ramo responsabilizam a empresa Transbet pela explosão do tanque da carreta de placa HXW 5511, licença de Fortaleza/CE, que deixou um saldo de duas vítimas fatais na cidade de Carmópolis, distante 45 km de Aracaju. O acidente ocorreu em torno das 9h30 da manhã desta segunda-feira, 29, segundo cálculos dos moradores, que ouviram o barulho e viram suas casas estremeceram com a explosão.

Valmir reassume o compromisso de trabalhar bem para o povo de Itabaiana

O prefeito eleito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho – PR), foi o entrevistado de hoje, (29), do programa ‘Sergipe em Debate’, apresentado pelo radialista Messias Carvalho, na Aperipê AM. Durante a entrevista, Valmir reafirmou o compromisso de administrar melhor o município serrano.

Conteúdos de Biologia mais cobrados na prova de Ciências Naturais do ENEM

Imagem
1. Fisiologia / Corpo Humano Asquestões de Fisiologia e Corpo Humano abordadas no Enemsão mais voltadas para o cuidado com o corpo e o autocuidado.Saúde públicae todos os assuntos relacionados com as condições de equilibro do corpo são, em geral, as que mais aparecem.
O aluno deve estudar o conteúdo relacionado àfisiologia. Nos últimos três anos o Enem abordou temas bastante específicos, como o sistema digestivo e a alimentação saudável. Outros assuntos que aparecem bastante são o sistema nervoso e o sistema cardiovascular, com questões voltadas para a interação de substâncias no organismo e o stress, respectivamente.

2. Ecologia Já em ecologia, a prova cobra principalmente a questão das estruturas dos ecossistemas e como os organismos que constituem esses ecossistemas lidam com os nutrientes. O candidato deve se dedicar a entender o fluxo de energia e a ciclagem dos materiais pelos ecossistemas, como o ciclo do carbono e o ciclo de nitrogênio.
Outro ponto que pode aparecer é aeutrofização

Conteúdos de Química mais cobrados na prova de Ciências da Natureza do ENEM

Imagem
Química Ambiental Elaevolve questões sobre chuva ácida, poluição, combustíveis fósseis e renováveis e outros processos que comprometem asaúde do planetae, consequentemente, do homem. Por conta desses temas, a química ambiental acaba se relacionando com outras disciplinas como Biologia, Geografia e Física. Recomendamos que os candidatos estejam atualizados sobre osacontecimentos atuaisque envolvem essas questões. Esse ano, por exemplo, teremos o Rio +20. Podem ser cobrados o ciclo da água, ociclo do carbono,aquecimento global, e também a questão energética dopré-sal. Além disso, muitos desses temas o próprio enunciado encaminha para o enfoque da questão. Fundamentalmente, um combustível renovável é o adequado para a própria situação do planeta.
Equilíbrio Químico Os equilíbrios químicos tratam sobrereações reversíveis. Questões sobre catalisadores, superfície de contato, cálculo do pH, temperatura e transformações. Esses assuntos não são básicos. Ocandidato deve saber calcular a constante…

Balanço do IML registra 26 corpos no fim de semana

Imagem
Criança morre afogada em canal no município de Canindé (Foto: Arquivo Portal Infonet)O Instituto Médico Legal (IML) registrou 26 corpos no fim de semana, a maioria já noticiados peloPortal Infonet. Foram 10 vítimas de acidentes de trânsito, oito homicídios por arma de fogo, quatro afogamentos, duas quedas, um enforcamento e um corpo carbonizado.

Os dois últimos corpos deram entrada no IML na madrugada desta segunda-feira, 29.  Cícero dos Santos, 33 anos, foi vítima de arma de fogo na rua A no bairro Santa Maria. O corpo foi encaminhado ao IML às 2h28.

América-SE vence arquirrival Propriá e reassume liderança do grupo B

Imagem
Vitória por 2 a 0 coloca os tricolores a uma vitória da próxima fase do Campeonato Sergipano da segunda divisão. Gols de Dielson e Marcel Por GLOBOESPORTE.COMPropriá, SE
O Estádio Durval Feitosa foi palco de mais um clássico, e o último do ano, entre América e Propriá. Pela nona rodada do Campeonato Sergipano da segunda divisão, o tricolor mostrou que nesta temporada é o mais forte, venceu por 2 a 0, reassumiu a liderança do grupo B com 20 pontos e agora só depende de suas forças para avançar na competição. O Propriá até tentou atrapalhar o rival, mas a nova derrota praticamente sentencia o avoengo a ser o lanterna de seu grupo, com quatro pontos. Os gols foram de Dielson e Marcel no segundo tempo. América comemora vitória por 2 a 0 sobre o Propriá (Foto: João Aquila / GLOBOESPORTE.COM)

Radialista assassinado dentro dos estúdios da emissora

por LEONARDO DIAS, Itnet


Os itabaianenses estão assustados com a onda de violência que vem se instalando no município. Mais uma tragédia aconteceu na noite deste domingo (28). Foi por volta das 21h, o locutor Edmilson de Jesus, funcionário da rádio Princesa FM 99.3, foi morto dentro dos estúdios da emissora, enquanto trabalhava. No momento do crime, o radialista estava sozinho na rádio que fica localizada na Avenida Manoel Antônio dos Santos, situada a 100 metros da corporação da Polícia Militar. O radialista teria discutido com o indivíduo que realizou o crime, que após uma luta corporal, Edmilson de Jesus foi morto com três tiros em diferentes partes do corpo. O mesmo tentou correr, mas acabou caindo no chão. A motoneta e o celular de Edmilson foram levado pelo autor do crime. A polícia acredita que o indivíduo que cometeu o crime seja conhecido do radialista, já que a porta que da acesso a rádio estava trancada. O itabaianense Edmilson de Jesus, 40 anos, já trabalhou em diversas rá…

Conteúdos de História mais cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM

Imagem
1 - Brasil RepúblicaO período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como aRepública Velha. Este momento da história brasileira foi marcado por governos militares que comandaram o país de forma centralizadora, enfrentando a oposição de setores monarquistas, da sociedade civil e das oligarquias regionais.

2 - Era VargasARevolução de 1930põe fim naRepublica Velhae levaGetúlio Vargasao poder de forma provisória. É o início daEra Vargas. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934.
Brasil ColôniaeSegunda Guerra Mundial3 - Operíodo colonial brasileiroé considerado o momento de maior crueldade histórica. Por quase quatro séculos, milhões de indígenas e negros foram sequestrados, vendidos, castigados e obrigados a trabalhar de graça para fazer girar a economia.
4 - ASegunda Guerra Mundialé considerada o maior conflito da história, os combates entre os cinco continentes deixaram 50 milhões de mortos. Est…

Conteúdos de Geografia mais cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM

Imagem
1. AgriculturaDentro deste tema estão assuntos como reforma agrária e problemas de distribuição de terra, extrativismo predatório, agronegócio, agropecuária, fome e subalimentação no Brasil e América Latina, e possíveis impactos sociais da agricultura como, por exemplo, o êxodo rural. Ao falar de agricultura ou agronegócio no Enem a questão provavelmente terá um texto introdutório com maior número de linhas, sendo cobrada do aluno boa interpretação de texto. Uma dica é tentar transformar o enunciado em uma alternativa correta.
2. Aspectos SocioeconômicosSão cobrados assuntos como desemprego, migração, mortalidade infantil, natalidade, indicadores de saúde, índice de desenvolvimento humano (IDH) e dados sobre a população, como crescimento e envelhecimento. Gráficos e tabelas aparecem especialmente nestas questões. É necessário prestar atenção diretamente na tabela e não apenas nas alternativas, identificando nela quais são as informações necessárias para responder a questão.
3. Desenvolv…

Conteúdos mais cobrados na prova de Matemática do ENEM

Imagem
1- Geometria
A geometria está dividida em espacial (a que diz respeito a 3 dimensões) e a plana (que trata de apenas uma dimensão). O que mais caiu foram exercícios pedindo área, aresta, volume de figuras como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, triângulo, retângulo, cone, esfera, círculo. O Enem trata da realidade do aluno, estamos rodeados de figuras como essas. É provável que seja por isso que o assunto é tão cobrado: devido à sua praticidade.
2 - Cálculo simples
Este não poderia faltar. O Enem é uma prova básica, que pede conceitos básicos e problemas, mais uma vez, práticos. Portanto, houve muitas questões que demandavam conhecimentos simples de multiplicação, potência, conversão de medidas, cálculo com IMC, megawatts, consumo médio de energia. Neste caso, a noção de lógica também é importante. Este tópico trata de tudo o que é respeito ao básico da matemática: lógica e operações simples.
3 - Interpretação

Pode parecer estranho que esta competência seja cobrada na prova de mat…