Conteúdos de Biologia mais cobrados na prova de Ciências Naturais do ENEM



1. Fisiologia / Corpo Humano
As questões de Fisiologia e Corpo Humano abordadas no Enem são mais voltadas para o cuidado com o corpo e o autocuidado. Saúde pública e todos os assuntos relacionados com as condições de equilibro do corpo são, em geral, as que mais aparecem.

O aluno deve estudar o conteúdo relacionado à fisiologia. Nos últimos três anos o Enem abordou temas bastante específicos, como o sistema digestivo e a alimentação saudável. Outros assuntos que aparecem bastante são o sistema nervoso e o sistema cardiovascular, com questões voltadas para a interação de substâncias no organismo e o stress, respectivamente.


2. Ecologia
Já em ecologia, a prova cobra principalmente a questão das estruturas dos ecossistemas e como os organismos que constituem esses ecossistemas lidam com os nutrientes. O candidato deve se dedicar a entender o fluxo de energia e a ciclagem dos materiais pelos ecossistemas, como o ciclo do carbono e o ciclo de nitrogênio.

Outro ponto que pode aparecer é a eutrofização. Essa parte aparece, em geral, junto com os biomas. É importante que o candidato leia sobre desertificação, exploração indevida e temas relacionados. É bem provável, inclusive, que o novo código florestal apareça na discussão. Eu aposto também nos grandes temas ambientais, como a Rio+20.


3. Genética / Evolução
As questões sobre o tema envolvem genética básica, com a intenção de testar a compreensão do candidato sobre os fenômenos da hereditariedade. Não são questões trabalhosas, a genética no Enem serve de pano de fundo para os mecanismos que possibilitam a evolução das espécies.

Por esse motivo, recomendamos que os candidatos se dediquem a entender as teorias evolutivas em geral, como Darwin, Lamarck e a teoria sintética, que une Darwin e Mendel. Todas as questões do Enem podem ser resolvidas com a teoria evolutiva agregada ao instrumental oferecido pela genética mendeliana.


4. Meio Ambiente
Todos os conteúdos dentro da Biologia que remetam à sustentabilidade podem aparecer no Enem, especialmente a responsabilidade no uso dos recursos. As questões, de acordo com o nosso entendimento, visam promover a reflexão do candidato sobre as alternativas de conduta, atitude e comportamento. Essa são as questões que valem mais dentro da TRI. As mais valorizadas são aquelas em que o aluno precisa escolher entre alternativas nas quais ele tem que se posicionar quanto a um problema ambiental.

O que o exame procura com essas questões é entender se o aluno vem do colégio com uma consciência socioambiental desenvolvida e de que maneira isso vem sendo trabalhado desde a educação básica. Nesse caso não tem como o aluno se preparar com estudos, mas o ideal é que ele tome uma postura cidadã em sua resposta. O que ajuda é estar sempre atento ao que acontece na mídia, discutir as questões abordadas recentemente.


5. Água
O tema água é recorrente no Enem porque vem sendo discutido há muitos anos sem apresentar resultados na conscientização. Aconselhamos aos candidatos a estudarem o básico, como ciclo da água e mudanças de estado. No entanto, de novo, aqui é cobrado o posicionamento socioambiental. É fundamental que o candidato lembre-se das atitudes que garantem uma maior economia de água, o uso racional. Uma boa dica é revisar as medidas que podem contribuir para a não degradação das fontes de água doce.


6. Energia
O tema é um dos grandes filões do Enem, porque envolve diversas matérias além da biologia, como química e física. As questões abordadas podem envolver todas as fontes de energia convencionais, mas também é importante que o candidato tenha em mente outros caminhos que estão sendo procurados. O candidato deve pesquisar as novas opções de biocombustíveis, as formas de energia que nós temos dominado, como o etanol e o biogás. Além de não desconsiderar o pré-sal, com questões como o que é, onde fica e quais são as estimativas.


7. Bactérias
As questões que abordam bactérias são mais relacionadas com saúde, como, por exemplo, como a biotecnologia permite melhores condições de vida. O Enem propõe muitas questões que exigem que o aluno mostre o quanto sabe sobre prevenção, então cai vacinação, questões de imunologia, anticorpos... O candidato precisa saber o que é uma vacina, como ela é produzida, etc.


8. Análises / Interpretações
Nesse sentido o Enem tem sido realmente insistente, para que o aluno seja capaz de interpretar informações fornecidas por meio de outros recursos que não o texto. Nas ciências da natureza aparecem muitos gráficos, resumos esquemáticos, histogramas... O estudante tem que interpretar qualquer tipo de informação e traduzi-las em uma conclusão coerente.

Recomendamos que o candidato se prepare para isso com muito treinamento. Uma boa sugestão é ir atrás do que foi cobrado nas provas anteriores para entender, além do conteúdo, o perfil da prova.


9. Animais
Os animais aparecem na prova com o objetivo de aferir se o candidato entende a biodiversidade e conhece as características principais dos grupos de seres vivos que habitam o planeta. As questões são bem pontuais, a ideia é medir o quanto o estudante conhece da morfologia dos vários grupos de animais. As questões não são voltadas para a memorização, e sim para a análise e associação entre grupos, especialmente pelo parentesco.


10. Biodiversidade
A biodiversidade é tratada no Enem como maneira de aferir até que ponto o candidato teve noções básicas de variedade biológica. Quase sempre aparecem questões brincando com as eras geológicas, que estão relacionadas com dois eixos: o conhecimento da constituição dos organismos, por meio da estrutura orgânica dos cinco reinos, e as noções do estudante de que esses seres se originaram de formas primitivas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de 13 anos é filmada fazendo sexo em escola de São Paulo

Veja a relação de aprovados no Exame da Ordem em Sergipe

Sérgio Menezes Lucas faz aniversário