Filhos Ilustres


Filhos Ilustres de Propriá/SE

  • Gustavo Rodrigues da Costa Doria, pai de Dr. Rodrigues Doria. Embora nascido em Porto Real do Colégio, desde os primeiros dias de vida passou para Propriá e se considerava propriaense.
  • Theotonio Ribeiro da Silva, nasceu em Propriá (1806) e faleceu em Penedo (1878). Afilhado do Pe. Capela.
  • Ascendino Xavier Ferrão de Argolo, nasceu em Propriá em 1889. Exerceu varios cargos públicos no Estado. Colaborou na “A Perola” e no “O Nacional” de Propriá.
  • Bernardo Machado da Costa Doria, nasceu em Propriá em 1811 e faleceu em Recife em 1875. Foi o primeiro sergipano graduado na Academia Jurídica de Olinda.
  • Luiz José da Costa Filho, nascido em Propriá em 1886. Foi jornalista, político e orador. Advogou em Aracajú.
  • Manoel Pereira Guimarães, nasceu em Propriá em 1840 e faleceu em Aracajú em 1899. Foi deputado provincial (1874-1875). Exerceu varios cargos em Aracajú.
  • Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, nasceu em 18 de novembro de 1942, na cidade de Propriá. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe em 1962, obtendo o diploma de Bacharel em 1966. Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, por decreto de 5 de junho de 2003
  • João Fernandes de Britto (Dr. Britinho).
  • João de Seixas Dórea. Nasceu em Propriá, de onde saiu para estudar e forma-se em Direito, em 1943. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Niterói em 1946, foi secretário da prefeitura de Aracaju filiando-se à UDN após o fim do Estado Novo e foi eleito deputado estadual em 1947 e 1950 chegando ao posto de líder da bancada.
    Em 1954 e 1958, Seixas foi eleito deputado federal e integrou-se à Frente Parlamentar Nacionalista e em 1960 foi entusiasta da candidatura presidencial de Jânio Quadros servindo-lhe como vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. Consumada a renúncia de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961, Seixas Dória integrou a "Bossa Nova" da UDN ao lado de nomes como o futuro presidente, José Sarney. Em 1962 foi eleito governador de Sergipe derrotando o udenista Leandro Maciel. Assinou, sob ressalva, o “Manifesto dos governadores democratas”, uma iniciativa do paulista Ademar de Barros. Aliado do presidente João Goulart, defendia as chamadas "reformas de base" a ponto de opor-se, via rádio, ao Golpe Militar que abreviou o mandato presidencial em 31 de março de 1964. Seixas foi Membro da Academia Sergipana de Letras,  autor de 'Sílvio Romero, jurista e filósofo' e 'Eu, réu sem crime'.
  • DAVINO NOMYSIO DE AQUINO
    Nasceu em 8 de dezembro de 1850, em Propriá/SE, filho do Major Manuel Thomaz de Aquino e Clara Maria de Mello Aquino. Formou-se pela Faculdade de Medicina na Bahia em 18 de dezembro de 1880, defendendo a tese “Feridas envenenadas”. Republicano histórico, foi o primeiro sergipano a casar-se no civil, como forma de prestigiar a nova modalidade de casamento, criada pelo Decreto 181, de 24 de janeiro de 1890. Foi deputado estadual na legislatura de 1888 a 1889, presidente da Assembléia Legislativa e Intendente de Propriá/SE. Inspetor de Higiene (Secretário da Saúde). Inspetor de Saúde do Porto. Clinicou em Propriá/SE. Colaborou para os jornais “O Collegial”, “O Lynce”, “O Liberal” (Maceió/AL) e “União Liberal” (Própria/SE). Faleceu em 2 de abril de 1903, em Aracaju/SE, com 53 anos.
  • Dr. Manoel Xavier de Figueiredo Montes. Embora não tendo nascido em Propriá mudou-se para a cidade aos 1º anos de idade, onde construiu família. Sendo farmacêutico teve também uma farmácia, que era também um laboratório de produtos químicos. Propriá deve muito ao Dr. Xavier Montes.
  • Eronides Ferreira de Carvalho. Nasceu em Propriá em 1855. Exerceu varios cargos, foi medico do Exercito Brasileiro, foi Interventor Federal de Sergipe.
  • João Paulo Vieira da Silva, nasceu no Sitio do Meio (Propriá) em 1832 e faleceu em Aracajú em 1875. Entregou-se a lavoura e foi deputado provincial (1860-61) (1864-65-66-67-68 e 69).
  • NELSON D’ÁVILA MELO
    Nasceu em 18 de agosto de 1923 na Fazenda São José do Jardim, em Japaratuba/SE, filho de José Soares Melo e Beatriz d’Ávila Melo. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1948. No ano seguinte, transferiu-se para Propriá/SE, onde se fixou como médico, atuando no Hospital São Vicente de Paula, instalando neste uma maternidade, a primeira da cidade. Em 1955 foi empossado prefeito de Propriá/SE. É patrono da cadeira vinte e oito da Academia Sergipana de Medicina. Denomina o Setor de Urgências do Hospital São Lucas. Faleceu em 4 de agosto de 1956, em Aracaju, após sofrer um súbito ataque cardíaco, com 33 anos. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.
  • OCTÁVIO MARTINS PENALVA
    Nasceu em 24 de abril de 1911, em Ilhéus/BA, filho de Ruy Penalva de Faria e Helena de Oliveira Martins Penalva. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1º de janeiro de 1935. Especialista em ginecologia e obstetrícia. Atuou na Bahia, nas cidades de Maragogipe e Esplanada. Em 1939 transferiu-se para Propriá/SE. Presidiu o Rotary Club e o Doze Tênis Clube. Foi professor de História Natural do Colégio Nossa Senhora das Graças nesta cidade. Atuou no Hospital Regional, realizando grande trabalho no desenvolvimento da estrutura hospitalar e de aprimoramento do corpo clínico e administrativo, de 1955 a 1963. Transferiu-se para Aracaju em 1964, participando de diretorias da Sociedade Médica de Sergipe. Foi Delegado Federal de Saúde do Ministério da Saúde de 1985 a 1986. Atuou no IAPETEC, IPASE, INPS e INAMPS. Teve participação política como deputado estadual em 1966 e 1974. É patrono da cadeira de número trinta da Academia Sergipana de Medicina. Faleceu em 20 de maio de 1991, em Aracaju/SE, com 79 anos. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.
  • JOÃO RODRIGUES DA COSTA DÓRIA
    Nasceu em 14 de junho de 1887 em Propriá/SE, filho de Gustavo Rodrigues da Costa Doria e Maria Soledade da Costa Doria e irmão do médico José Rodrigues da Costa Dória. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 23 de dezembro de 1911, defendendo a tese “Das apresentações do pelvis”. Militar, ocupou o cargo de 1º Tenente Médico. Atuou no Serviço de Medicina Legal da Bahia. Exerceu atividades docentes como professor de química na Escola Politécnica da Bahia.
  • JOÃO GILVAN ROCHA
    Nasceu em 26 de agosto de 1932, em Propriá/SE, filho de José da Rocha e Ludicéia Rocha. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1958. Fez especialização em ginecologia no Instituto de Oncologia de Lisboa. Foi professor de fisiologia da Faculdade de Medicina de Sergipe. Juntamente com os médicos Aloysio Vieira e Gilton Rezende, criou o primeiro serviço de prevenção das doenças da mulher e planejamento familiar de Sergipe, o PREVAN. Cartunista e artista plástico premiado participou de inúmeras exposições no Brasil. Autor do painel com as caricaturas dos médicos sergipanos que era exposto no Clube dos Médicos de Sergipe. Foi um dos coordenadores da 1º Congresso Médico de Sergipe ocorrido em 1966. Entrou de forma inesperada e surpreendente na política ao se eleger senador por Sergipe, derrotando categoricamente nas urnas uma das maiores lideranças políticas do Estado, o ex-governador e ex-senador Leandro Maciel, sendo o primeiro sergipano a obter mais de cem mil votos (77% dos votos de Aracaju) numa eleição, fato destacado no livro do jornalista Sebastião Nery, “As 16 derrotas que abalaram o Brasil”. Orador destacado teve um mandato profícuo, com inúmeros pronunciamentos e publicações. Presidiu a CEME – Central de Medicamentos do Ministério da Saúde. Foi membro da Academia Sergipana de Letras e é patrono da cadeira trinta e nove da Academia Sergipana de Medicina. Faleceu em 28 de novembro de 2002, em Aracaju/SE, com 70 anos de idade. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.
  • Dom Antonio dos Santos Cabral. Nasceu no dia 08 de outubro de 1884, em Propriá (SE). Dom Cabral iniciou seus estudos em Propriá, depois foi para a cidade de Penedo (AL) e mais tarde matriculou-se no Seminário de Santa Teresa, em Salvador (BA). Sua ordenação sacerdotal deu-se em 1º de novembro de 1907. Regressou a Propriá, onde ficou como coadjutor do cônego Rosa. Permaneceu nesse posto de 1907 a 1912. Foi promovido a pároco em 05 de março de 1912, onde ficou até abril de 1918. Em reconhecimento ao seu excelente trabalho, Dom Cabral foi nomeado cônego capitular da Sé de Aracaju e recebeu do Papa em janeiro de 1914 o título de monsenhor. Daí a pouco seu nome seria lembrado para bispo. Para surpresa de muitos, Dom Cabral rejeitou duas vezes, em abril de 1916 e depois em junho de 1917, sua indicação para bispo de Natal. Mas a obediência à voz da Igreja falou mais alta e em 1º de outubro de 1917 foi publicada a bula do Sumo Pontífice Bento XV que o nomeou bispo de Natal. A Sagração de Dom Cabral deu-se na Catedral Metropolitana, em 14 de abril de 1918.
  • Dom Juvêncio de Britto.
  • Dom José Brandão de Castro.
  • Martinho Dias Guimarães, Nascido em Própria o membro ilustre de uma das maiores famílias desta terra, o Sr.Martinho Guimarães foi um dos grandes administradores. Intendente de 1929-1930 e Prefeito de Propriá no ano de (1935-36-37-1942-43-44-45-46-47). Deputado estadual pelo Partido Social Democrático em 1947 e reeleito pelo mesmo Partido no pleito de 3 de outubro de 1950.
  • Pedro de Medeiros Chaves, Pedro Chaves, nascido em junho de 1900, teria completado 100 anos. Ele foi prefeito de Propriá e deputado. Ergueu o obelisco em comemoração aos 150 anos da emancipação política da cidade.

  • SÍLVIO CABRAL SANTANA
    Nasceu em 5 de novembro de 1914, em Propriá/SE. Formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1940. Especializou-se em pediatria. Atuou na Legião Brasileira de Assistência, coordenando programas na área materno-infantil. No governo Leandro Maciel assumiu o Departamento de Educação, Cultura e Saúde. Atuou no IAPB e INSS. Foi deputado estadual por uma legislatura, na década de 60. Nomeia rua no Bairro Mosqueiro, em Aju-SE. Faleceu em Aracaju/SE em 1990, com 76 anos
  • WASHINGTON AGUIAR TORRESNasceu em 19 de novembro de 1922 em Propriá/SE, filho do dentista Manoel Martins Guimarães Torres e Arabela Perdigão Aguiar Torres. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949. Retornou no ano seguinte para Sergipe onde atuou como clínico geral atuando em várias cidades entre elas Itabaianinha, Estância, Arauá, Santa Luzia, Nossa Senhora das Dores e Siriri. Transferiu-se definitivamente para Aracaju, exercendo suas atividades profissionais no Instituto Nacional de Previdência Social, no Instituto Médico Legal e no Hospital Santa Isabel. Foi ainda médico plantonista do SAMDU. Faleceu em 20 de janeiro de 2009, em Aracaju/SE, com 82 anos.
  • JOÃO PAULO VIEIRA DA SILVA
    Nasceu em 26 de junho de 1832 em Propriá/SE, filho de João Vieira da Silva e Theodora Francisca de Menezes. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1858 defendendo a tese “Tratamento das moléstias mentais”. Atuou nas cidades sergipanas de Divina Pastora, Maruim e Itaporanga d’Ajuda. Teve um filho médico chamado Serafim Vieira de Almeida. Dono de engenho em Itabaiana/SE. Foi deputado estadual em várias legislaturas. Faleceu em Aracaju/SE em 10 de fevereiro de 1875, com 43 anos.






Fonte: Propriá e seus Propriaenses

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...