terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dicas para o ENEM - Redação

Viés Ideológico


O viés ideológico do INEP é altamente favorável à Melhoria da Educação, ao Meio Ambiente, aos Cuidados Recomendados à nossa Saúde e revela grande preocupação com os Direitos Humanos, com a Ética, com a Cidadania e notadamente com a Justiça Social.


A Educação formal, de base acadêmica, gerada nos bancos das Escolas, é um dos meios para que se atinjam esses três objetivos:

1. Reestruturar a Grade Curricular do Ensino Médio, tornando-a menos extensa;

2. Alterar a metodologia de ensino, passando de uma abordagem informativa e enciclopédica, para uma abordagem analítica e capacitadora;

3. Incutir, nos jovens, valores que considera fundamentais.

Sendo assim, nos bastidores de todas as questões e na boca de cena dos temas de Redação do ENEM, a Educação diz presente e se afirma como ponte entre o que se vive e o que se sonha, no que diz respeito à qualidade de vida como um todo, se reflete em toda a prova, mas em especial na Prova de Redação.

Confira agora todos os temas, desde a primeira prova, no ano de 1998 até a do ano passado, a do ano de 2011:


A prova de Redação do ENEM tem suas peculiaridades e hoje estaremos analisando algumas delas.

A grande sacada do INEP está em escolher temas sociais para que os candidatos possam discorrer em suas dissertações. Assim, fica bem mais fácil o surgimento dos argumentos.

O tipo de Redação exigida no ENEM é a dissertativa argumentativa. Infelizmente, a grande maioria dos(as) Professores(as) de Redação das Escolas Públicas brasileiras não prepararam seus/suas alunos(as) para essa forma de escrever. Nela encontramos uma nova estrutura redacional e as grandes novidades, para quem vai fazer pela primeira vez a Prova do ENEM, se dão através do título (novidade assustadora), dos parágrafos argumentais (antigo desenvolvimento) e da resolução do problema apresentado (antiga conclusão).

Apesar de ser a prova dos sonhos de qualquer aluno(a) que gosta de Redação,  pois pela primeira vez ele(a) poderá dar seu parecer a respeito de um tema, isso tudo é um choque, só pelo fato de envolver orientações, antes proibitivas, dos(as) Professores(as) de Redação, tais como dar título e alternativas para solucionar problemas apontados pelo tema gerador. Quanto aos parágrafos, não mais se pode escrever "sem limites para sonhar", pois a exigência é que cada parágrafo, excetuando os da introdução e o da resolução, tenha um argumento explícito. Já em relação ao título, se você leitor, pensar bem, perceberá que tem fundamento, pois já que foi criado um texto baseado em argumentos próprios, por que não dar um título? Com isso, a pergunta que não quer calar é:
Se eu não colocar o título, posso perder a minha Redação?

Fique tranquilo quanto a isso, pois os avaliadores sabem que ainda vai demorar muito tempo, para que os(as) candidatos(as) atinjam o nível esperado, mas que com certeza ele(a) perderá valiosos pontos na elaboração final da sua nota.

O que continua na mesma é a introdução. Essa continua do mesmo jeito que sempre foi ensinado, pois nada derruba um bom tópico frasal.

Competências e critérios para análise da Redação do ENEM

I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.


II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema de acordo com os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.


III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.


IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.


V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito pelos direitos humanos.


Para o ano de 2012, muitas deverão ser as propostas de temas apresentadas por Professores(as) e por sites especializados. Confira aqui alguns temas e bom trabalho na sua preparação para o ENEM 2012.

- Avanços e obstáculos da nova família brasileira
- O voluntariado e a importância da solidariedade
- Violência no trânsito
- A questão das drogas no crescimento de crianças e adolescentes
- A sustentabilidade como meio de desenvolvimento
- A arte e a formação da identidade nacional
- O papel do jovem na sociedade
- As transformações proporcionadas pela Educação
- A importância do esporte no fortalecimento da cidadania


Aguardem as próximas dicas. Em breve, postaremos um e-mail que deverá ser criado para que você leitor, que vai fazer a Prova de Redação do ENEM 2012, possa enviar suas redações para que sejam avaliadas de acordo com os critérios do INEP.

Por: Professor Elder Melo de Oliveira

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...