terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Propriá poderá receber aterro sanitário

Por: Ascom Propriá/Foto Gazeta de Propriá

A secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMAR), realizou na manhã de hoje, (19), em Propriá, a reunião de convocação de eleição da 2ª Diretoria do Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Básico em Resíduos Sólidos do Baixo São Francisco. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação dos representantes do legislativo municipal e diversos prefeitos da região.

O objetivo da reunião é planejar as ações que se referem ao gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos na região do Baixo São Francisco. No caso, a instalação de um aterro sanitário, que possivelmente será em Propriá. De acordo com a técnica em saneamento ambiental da SEMAR, Esmeralda Barreto, a cidade ribeirinha é a mais indicada a receber este aterro.

“Através de estudos realizados, a cidade de Propriá é a mais indicada para receber o aterro sanitário, pelos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Mas é preciso ressaltar para a população que um aterro sanitário é diferente de um lixão, que, aliás, está proibido no País a partir de 2014, de acordo com a Lei 12.310/10. O principal benefício para a cidade que recebe este aterro é a geração de emprego e renda, com inclusão social das pessoas envolvidas com os resíduos”, disse Esmeralda.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, ressaltou que o Governo de Sergipe vem apoiando os gestores municipais com todo o suporte necessário para a construção dos consórcios. “Apesar de a gestão dos resíduos sólidos ser uma responsabilidade de cada município, o Estado está disponibilizando todo o suporte necessário aos gestores públicos municipais, já que o nosso maior intuito é organizar os consórcios para dar uma destinação adequada aos resíduos sólidos produzidos em cada cidade”, destacou o secretário.

Foram eleitos na reunião de hoje como presidente do consórcio público do Baixo São Francisco, o prefeito de Propriá, José Américo Lima, como vice, o prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins, a tesouraria vai ser ocupada por Cristiane Beltrão (Ilha das Flores) e a diretoria geral ficará sob a responsabilidade de Rubens Feitosa (Itabi).

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...