Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2012

MPF processa o ex-prefeito de Gararu, José Cardoso Matos

Imagem
Ele não soube explicar destino de recursos repassados pelo MDS
A quantia que foi repassada em 2008, a princípio, deveria ser destinada à aquisição de equipamentos e material para a estruturação da rede de proteção social de atendimento à população remanescente de quilombos de Gararu. Porém, José Cardoso Matos não comprovou a aplicação deste valor.O ex-prefeito do município sergipano de Gararu, José Cardoso Matos, é mais uma vez alvo de um processo do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). Ele não soube explicar o destino de R$          67.422 (valor atualizado em 2011) repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Prefeitura convoca população para participar da campanha de vacinação contra Influenza (gripe)

Imagem
A Prefeitura Municipal de Propriá, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida todos os pais a levarem seus filhos com idade de 06 meses a menor de 02 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias),os trabalhadores da saúde, as gestantes em qualquer período gestacional (gravidez) e os idosos  acima de 60 anos, a se vacinarem contra Influenza (gripe) no dia 05 de maio de 2012, das 8:00 as 17:00.

Cinco pessoas ficam feridas após acidente automobilístico em Santa Luzia

Por volta das 16h de ontem, 29, um homem perdeu o controle do seu carro, um Corsa Classic de cor preta e placa policial JSQ 7103 de Esplanada, BA e acabou caindo em uma ribanceira com cinco pessoas a bordo.

Segundo informações repassadas a redação do diariosergipano, o condutor do veículo trafegava pela BR 101, na altura do KM 160 quando após um cochilo, perdeu a direção do veículo, passou para a outra pista e acabou caindo em uma ribanceira, parando apenas após colidir com duas árvores.

Com o impacto, as cinco pessoas que estavam no veículo tiveram alguns ferimentos leves e foram socorridos pelos militares do Corpo de Bombeiro de Estância. Estavam no veículo: Aline Daniela R. dos Santos, Luiz Cézar Soares Ribeiro, Iracildes Gomes, Adriana Andrade Vilanova, Liliane Barbosa da Silva.

Por: Pisca Jr - Diário Sergipano

Tucano provoca juventude a checar "mentiras dos políticos"

Imagem
Participe da política. Confronte!
* Por Wesley Goggi
É cada vez maior a descrença das pessoas, e especialmente dos jovens, nos políticos. A sucessão de desmandos e escândalos do atual governo parece levar alguns a acreditar que todos são iguais, ou que o problema "é o sistema". A quantidade de partidos existentes no nosso país também não ajuda, dando ao processo político uma aparência de "sopa de letrinhas" na qual não se distingue bem um partido do outro.

OAB: Nota Pública sobre o triplo homicídio no HUSE

“De extrema gravidade o triste episódio registrado na noite da última sexta-feira, 27. Uma verdadeira tragédia. A OAB/SE em nome da sociedade civil exige rigorosas providências do Governo do Estado de Sergipe, da Secretaria de Segurança Pública, da Policia Militar e da Secretaria de Estado da Saúde, objetivando a urgente apuração dos fatos, delimitando, pormenorizadamente a responsabilidade de todos os envolvidos na ocorrência.  Quando a OAB/SE defende a preservação dos Direitos Humanos, quando cobra rigorosas apurações , a exemplo do caso do adolescente Jonatan, que ainda indica e permanece a suspeita de sua execução por policiais, busca exatamente que situações como essa não mais ocorram, pois ao contrário estaríamos avalizando e autorizando a banalização da violência, deixando toda sociedade desprotegida e vulnerável às ações de policiais despreparados e/ou que sofrem de problemas psicológicos. Já chegou a hora do Governo do Estado chamar a feito à ordem, e cobrar de seus agentes ur…

Tenente que atirou e matou três pessoas em hospital se entrega em SE

Imagem
Policiais atendem a ocorrência no Huse
(Foto: Reprodução/TV Sergipe)
O tenente da Polícia Militar apontado como autor dos disparos que resultou na morte de três pessoas dentro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) se apresentou à polícia por volta das 15h deste sábado (28).

Vocês sabiam?

Decreto nº 19

Decreta Feriado Municipal

   O Prefeito Municipal de Propriá, no uso de suas atribuições legais:
Considerando que o dia 18 do mês assinala a passagem do 250º Aniversário da Paróquia de Propriá.

CURIOSIDADES DE PROPRIÁ

Arthur Teixeira de Carvalho
Nomeação: Ato nº 6, de 16 de Abril de 1935
Cargo: 1º Fiscal do Município
Residencia: Rua Lopes Trovão nº 11

Observações: Ficou afastado do serviço em 1º de Dezembro de 1935, e sendo depois nomeado, por Ato nº 12, de 1 de Marco de 1938, para o cargo de escriturário desta Prefeitura, por decreto de 15 de marco de 1948 foi nomeado pra o cargo de Tesoureiro. Foi aposentado de acordo com o art. 191, paragrafo 3º da Constituição dos Estados Unidos do Brasil, por decreto nº 2 de 2 de junho de 1957.

______________________________________________________________________________

Cesário Siqueira
Nomeação: Ato nº 38 de 23 de Fevereiro de 1931
Cargo: Enfermeiro do Posto Sanitário
Residencia: Rua Nilo Peçanha

Observações: Apresentou caderneta de reservista, por Ato nº 59, de 1 de Agosto de 1931, para o cargo de Secretário do Posto Sanitário, sendo depois nomeado pro Ato nº 3 de 28 de Janeiro de 1933, para o cargo de Professor Municipal, Demitido do mesmo cargo por Ato nº…

Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico Municipal é criado em Penedo

Imagem
uivo - aquiacontece.com.br Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico Municipal é criado em Penedo A lei de número 1.401/2011 aprovado pela Câmara de Vereadores de Penedo está sendo posta em prática com a instituição do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Municipal (Funpatri). O órgão regido por Conselho Curador e composto por membros dos setores público, privado e sociedade civil organizada tem representação que o identifica com a comunidade e já dispõe de regimento interno aprovado. De acordo com a Secretária Municipal de Infraestrutura e Obras e gestora do fundo que compõe o Conselho Curador, a arquiteta e professora Melissa Mota, o objetivo do Funpatri é financiar as ações de preservação e conservação de áreas protegidas e do entorno do patrimônio histórico e cultural de Penedo. Recursos reinvestidos na preservação “As receitas do fundo serão utilizadas em contrapartidas de convênios e originadas de aplicações financeiras, aluguéis ou arrendamentos, depositadas n…

Huse: Departamento de Homicídios investiga assassinatos

Imagem
Governo apura homicídios no Hospital de Urgência de Sergipe Vítima do PM estava buscando atendimento(Foto: Sandoval Notícias)O Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (SES), está acompanhando desde o início os fatos que envolvem os quatro homicídios ocorridos na noite desta sexta-feira, 27, dentro da ala verde do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no bairro Capucho, em Aracaju. Uma força-tarefa foi montada.

HOMEM INVADE HUSE, SE DIZENDO POLICIAL, EXECUTA TRÊS PESSOAS E SAI TRANQUILO

Imagem
Do Portal Fax Aju Um homem, que se anunciou como policial, invadiu o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), por volta das 22:30 horas desta sexta-feira (27) e executou três pessoas, entre elas o filho de um funcionário do hospital, que estava em uma cadeira de rodas para ser atendido pelos médicos. O criminoso foi à sala de sutura e perguntou ao médico quem havia chegado recentemente, ao olhar para os pacientes, atirou em dois deles e no filho do funcionário, que não tinha nada a ver com a provável desavença entre eles. O homem atirou e saiu tranqüilamente, fugindo em um veículo. Segundo Thiago Reis, que estava no local, houve um desentendimento fora do hospital entre três pessoas. Dois deles foram para o hospital e o terceiro, dizendo-se policial, chegou ao hospital, entrou e executou prováveis inimigos. Os funcionários passaram a correr por dentro do hospital ao gritos, outros se escondiam em salas e até embaixo de pias. Percebeu-se pânico. A maioria se queixou da falta de seguranç…

Amorim diz que Déda jogou sua história no lixo

Imagem
Senador rebate as críticas feitas por governador Amorim diz que parlamentares votam com isenção“Déda está jogando sua história no lixo”, foi assim que o senador Eduardo Amorim respondeu as alfinetadas do governador Marcelo Déda ao grupo do PSC,-quando os acusou de rompimento com o governo e de não ter sido responsável com o projeto político. “Foi uma grande decepção. O governador deveria ter medido melhor as palavras, foi pesado e agressivo”, disse.

Padre é condenado por ser fantasma em prefeitura

Imagem
Padre diz que não sabia que era obrigado a trabalhar no cargo Manoel Costa Neto: imoralidade, ilegalidade e improbidade no ato (Foto: Alberto Dutra/CMA)O padre Givanildo Batista da Silva, sacerdote da Igreja Ortodoxa, foi condenado por ato de improbidade administrativa. Ele era funcionário fantasma na Prefeitura de São Cristovão, nomeado em cargos públicos com remuneração de R$ 1,2 mil mensais e ficou constatado que ele não comparecia ao local de trabalho para exercer as atividades.

Ex-prefeito é condenado a 62 anos de prisão

Imagem
O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas foi cientificado, na última terça-feira (24), da sentença que condena a 62 anos de prisão o ex-prefeito de Satuba (município localizado a 15km de Maceió) Adalberon de Morais Barros. Sobre ele pesam os crimes de fraudes licitatórias, desvio e apropriação de recursos públicos federais repassados pelos Ministérios das Cidades, Saúde e Educação durante seus dois mandatos - nos anos de 1998 a 2003.

Preso acusado de compartilhar cenas de sexo com crianças

Imagem
A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira, dia 27, a prisão do pintor de paredes Kleiberton do Nascimento Souza, o Binho, 27 anos, acusado de armazenar e compartilhar via internet cenas de sexo com crianças. Todo o material em vídeo estava no computador pessoal dele, em sua residência, no bairro Cidade Nova, em Aracaju. Os agentes do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis -DAGV- chegaram até Binho na última quarta-feira, 25, menos de 24 horas após receberem a informação via Disque Denúncia 181.

MUDANÇA: Delegado será transferido de Itabaiana para o município de Propriá

fonte: GILSON DE OLIVEIRA
Responsável pelo Setor de Roubos, Furtos e Defraudações e Latrocínio, o delegado Paulo Cristiano Alves Ricarte deixará a Delegacia Regional de Polícia Civil de Itabaiana (SE) para desenvolver sua função no município sergipano de Propriá.

Paulo Cristiano irá assumir a vaga atualmente ocupada pelo delegado Hilton Duarte, que sua vez será transferido para Itabaiana. Além do delegado Paulo Cristiano haverá também remanejamento de agentes civis. As mudanças devem acontecer a partir da próxima quarta-feira, dia 02 de maio.

O delegado Paulo Cristiano estava exercendo a função na Derpol de Itabaiana há pouco mais de 2 anos.

8 milhões ainda não declararam IR

Imagem
Segundo balanço da Receita Federal, divulgado hoje (26) às 11h, foram entregues 16.953.744 declarações.


A quatro dias do prazo de encerramento, 8 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2012. Segundo balanço da Receita Federal, divulgado hoje (26) às 11h, foram entregues 16.953.744 declarações – 67% do total estimado pela Receita (25 milhões de declarações este ano). Para quem não fez a declaração, o programa gerador está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço. Um tutorial está disponível na página da Receita Federal para auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site ainda é possível encontrar uma lista de perguntas e respostas para orientar o contribuinte. A multa para quem não entregar a declaração até 30 de abril é R$ 165,74. Se o contribuinte tiver que pagar tributos em atraso, a situação fica ainda mais compl…

Senado aprova venda de remédios em supermercados

Medida só vale para medicamentos que não precisam de receita e ainda passa por sanção de Dilma



O Senado aprovou na última quarta-feira, 25, uma medida provisória que autoriza a venda de produtos de saúde que dispensam prescrição médica, entre aparelhos, acessórios e medicamentos, em supermercados. A decisão foi criticada por parlamentares da área da saúde, que acreditam que a presidente Dilma Rousseff vetará a medida. A MP 549/11, editada em novembro de 2011, tem como objetivo principal a isenção de impostos cobrados sobre produtos destinados a facilitar o dia-a-dia de pessoas com deficiências, como cadeiras de rodas. Outros pontos, porém, foram incluídos no projeto de lei durante a tramitação entre as casas do Legislativo. O Artigo 8º prevê a permissão a supermercados, armazéns, empórios e lojas de conveniência para vender medicamentos isentos de prescrição médica, como analgésicos e antigripais. Também estão inclusos na lista aparelhos e acessórios, produtos utilizados para fins diagnó…

Valadares Filho diz que grupo ganhará no primeiro turno

Imagem
Ele defende que coligação permaneça unida Valadares Filho no Cabaré (Fotos: Portal Infonet) O deputado federal Valadares Filho (PSB), pré-candidato do PSB à prefeitura de Aracaju nas eleições de outubro, deixou claro que o grupo não fará aliança com os irmãos Amorim. Durante debate em mais uma edição do NósnoCabaré.comConvidados desta quinta-feira, 26, no bar Meu Boteco, o parlamentar explicou que a candidatura será moldada com os partidos aliados. “A política de Sergipe está desenhada. E todos sabem de que lado está. Não adianta ficar em cima do muro”, ressalta.

E ao falar de aliados, o deputado também comentou que os três pré-candidatos do grupo (ele, o deputado federal Rogério Carvalho pelo PT e o secretário municipal Jeferson Passos do PC do B) acordam que o escolhido do grupo será apoiado pelos outros dois pré-candidatos para que a unidade do bloco seja mantida. “Eu tenho certeza que nosso grupo vai ganhar esta eleição e no primeiro turno”, completa. Como sempre, os presentes tinha…

On-line x Alive

Imagem
A principal exigência do mundo moderno é que as pessoas estejam inseridas no cyber espaço. Isto é um fato. Diversas empresas, dos mais variados portes, pesquisam a vida dos seus entrevistados através da Internet e o que mais buscam é de que forma eles atuam em sites de relacionamentos. Não dá para levar a sério um futuro funcionário que posta constantemente inutilidades em seu perfil.
Esses sites, por sua vez, jogam pesado. Observe o infográfico abaixo:


Os participantes, através da liberdade, passam a postar cada vez mais e com isso gera um dos maiores transtornos psicológicos: a ansiedade, pois ao passo que postam, sempre ficam à espera do "cyber feedback". Quando ele vem, a pessoa sente-se realizada, mas quando não vem, inicia-se um processo mental frenético para chamar a atenção dos amigos. A partir daí, não há discernimento do que posta.
Quem mais sofrem são os pais que acompanham seus filhos nessa evolução digital. Para exemplificar, começando de casa, meu filho Arthur Hen…

Gentileza = DNA

Imagem
A gentileza pode estar no DNA




A convivência com o nosso mundo está cada vez mais difícil. Isto se dá, principalmente, por conta de uma Educação deficitária. São tantas pessoas violentas e é tanta falta de princípio que vamos nos  isolando, cada vez mais, de tudo e de todos.
Apesar disso, podemos perceber que existem pessoas gentis nesse mundo. O que é mais incrível é que, na maioria das vezes, elas são oriundas de famílias onde a falta de gentileza é a "tônica do dia". Hoje, isto pode ser explicado pela Ciência.
Um estudo feito por psicólogos da Buffalo University e da California University, nos EUA, descobriu que pelo menos parte da razão pela qual algumas pessoas são gentis e generosas é que seus genes  as incentivam nessa direção.
Os pesquisadores observaram o comportamento dos participantes do estudo que têm versões de genes receptores de dois hormônios que outras pesquisas associaram com a gentileza.
“Estudos laboratoriais anteriores já tinham ligado os hormônios ocitocin…

PRE/SE quer conhecer suas dúvidas sobre propaganda eleitoral na internet

Imagem
Dúvidas podem ser enviadas por formulário disponível no site do MPF/SE e serão respondidas em cartilha A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) disponibilizou nesta quarta-feira, 25 de abril, um formulário para que eleitores, candidatos e partidos enviem suas dúvidas sobre propaganda eleitoral na internet. O formulário ficará disponível no site do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) até o dia 04 de maio. As dúvidas serão respondidas pela procuradora regional eleitoral Lívia Nascimento Tinôco em uma cartilha on-line que também será disponibilizada no site do MPF/SE. A procuradora explica que o objetivo é dirimir dúvidas sobre a regulamentação da propaganda eleitoral em redes sociais, sites, blogs e outros canais da internet. O link para o formulário é:Para enviar sua dúvida, clique aqui e preencha o formulário. Fonte: PRE/SE

‘Zé Peixe’ morre aos 85 anos em Aracaju

Imagem
Fredson Navarro e Marina Fontenele Do G1 SE Velório será realizado na Capitania dos Portos de Sergipe.
Sepultamento está previsto para ocorrer nesta sexta-feira. ‘Zé Peixe’ morre aos 85 anos em Aracaju (Foto: Arquivo TV Sergipe) Morreu no início da tarde desta quinta-feira (26) José Martins Ribeiro Nunes, conhecido como ‘Zé Peixe’, aos 85 anos. Ele atuava como guia de embarcações em Aracaju e se tornou uma figura lendária do Estado.

Sedentarismo é o principal fator para Hipertensão

Imagem
Academia da Cidade comemoria o Dia Nacional da Hipertensão Dia Nacional de Combate a Hipertensão(Fotos: Portal Infonet) Com muita animação e atividade física os usuários da Academia da Cidade  comemoraram na manhã desta quinta-feira, 26, o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão na praça da Juventude, Augusto Franco.  O momento também serviu para comemorar o aniversário de oito anos da academia, que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como modelo para outros estados. “O sedentarismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial, além da alimentação inadequada”, alertou a enfermeira Clarissa Franco. A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é ocasionada principalmente pelo sedentarismo e má alimentação.

De acordo com o educador Magno Carvalho a academia possui 1500 usuários ativos, desses 30% são hipertensos controlados. “A frequência da atividade física colabora para diminuir a pressão arterial, pois a atividade faz q…