Sedentarismo é o principal fator para Hipertensão


Academia da Cidade comemoria o Dia Nacional da Hipertensão
Dia Nacional de Combate a Hipertensão(Fotos: Portal Infonet)
Com muita animação e atividade física os usuários da Academia da Cidade  comemoraram na manhã desta quinta-feira, 26, o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão na praça da Juventude, Augusto Franco.  O momento também serviu para comemorar o aniversário de oito anos da academia, que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como modelo para outros estados.
“O sedentarismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial, além da alimentação inadequada”, alertou a enfermeira Clarissa Franco. A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é ocasionada principalmente pelo sedentarismo e má alimentação.

De acordo com o educador Magno Carvalho a academia possui 1500 usuários ativos, desses 30% são hipertensos controlados. “A frequência da atividade física colabora para diminuir a pressão arterial, pois a atividade faz que o sangue circule mais rápido, quando o paciente encerra a atividade a pressão arterial diminui”, explicou.
A enfermeira Clarissa Franco alerta para a preveção
Ainda de acordo com Magno, há vários casos de pacientes hipertensos que estavam com pressão alta, mas ao praticar atividade na Academia da Cidade reduziu a medicação e a pressão foi normalizada. O que confirma dona Fátima Siqueira. “Há oito anos pratico exercícios físicos com isso a minha pressão que era 14/8 normalizou. Hoje tenho cuidado com a alimentação e utilizo uma medicação reduzida” , disse.

Alimentação
A má alimentação é outro fator que colabora para o desenvolvimento da hipertensão arterial. “ Vários alimentos ricos em sal, as frituras e conservantes contribuem junto com o sedentarismo para ocasionar a pressão alta”, informou a Clarissa Franco.  A recomendação é realizar três vezes por semana atividade física por cerca de 30 minutos.
Educador Físico destaca a importância de praticar atividade física
Prevenção
As atividades precisam ser orientadas por profissionais. Segundo o coordenador da Academia da Cidade, Magno Carvalho, a academia possui 17 polos espalhados em 15 bairros de Aracaju, onde as pessoas podem frequentar gratuitamente. “A atividade  física atua como ação medicamentosa. Por isso, esta ação de divulgação da importância dos exercícios físicos, com isso ampliaremos a academia com mais dois polos, um bairro Coroa do meio e outro no Santa Tereza”, afirmou.
Utilize o espaço comentários e fale sobre os seus hábitos e o que costuma fazer para ter uma vida mais saudável.
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluna de 13 anos é filmada fazendo sexo em escola de São Paulo

Veja a relação de aprovados no Exame da Ordem em Sergipe