‘Zé Peixe’ morre aos 85 anos em Aracaju


Fredson Navarro e Marina Fontenele Do G1 SE
Velório será realizado na Capitania dos Portos de Sergipe.
Sepultamento está previsto para ocorrer nesta sexta-feira.
‘Zé Peixe’ morre aos 85 anos em Aracaju (Foto: Arquivo TV Sergipe)
Morreu no início da tarde desta quinta-feira (26) José Martins Ribeiro Nunes, conhecido como ‘Zé Peixe’, aos 85 anos. Ele atuava como guia de embarcações em Aracaju e se tornou uma figura lendária do Estado.
A família de ‘Zé Peixe’ disse que ele estava se sentindo fraco e foi levado pelo sobrinho para um hospital particular de Aracaju. “Foi tudo muito rápido, ele era muito saudável e dificilmente sentia algum mal estar. Ele estava reclamando de fraqueza, mas quando chegou ao hospital foi tarde, ele sofreu uma parada respiratória”, revela a sobrinha dele, Sandra Nunes.
O velório será realizado a partir do fim da tarde desta quinta-feira na Capitania dos Portos de Sergipe.
Por muitas décadas, ‘Zé Peixe’ atuou conduzindo embarcações que entravam e saíam de Aracaju, pelo Rio Sergipe. O inusitado, em sua tarefa, se devia ao fato de ele não necessitar de embarcação de apoio para transportá-lo até o navio. Quando havia um navio necessitando entrar na barra do Rio Sergipe, ele nadava até o navio. Da mesma forma após conduzir o navio até fora da barra ele saltava e voltava para a terra nadando.
‘Zé Peixe’ nasceu em 1927, e aos 14 anos começou na profissão de ‘prático com marinheiros’ da Capitania dos Portos de Sergipe. Ele se dedicou à esta atividade durante toda a vida, e guiou várias embarcações no estuário do rio Sergipe. A profissão ‘prático’ foi regulamentada com a chegada da Família Real no Brasil e passou a ser a ‘vida’ do sergipano. Ele foi uma referência nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DE PROPRIÁ - SE

Caminhão furtado em Porto Real do Colégio é recuperado em Propriá/SE