domingo, 18 de novembro de 2012

Deso receberá prêmio Chico Mendes por atuação socioambiental

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) foi selecionada para receber o Prêmio Socioambiental Chico Mendes - edição 2012.  A empresa conquistou o reconhecimento pelo programa “Educação Ambiental para Uso Racional da Água e Preservação do Meio Ambiente”.  A premiação ocorre no dia 26 deste mês, em São Paulo, durante solenidade que reúne autoridades de outras 20 organizações de todo o Brasil, que também serão premiadas pelo Instituto Chico Mendes. 

O programa desenvolvido pela Deso, que hoje ganha o mérito nacional, surgiu em 1989 a partir da necessidade de conscientizar a população a promover e incentivar a sustentabilidade. Para o diretor-presidente da Companhia, Antônio Sergio Ferrari Vargas, a conquista do prêmio e da certificação do Selo Verde reflete que a empresa segue o caminho para se tornar ambientalmente responsável. 
    
“Esse é o primeiro passo dado para a Deso ser considerada uma empresa de responsabilidade ambiental. O reconhecimento pelo desempenho da gestão socioambiental mostra que existe um engajamento em cumprir o dever de preservar o meio ambiente, além de proteger esta e o futuro das próximas gerações”, comenta Ferrari, ao citar que o programa é apenas parte de um universo da Companhia que deverá adotar práticas, atitudes e comportamentos que melhorem a função ambiental.  
 
O trabalho de Educação Ambiental para Uso Racional da Água e Preservação do Meio Ambiente foi aprovado no processo seletivo do Instituto Chico Mendes graças ao empenho da Gestão do Sistema Socioambiental (GSA) –célula da Deso envolvida com a mobilização social. O foco das ações tem como público-alvo estudantes, comunidades, colaboradores e o público em geral, usuários do sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento de Sergipe. 
 
Todo o desenvolvimento do programa é movido por palestras, visitas técnicas às estações de tratamento de água e de esgoto, elaboração de projetos socioambientais, seminários, oficinas, feiras de saúde e ciências, teatro, além de cursos de EA – (Educação Ambiental), eventos temáticos e cursos de capacitação. “
A Deso ainda tem muito a fazer e a empresa já possui o entendimento de que é necessário planejar e investir para expandir as ações que visem à responsabilidade ambiental para outras áreas. Afinal, o futuro da água depende da preservação do meio ambiente”, destaca o diretor-presidente. 
 
O prêmio
 
Para conquistar o Prêmio Socioambiental Chico Mendes como uma ferramenta de reconhecimento, o programa inscrito pela Deso passou por um criterioso crivo. O parecer técnico utilizado no processo de certificação e premiação, fornece às instituições uma análise da gestão socioambiental implantada na empresa, proporcionando ainda possíveis recomendações para melhoramentos e adequação à legislação brasileira.
 
A comissão técnica calcula que o objetivo máximo fornecido pelos programas está condicionado ao diagnóstico positivo devido à criatividade, pertinência, poder de replicação e estratégia de solução. No caso da Deso, os indicadores “Objetivo e Replicabilidade” obtiveram a pontuação “Muito Bom”.
 
Nesse contexto, pela iniciativa em disseminar boas práticas de cidadania e sustentabilidade, oferecendo uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida de um grupo social, dessa e das futuras gerações, o Instituto aprovou este ano o programa da companhia sergipana.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...