quinta-feira, 12 de julho de 2012

Blog Revista Canindé é vítima de ameaças e ataques via comentários anônimos no próprio blog


Canindé de São Francisco/SE – O Revista Canindé vem sendo alvo de ataques e comentários ameaçadores com o requinte de covardia típico de quem se escondo por trás do anonimato, apesar de que, noventa e nove virgula noventa e nove por cento, comentam de forma equilibrada e responsável. Chamamos a atenção também para o comportamento de uma “figura”, que anda em locais públicos, bares e reuniões de amigos, detratando não só a imagem do editor deste espaço como também de outras pessoas pelo simples fato de que alguns não aderiram a campanha do candidato da situação. Afinal: vivemos ou não em uma democracia onde ao cidadão é dado o direito e a liberdade de expressão e escolhas?
Adeval Marques

Desde que este espaço foi criado (10/05/2010) optamos por deixar a caixa de comentários aberta para que os nossos leitores tivessem a oportunidade de colocar seus questionamentos em nossos materiais e dessa forma serem partícipes do processo de discussão dos nossos artigos. Fizemos, por assim dizer, um espaço de discussões onde o direito de expressar a opinião está em consonância com a palavra democracia, ou seja, governado pelo povo e para o povo. Alguns comentários, infelizmente, não podem vir à luz do conhecimento da sociedade por ter expressão nociva e conteúdos agressor e ainda que seus autores – algozes atores - não assinarem de forma responsável. Talvez por isso o ódio, a soberba e as ameaças a este espaço. Onde chegamos, temos a dizer: não podemos mais parar.

O que nos chama a atenção é o fato de que as ameaças são postadas em nossas matérias quando escrevemos sobre a atual situação política de Canindé em relação ao candidato da situação. As ameaças tem sempre o caráter do emprego das frases “você vai ver”, ou “quando fulano (candidato da situação) chegar lá”, “depois das urnas agente conversa”, “a m...da vai talhar pro seu lado”, “você vai ter que ir embora daqui”, e outras no mesmo discurso e tom. A pergunta é: onde é que nossas matérias detratam ou expõe a imagem do candidato da situação? Não estamos afirmando explicitamente que tais comentários sejam oriundos da candidatura da sucessão e sim que os comentários ameaçadores são vinculados quando das matérias vinculadas ao nome de tal candidato. Alguns foram publicados e outros não.

Os comentários:
Não podemos afirmar e muito menos conjecturar em dizer de onde essas ameaçam possam estar vindo, nem também dizer quem está por trás ou se representam ao candidato da situação ou outrem. Esse comportamento pode ser uma brincadeira de mau gosto, alguém que, irresponsavelmente não sabe o que está fazendo em saber que as consequências podem chegar a campos inimagináveis. Existe também a possibilidade de ser alguém querendo intimidar, o que francamente não vai conseguir. Não estamos sozinhos. Apenas estamos dizendo que existe recursos, a partir da potentada empresa google, que existe recursos para se chegar aos autores. Quando andamos pelo espaço cibernético deixamos rastros, pegadas que nos levam até o ponto de partida. Isso é fato e já estamos providenciando. Não estamos descobertos e nem somos amadores.

Os Ataques através da conexão com a página:
Outra situação que, vez por outra estamos nos encontrando, é o fato de que algumas pessoas tem nos ligado ou enviando e-mail dizendo que não estão conseguindo acessar o blog e que, ao tentar fazer a conexão com a página, a mensagem: “Cuidado, esse blog pode conter vírus ou material perigoso”. Fica visível que está em curso uma forma de ataque e já enviamos solicitações para a empresa google no sentido de que ela nos forneça dados quanto a quem poderá estar por trás de tais ataques. Quanto a esse ponto, queremos confortar ao leitor em dizer que fiquem seguros e de que não procede tal informação e sim uma forma de fazer com que se crie restrições a esse espaço que conta hoje com mais de 300 mil acessos e com 3 mil/dia. Muito obrigado.

Um cidadão inconsequente:
Ultimamente tem chegado ao nosso conhecimento sobre o comportamento de uma certa “figura” – lado da situação – que anda atacando a este espaço e redator, além do mais, quando está exercendo uma de tantas suas encarnações atuais nos papéis de “assessor político” , de “sociólogo”, “cientista político”, etc, muitas vezes portando do estado do álcool em alguns bares e até em festas particulares, esse dito cidadão começa uma discussão de assunto político e logo começa a denegrir a imagem de várias pessoas pelo simples fato de que muito não são simpatizantes da candidatura do sucessor da gestão do prefeito. Tal é seu comportamento infeliz que, até seus aliados e amigos mais próximos, já chegaram a lhe passar corretivas e pedir calma com suas publicações explicitas em falar das pessoas. Esse cidadão sempre teve alguma participação em todas as gestões que se passaram desde quando está em Canindé, ou seja, sempre foi um prestador de serviço e até tem vários benefícios adquiridos via prefeitura. Se aperta o blog vai dizer nome, endereço, local de trabalho – tá afastado ultimamente – ramo de atividade comercial, que tem gente em sua casa que passou no concurso mais nunca “bateu o prego” no local de trabalho. O seu comportamento é algo para que os maiores de sua irmandade “Maçonaria” chama-se para fazer uma reflexão a cerca de tal comportamento.

A justiça:
Por tantas situações é que estamos levando ao conhecimento as instâncias da justiça, lugar competente para resolver a presente questão. Não era nosso intuito, todavia, é preciso tomar cuidado e deixar claro que não podemos aceitar os ataques a esse espaço em sua totalidade. Estaremos prestando queixas e um boletim de ocorrências deverá ser gerado para entrar com uma causa perante as instâncias do Ministério Público.

Um desafio:
Queremos registrar o desafio a qualquer leitor em verificar as nossas publicações e ver no teor de nossas matérias ou nas “entrelinhas” ou ainda qualquer frase em “sentido figurado” que aponte para uma detratação, difamação, calúnia ou onde estamos expondo a imagem do candidato da situação de forma vexatório e com desrespeito. Admitimos que não somos simpatizantes a candidatura do mesmo, contudo e ainda queremos e sempre ressalvamos e vamos ressalvar a imagem de homem de bem que ele é para o seio da sociedade, mas, o fato de não estar preparado para exercer tal função é o motivo maior para esse nosso posicionamento. Dizemos isso porque assessoramos por dez anos ao candidato da situação, consolidando uma amizade sincera e verdadeira, a qual, por consequências de pensamentos diferentes, hoje faz com que tenhamos caminhos opostos e isso é particularidade nossa. Não é inimizade e sim posturas diferenciadas, a qual somos felizes pela nossa.

Vejo agora que, "ser honesto é perigoso demais". Mais ainda: "o preço desse valor pode ser muito caro". É tudo que temos sido em nossos escritos até agora: honestos. É a nossa marca registrada, é o ouro em nosso brasão.
Adeval Marques

Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá." - Voltaire


Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...