sábado, 16 de março de 2013

Meteorologia prevê chuva em SE no dia de São José


Mas o período chuvoso começa antes, já no dia do aniversário de Aracaju.
Por: Rebecca Melo/ Equipe JC
Os agricultores podem ficar tranquilos, porque há sinal de chuva se aproximando dos céus sergipanos nos próximos dias, que marcam a transição sazonal entre o verão e o outono. Este começa, efetivamente, no dia 20 de março, mas o dia de São José, 19, também deve receber as águas abençoadas que o homem do campo tanto espera para garantir uma colheita farta, sobretudo do milho. De acordo com o meteorologista Overland Amaral, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), há previsão de instabilidades se iniciando já neste domingo, dia 17 – aniversário dos 158 anos de Aracaju.
 
Neste dia, assim como nos que se seguem, as chuvas devem aparecer à noite e de madrugada e, no dia de São José, ela deve chegar também no período matutino. A temperatura mínima está estimada em 25°C no litoral sergipano, que registrará máxima em torno de 32°C, quando se esperam precipitações chuvosas entre 5 e 10mm. Na quarta-feira, 20, primeiro dia do outono,o tempo permanece encoberto e abafado, com possibilidade de chuva também à noite e durante a madrugada para toda a região do litoral. Segundo Overland, no interior deve acontecer a mesma coisa. “No domingo, na segunda e no dia 19,a região agreste do estado possivelmente haverá pancadas de chuva moderadas durante todo o dia. No semiárido, o domingo começa nublado, com possibilidade de chuvas, e na segunda-feira também. Nessa região, não chove pelamanhã nem à tarde no dia 19, mas há possibilidade de chuvas na madrugada.Na quarta-feira, 20, no período da tarde,também há previsão de chuvas no alto sertão”, afirmou o meteorologista.
 
Foto: André Moreira/ Equipe JC
De acordo com o meteorologista Oveland Amaral, chuvas devem ter início neste final de semana, mais precisamente no domingo, dia 17, se estendendo ao dia de São José
 
Overland explica que as altas temperaturas - das quais o sergipano tanto tem se queixado nos últimos dias - são resultantes de uma massa de ar quente que predomina sobre o Estado. “É uma massa de ar tropical de alta pressão, que está incidindo sobre a região -onde deve continuar até este sábado, 16, mantendo as temperaturas bem elevadas, tanto que na quinta-feira registramos cerca de 34°C no litoral e 36°C na região do alto sertão”, detalha o meteorologista. Segundo ele, porém, do dia 22 em diante, a massa de ar quente deve se dissipar, tendo em vista que os sistemas de instabilidade de chuvas e circulação de ventos devem aportar sobre a região, reduzindo um pouco as temperaturas. “Teremos reduções leves, em torno de 1°C, 1,5°C. Mas essas temperaturas altas sempre favorecem a ocorrência das chuvas”, complementa.
 
E para o período chuvoso que se aproxima, o meteorologista prevê a normalização das condições climáticas da região. “A gente está na transição sazonal e nos dias 20, 21 e 22 estaremos realizando as previsões climáticas para o próximo trimestre. Mas, de antemão, pelos fatores oceânicos e atmosféricos que temos disponíveis, já podemos adiantar que é provável que mantenhamos uma previsão climática para o próximo trimestre de normal a ligeiramente acima do normal. As chuvas deverão se iniciar, ficando mais frequentes em alguns momentos, contribuindo com os recursos hídricos e as culturas habituais dessa época, como o milho.Acho que o agricultor pode ficar tranquilo, porque o clima deve entrar no quadro de normalidade para positividade de chuvas’, concluiu Overland Amaral”.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...