terça-feira, 5 de março de 2013

Déda anuncia instalação da fábrica Yazaki

Ascom Governo do Estado

economia sergipana receberá mais uma engrenagem na sua cadeia produtiva com a chegada da fábrica Yazaki. O anúncio da instalação da empresa japonesa, produtora de material elétrico e eletrônico para veículos automotores, concretiza a inserção de Sergipe no processo de industrialização automobilística do Nordeste iniciado na década de 90 com a instalação da montadora Ford na Bahia.
Na manhã desta terça-feira, 5, o governador Marcelo Déda recebeu o presidente e executivos da Yazaki para formalizar a instalação da Companhia no estado. A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Déda, do vice-governador Jackson Barreto, e dos secretários de Estado da Casa Civil, Silvio Santos, de Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, e de Planejamento, Oliveira Júnior.
O núcleo de produção que aportará no município de Nossa Senhora de Socorro é o sexto da Yazaki no Brasil e soma um investimento de R$46,5 milhões. A previsão do grupo é iniciar os trabalhos em setembro deste ano, gerando 1.604 postos de trabalho. A produção da nova planta será direcionada à indústria automobilística que está se instalando no Nordeste (Fiat).
Para Marcelo Déda, a política estadual de investimentos somada à posição estratégica de Sergipe, localizado entre grandes mercados consumidores, como são Bahia e Pernambuco, são fundamentais para a atração de capital privado.
“Para nós é motivo de muita alegria receber um grupo com a dimensão e importância como a Yazaki. Receber a Yazaki significa a entrada de Sergipe em um novo mercado. A partir de agora, Sergipe se integra ao processo de industrialização automobilística do nordeste brasileiro, processo que tem quase 20 anos, desde que a Ford se instalou na Bahia. A indústria automobilística escolheu até o momento os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco como referência na instalação das montadoras de automóveis. Sempre defendi que era importante construir, a partir da indústria automobilística, uma cadeia produtiva que integrasse o Nordeste. Se as três grandes economias da Região atraíam as montadoras, nos outros, estados menores, deveríamos trabalhar para receber, sobretudo, a indústria de autopeças. Nesse sentido, sempre estimulei os fornecedores das grandes montadoras a se localizarem nos estados da região Nordeste, fazendo com que o desenvolvimento automobilístico da região seja distribuído”, declarou Déda.
“Nossa Companhia segue as determinações da matriz japonesa e nosso objetivo é formar uma empresa que seja importante para a sociedade, queremos crescer junto com a cidade de Nossa Senhora de Socorro e com o estado de Sergipe. Já existe um planejamento de instalar uma nova unidade aqui, caso consigamos fechar a parceria com a Fiat. A localização de Sergipe foi importante para escolhermos o estado como sede da nossa empresa e os incentivos oferecidos pelo Estado foram decisivos para nossa instalação aqui”, disse Jorge Rodrigues, gerente da Yazaki em Sergipe.

Líder mundial na fabricação de chicotes elétricos, a Yazaki possui 434 fábricas em 41 países e emprega mais de 220 mil pessoas. Com um faturamento anual superior a U$ 3 bilhões por ano, a Companhia tem em sua cartela de clientes empresas como Toyota, Honda, Renault, Peugot, Merces Caminhões, Citroen, Ford, Nissan, Iveco e Wolksvagem.  A chegada da Companhia ao estado descortina o potencial sergipano de atração e de desenvolvimento de investimentos privados. Com a chegada do grupo japonês, Sergipe poderá atrair empresas no mesmo segmento automobilístico, além de estimular a economia local.
“Esse é um momento histórico na industrialização sergipana, a presença da marca Yazaki alertará ao mercado da oportunidade de prospectar novos investimentos em nosso território. Estamos disponíveis para ajudar a Yazaki a abrir mais uma frente de negócios e para ajudar o Estado a atrair mais empreendedores privados”, afirmou Marcelo Déda.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...