quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Semarh lança nesta quinta IV Conferência Estadual do Meio Ambiente


Acontece nessa quinta-feira, 28, o lançamento da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente que este ano tem como tema “Resíduos Sólidos” e será realizada no mês de setembro, em Aracaju, no Centro de Convenções. O evento começará às 9h, no auditório da Codise, com a participação do secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hidrícos, Genival Nunes, e do consultor e representante do Ministério do Meio Ambiente, Márcio Ranauro.
O evento contará ainda com a participação de representantes dos poderes públicos municipais, estadual, federal e representantes da sociedade civil bem como representantes de setores empresariais.
Segundo a superintendente em exercício da Superintendência de Qualidade Ambiental da Semarh, Vera Cardoso, durante o lançamento da Conferência será apresentado a logomarca do evento e assinado três portarias pelo secretário Genival Nunes.
Uma portaria dispõe sobre a instituição da Comissão Interna de Coordenação da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente (COE/SE), formada por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).
A segunda portaria a ser assinada pelo secretário é a que dispõe sobre o processo seletivo de integrantes da Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (COESE), no âmbito da Semarh. Ela estabelece o processo de seleção dos integrantes da sociedade civil organizada para compor a COE.
Os integrantes do Poder Público serão indicados pelos titulares de órgãos e entidades. São 16 integrantes da sociedade civil organizada e 18 integrantes do Poder Público.  As inscrições serão gratuitas e efetuadas até o dia 8 de março de 2013, na Semarh da Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 53, no São José.
Ainda de acordo com a portaria, a Comissão Julgadora selecionará os integrantes da COE da IV COESE, mediante análise das propostas apresentadas. A divulgação do resultado do processo seletivo previsto ocorrerá em três dias úteis, contados do primeiro dia útil posterior ao encerramento do prazo de inscrição, através do site da Semarh www.semarh.se.gov.br
A terceira portaria a ser assinada pelo secretário Genival Nunes, dispõe sobre a convocação da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente a realizar-se no dia 19 de setembro e das Conferências Regionais de Meio Ambiente a serem realizadas nos municípios sede dos Consórcios Públicos de Saneamento Básico de Resíduos Sólidos de Sergipe.
No Agreste Central, a conferência será realizada em Itabaiana no dia 4 de julho; no Sul e Centro Sul Sergipano, acontecerá em Boquim no dia 18 de julho; no Baixo São Francisco, a conferência será em Propriá, no dia 01 de agosto; e a da grande Aracaju acontecerá em Laranjeiras, no dia 15 de agosto.
A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente e as Conferências Regionais de Meio Ambiente terão como objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos no âmbito estadual, com foco em: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; e Geração de Emprego e Renda.

Na IV Conferência a ser realizada em Aracaju, no dia 19 de setembro, serão eleitos 30 delegados que vão participar em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro deste ano, da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente que visa ouvir a população para a construção, junto com o governo federal, das soluções para evitar o desperdício, reduzindo a produção de lixo para tornar as cidades mais limpas e agradáveis para viver.    

Fonte: Ascom Semarh

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...