segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mobilização e lançamento da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente acontece nessa quinta-feira


Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), irá promover o lançamento da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. A mobilização entre as prefeituras de todo o Estado de Sergipe, Organização Não Governamental (ONG), instituições públicas e empresas privadas, contará com a participação do secretário de Meio Ambiente Genival Nunes e o consultor e representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Márcio Ranauro.

O evento visa contribuir com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como foco a produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais e a geração de emprego e renda.

A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente terá como tema das discussões os Resíduos Sólidos, e está prevista para ocorrer no mês de setembro deste ano.  Até lá, entre os meses de março a junho, estarão sendo realizadas as Conferências Municipais- mobilizadas e coordenadas pelas prefeituras locais.  Também serão realizadas as conferências Regionais, contemplando o agrupamento dos municípios sergipanos por região. A perspectiva é que a primeira, das quatro conferências regionais, ocorra no mês de julho, no território do Agreste Central.

Para o secretário de Estado da Semarh, Genival Nunes, as conferências são importantes por tratar de um espaço de convergência, no qual, todos os segmentos da sociedade podem deliberar de forma participativa, com direito a voz e voto, sobre a construção de políticas públicas de meio ambiente.

Mobilização
                                                                    
Segundo explicou Genival, no próximo dia 28, haverá a oficialização de uma portaria para o processo seletivo de integrantes da Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual (COESE), sendo assim, constituída  com a participação de 28 representantes. Para Genival, essa comissão será responsável pela organização das discussões durante as conferências regionais e a Estadual. "A COE será formada por órgãos de Governo do Estado de Sergipe e pela  Sociedade Civil”, comentou o secretário, afirmando ainda que as conferências municipais ficarão a cargo de cada um dos municípios. “Essas conferências devem ocorrer o quanto antes no interior do Estado. Todos os municípios receberão apoio da Semarh com o recebimento de material informativo sobre a CNMA deste ano", esclareceu Genival.

O secretário avalia que as conferências são importantes por abordar um espaço de convergência em que "todos os segmentos da sociedade podem deliberar de forma participativa, com direito a voz e voto, sobre a construção de políticas públicas de meio ambiente".

Comissão
De acordo com Vera Cardoso, superintendente em exercício da Superintendência de Qualidade Ambiental da Semarh, farão parte do processo seletivo de integrantes da Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual (COE/SE): representantes da Sociedade Civil; Comunidades Tradicionais (assentados, quilombolas e indígenas);  Catadores; Organização Não Governamental;  Movimento Social; comunidade acadêmica e membros de órgãos Estaduais do Estado. Também farão parte da COE, os órgãos federais.

Fonte: Ascom Sema

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...