segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Chuvas devem continuar no próximo trimestre


As chuvas que caíram desde a madrugada de hoje, 25, em todo o Estado de Sergipe foram motivadas pelo aquecimento do Oceano Atlântico Sul. Continuando aquecido, o cenário favorecerá a melhoria nas condições climáticas para  o setor Leste do Nordeste do Brasil durante o trimestre de março a maio deste ano, a qual sairá da condição de abaixo da média para dentro da normalidade aguardada para o período da atual estação, o outono. É o que informa o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A previsão do tempo para o próximo trimestre foi resultado do consenso entre meteorologistas do Brasil, durante realização da IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil. Participante do evento que ocorreu no Rio Grande do Norte, o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, revela que a Temperatura da Superfície do Mar(TSM), que marca atualmente em torno de 1,0ºc, indica presença de anomalias positivas, beneficiando o Nordeste.
“Com o aquecimento do oceano as nuvens ficam recarregadas e 
tornam densas, ocasionando as chuvas”, explica Overland. Segundo destaca, a maioria dos modelos oceânicos e atmosféricos dos centros de meteorologia do país aponta chuvas com categoria abaixo do normal para o Norte do Nordeste. “A exceção é para a faixa Leste do Nordeste, onde está localizado o estado de Sergipe, e a tendência é que ocorram chuvas em torno da normalidade positiva”, informa.
Explica ainda o meteorologista que é importante ficar claro que tanto na região semiárida como na faixa leste, por serem áreas de alta variabilidade espacial e temporal nos índices pluviométricos, algumas localidades poderão receber uma quantidade de chuva menor do que outras, além da possibilidade da ocorrência de eventos extremos.
“É fundamental o acompanhamento das previsões do tempo e do monitoramento das condições oceânico-atmosféricas. Atualmente os parâmetros oceânicos estão crescentes, diferentes do comportamento da temperatura do oceano no mês de janeiro deste ano”.
Previsão
Durante toda a semana as chuvas poderão vir de forma intercalada em algumas regiões do Estado. “Somente hoje pela amanhã, desde a madrugada, já choveu na capital sergipana cerca de 16 a 20 milímetros. No interior do Estado as chuvas variaram entre 10 a 5 milímetros”, pontuou Overland.

Fonte: Ascom Semarh

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...