Prefeitos se reúnem em Aracaju nesta quinta


Acontece nesta quinta-feira (13), o ciclo de palestras promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) para os atuais prefeitos e os eleitos. Na oportunidade, serão debatidos temas de interesse dos gestores, a fim de orientá-los nas mais diversas áreas da administração pública. A mobilização municipalista por todo o país em prol das causas em comum é forte e cresce em todo o país. Na capital, o encontro será realizado no Celi Hotel, a partir das 9h30.

Entre os participantes está a secretária de Estado da Saúde, Joélia Santos. Ela irá falar sobre o "termo aditivo à contratação de ação pública e sua importância no financiamento da saúde", que deve ser assinado pelos atuais gestores para que não ocorra perda de recursos no setor. O representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Elias Zinczuk, irá detalhar as pautas prioritárias de interesse dos municípios em 2013 no Congresso Nacional e Governo Federal.

Outra palestra será ministrada por Weldman Júnior, da Projetare, abordando “Novas estratégias de planejamento, gestão de contratos e captação de recursos junto ao Governo Federal”. Em seguida, Naédja Rezende, do Instituto Laurear de Inclusão Social, falará sobre “Empreendedorismo social e uma nova visão de negócios”.

O diretor técnico da CAT Contabilidade, Valmir dos Passos, fará esclarecimentos sobre a Lei Complementar 131/09 (Tempo Real), Lei Federal 12.527/11 (acesso a informações) e sobre as Portarias STN 828/11 e 231/12 (NBC), que tratam da Internacionalização da Contabilidade Pública. Encerrando o ciclo, o prefeito de Estância e presidente da FAMES, Ivan Leite, irá detalhar as mobilizações previstas e pautas prioritárias municipalistas em 2013 no Congresso Nacional e Governo Federal.

“Além da confraternização pela passagem de 2012, teremos uma excelente oportunidade de trocar conhecimentos e informações, a fim de buscar uma gestão de qualidade, principalmente para aquelas que estão iniciando em janeiro de 2013. Mais do que capacitação, nosso maior objetivo é criar um canal de comunicação e troca de experiência entre os prefeitos de Sergipe”, frisa Ivan Leite.

O presidente da FAMES destaca ainda a importância da unidade dos gestores no fortalecimento do pacto federativo mais justo. “Enquanto a concentração da arrecadação dos impostos fica com o Governo Federal, a obrigação pela prestação da maioria dos serviços públicos é dos municípios. Precisamos equilibrar essa balança, e somente com a união dos prefeitos é que conseguiremos mudar essa situação”, relata o presidente da FAMES.

Da Agência Empauta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja a relação de aprovados no Exame da Ordem em Sergipe

Caminhão furtado em Porto Real do Colégio é recuperado em Propriá/SE

ORIGEM DE PROPRIÁ - SE