domingo, 25 de novembro de 2012

Exclusivo: Joélia assume interinamente a saúde até a escolha do novo titular

Joélia Santos

Pelo menos um nome está confirmado para a Secretaria da Saúde: a atual secretária adjunta, médica Joélia Santos assume interinamente e permanecerá até que surja uma nova indicação do governador Marcelo Déda (PT).
Segundo informação de fonte bem avisada do Governo, Joelma tem bom relacionamento com servidores da Pasta, principalmente médicos e enfermeiros. Enquanto estiver à frente da Saúde vai exercer em sua plenitude, tomando as medidas necessárias, sempre em comum acordo com o governador.
A secretaria de Planejamento e Gestão e o Escritório de Sergipe em Brasília ainda não há definição de substituto, o que deve acontecer na próxima semana, depois que Marcelo Déda retornar de São Paulo. A mesma fonte disse que para Brasília deve ser indicada pessoa com livre acesso aos Ministérios e órgãos federais, assim como bem entrosado com a bancada federal.
Marcelo Déda viaja a São Paulo neste domingo para a quinta dose de quimioterapia e saber dos resultados de exames que fez na semana anterior. O inicio da químio será na terça-feira (27) e novos exames serão feitos. O retorno a Aracaju está previsto para sexta-feira (30).

Mudanças – O governador Marcelo Déda (PT) anunciou mudanças na equipe de Governo, durante reunião de secretariado realizada na manhã de sexta-feira (23), no Palácio de Veraneio, que se prolongou até às primeiras horas da tarde.
Até primeiro de dezembro serão afastados o chefe da Casa Civil, Jorge Alberto (PMDB), o secretário de Governo, Francisco Dantas, e o de Planejamento e Gestão, Oliveira Júnior. Este último vinha pedindo para deixar o Governo há algum tempo, em razão de alguns aborrecimentos com colegas e políticos.
Na reunião também foi definido nomes que vão substituir a dois que deixaram os cargos. O secretário da Saúde, Silvio Santos, será permutado para a Casa Civil, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes, assume a Secretaria de Governo. Não há um nome definido para Planejamento e Gestão, mas falam-se em Saumíneo Nascimento, que ocupa a Seplantec.

Núcleo – Durante a reunião o governador Marcelo Déda anunciou um “núcleo de governança”, que sera composto por ele, vice-governador Jackson Barreto e alguns secretários de Estado. Esse núcleo vai resolver problemas urgentes da administração e tomar todas as decisões que se apresentar de emergência, para que haja mais agilidade no Governo.
Marcelo Déda continuará dando expedientes no Palácio de Veraneio e despachando com auxiliares, além de fazer o atendimento político. Mas, em sua ausencia, por indisposição ou em viagens que fará a São Paulo para tratamento médico, o núcleo poderá atuar normalmente, para que as atividades do Governo fluam naturalmente.
Um dos secretários que participou da reunião disse que o secretário da Fazenda, João Andrade, ficou mais fortalecido. No decorrer da semana, circularam informações de que Andrade não continuaria à frente do Governo.

O governador Marcelo Déda agradeceu a todos, em especial ao vice-governador Jackson Barreto que “conduziu o governo na interinidade com competência e zelo”. Para Déda, o vice é “fundamental” nessa nova estrutura administrativa, que será técnica mas com forte viés político.
Marcelo Déda também mostrou tranquilidade em relação à aprovação do Proinvest. Disse que se o empréstimo não for aprova será posto em funcionamento o que ele chamo de Plano B, que consiste em definir prioridades através de recursos já adquiridos junto ao BNDES e abertura de linhas de crédito para obras.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...