sábado, 18 de agosto de 2012

Vários eleitores ainda desconhecem papel dos vereadores


Os parlamentares são responsáveis pela elaboração de leis
José Carlos não tem ideia de como é o trabalho dos vereadores (Fotos: Portal Infonet)
Foram feitos no Tribunal Regional Eleitoral de oSergipe 5.332 registros de candidaturas a vereador, mas boa parte da população desconhece quais as funções e atribuições desse parlamentar. Responsáveis pela elaboração das leis municipais e muitas vezes para encurtar o caminho entre os eleitores e os prefeitos, os vereadores acabam muitas vezes decepcionando a população, principalmente às pessoas que não dispensam a prática assistencialista.

Na capital sergipana, mesmo com a aproximação das eleições municipais [7 de outubro] muitos eleitores ainda desconhecem o trabalho dos vereadores e até mesmo quanto ganham [cerca de R$ 10 mil de salário base] para defender os interesses da população por meio da elaboração e apresentação de projetos. Sem contar com a fiscalização às ações do prefeito e gestores municipais.
Sandro: "O vereador deve correr atrás do que o povo mais precisa"
Uma das principais leis elaboradas pelos parlamentares é a Lei Orgânica do Município, que estabelece as diretrizes que devem ser seguidas pelos poderes Executivo, Legislativo e pela população.
“Pra falar a verdade, eu não sei ao certo o que os vereadores fazem. Estou aguardando agora nesse período de eleição, que os candidatos expliquem melhor o trabalho deles”, ressalta José Carlos Silva, que trabalha no Setor de Faturas em uma clínica.
“Eu sei que os vereadores devem correr atrás do que a população mais precisa, principalmente nas áreas de Saúde e de Educação”, afirma o cabeleireiro Sandro Santos.
Luciane Ignácio: "Fiscalizar ações do prefeito"
“Já votei muitas vezes porque eles pedem e sou obrigada, mas sinceramente não sei nem onde fica a Câmara e nem o que eles fazem lá, só sei que ganham muito dinheiro”, completa Ana Maria Silva, pedindo para não ser fotografada.
Ao ser indagada pela reportagem do Portal Infonetsobre o papel do vereador, a assistente de vendas Luciane Ignácio não pensou duas vezes: “Os vereadores devem simplesmente ser a voz do povo na fiscalização das ações do prefeito”.
Por Aldaci de Souza

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...