terça-feira, 31 de julho de 2012

Operações de combate ao tráfico prendem 67 e apreendem 20 kg de drogas em julho



Operação da Polícia Civil | Foto: Ascom/SSP
Julho de 2012 ficou marcado na Segurança Pública de Sergipe como um mês no qual foram realizadas nove operações de combate ao tráfico de drogas. As operações das Polícias Civil e Militar foram realizadas na capital e no interior do Estado e prenderam 60 pessoas e apreenderam sete adolescentes, totalizando 67 pessoas detidas. Neste período também foram apreendidos sete veículos, sete armas de fogo, R$ 21.204,25 em dinheiro, 28 munições calibre 38, 12 munições de calibre 12, seis de calibre 32 e dois coletes anti-balísticos. 
Também foram apreendidos 15,025 Kg de cocaína, 530 pedras de crack, 3,2 kg de maconha. As operações foram realizadas em Umbaúba, Estância, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Japaratuba, além de diversos bairros de Aracaju. De acordo com o secretário-adjunto de Segurança Pública de Sergipe, João Batista Santos Júnior, as diversas operações realizadas no mês de julho pelas Polícias Civil e Militar tinham como objetivo combater o tráfico de drogas, mas em várias dessas operações outros crimes foram solucionados. 

Apreensão durante operação do Getam | Foto: Divulgação: GetamComo exemplo, o secretário cita a operação realizada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar que prendeu três armas de fogo e material de desmanche de veículos no último dia 20 de julho no bairro Cidade Nova, zona norte de Aracaju. Nesta operação foram presos Gean Sidney Waynne Santos, 19 anos, Evilásio Oliveira Santos, 22, Carlos Alberto Pereira dos Santos, 18, Mateus Nascimento Santos, 18, Bruna Rafaela Oliveira dos Santos, 18, e mais dois adolescentes apreendidos, sendo um de 16 e outro de 17 anos. 


Incineração de drogas pela SSP | Arquivo/AscomA superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitoza, ressalta que a nova política da Polícia Civil de cumprir mandados de prisão que estão em aberto nas mais diversas delegacias do Estado tem contribuído para um significativo aumento no número de prisões. Para se ter uma ideia, somente em Umbaúba foram 18 pessoas presas no último dia 17 de julho. Três dias depois, dia 20, mais uma operação para cumprir mandados foi realizada em Estância, vindo a prender 11 pessoas. Todas tinham envolvimento com o tráfico de entorpecentes no município. 

Aliando serviço de inteligência com investigação e policiamento ostensivo, a Secretaria de Segurança Pública também comemorou neste mês a interceptação de 15 quilos de cocaína que vinham de São Paulo para Aracaju. Quatro traficantes acabaram presos no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fica na entrada da capital. 



Apreensão do Batalhão do Choque“Temos a consciência que a inteligência e a investigação são fundamentais para prender criminosos, mas a colaboração da sociedade é imprescindível para o sucesso do trabalho policial. É por isso que acreditamos na importância do Disque Denúncia (181) para o combate ao crime. É uma ferramenta indispensável e que nos tem ajudado muito”, assegurou. 



Foi por causa de denúncias da população que o Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam) apreendeu três quilos de maconha no último dia 26 de julho no conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro. Nessa operação foi preso o servente de pedreiro Rafael dos Santos. 


Prisão de paulistas pelo Denarc | Arquivo/SSPTráfico x Homicídios – João Batista lembrou que há uma ligação estreita entre tráfico de drogas e homicídios no Brasil. Em Sergipe, o fenômeno também se repete. Nesse sentido, no último dia 13 de julho a Polícia Civil prendeu uma quadrilha responsável por tentativas de homicídio, homicídios e tráfico de entorpecentes em municípios da região do Vale do Cotinguiba. Foram presos inicialmente Glaudison da Silva Santos, o Gal, 36 anos, Anderson de Oliveira Gomes, 35, e, na continuidade das investigações, Jeandson Santos Dias, conhecido como Jean, 28, e Victor Santos Dias, o Vitinho, 23.

Fonte:SSP/SE

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...