Idosa de 96 anos tem atendimento negado em hospital de Sergipe


Estatuto do Idoso assegura atendimento preferencial no SUS. Secretaria de Saúde de Aracaju apenas lamentou o caso.

Do G1 SE

Uma idosa de 96 anos e com dificuldade de locomoção foi atendida no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) deNossa Senhora do Socorro, emSergipe, e encaminhada ao Hospital São José na capital nesta quarta-feira (11).


“A médica do hospital a recebeu, passou uma receita e mandou a gente vir aqui para o Hospital Nestor Piva porque ela poderia estar com infecção urinária”, relatou a comerciante Iraci Andrade da Silva, sobrinha da idosa. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a paciente para a Unidade de Pronto-Atendimento Nestor Piva, mas lá ela também teve dificuldade para ser atendida.
“Depois que a enfermeira da ambulância foi embora o médico deixou a gente sentada lá no banco, entregou tudo de volta [os documentos e a receita do Hospital São José] e disse que não podia fazer nada pela minha tia e que era para gente voltar para o Hospital São José”, contou Iraci.
A equipe de reportagem do SETV 2ª edição procurou a direção da Unidade de Pronto-Atendimento Nestor Piva que preferiu não se pronunciar sobre o caso. Segundo informações de Iraci, a idosa não foi atendida e elas tiveram de voltar para casa de táxi. Ainda de acordo com ela, a tia tomou a medicação passada pela médica do Hospital São José, mas ainda reclama de dores.
A Secretaria da Saúde de Aracaju informou que lamenta o episódio envolvendo a idosa e orientou Iraci Andrade a procurar a ouvidoria para pedir a apuração do motivo do não atendimento na UPA Nestor Piva. Em nota oficial, a secretaria divulgou que no plantão desta quarta-feira no Nestor Piva trabalharam dois cirurgiões, dois ortopedistas, cinco clínicos pela manhã e quatro à tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja a relação de aprovados no Exame da Ordem em Sergipe

Caminhão furtado em Porto Real do Colégio é recuperado em Propriá/SE

ORIGEM DE PROPRIÁ - SE