segunda-feira, 4 de junho de 2012

João Alves: "O prefeito não deve e não pode ser omisso frente à criminalidade"


Ele denuncia que traficantes agem livremente em praças, e até em escolas, viciando crianças

João: cobrando segurança

Por Joedson Telles
 Denunciando que traficantes não apenas estão tomando a maioria das praças de Aracaju, mas também invadindo escolas e, criminosamente, repassando droga de graça às crianças, com o objetivo de viciá-las, o ex-governador João Alves Filho (DEM) aponta omissão da Prefeitura de Aracaju frente ao problema. Segundo João Alves, a PMA tem a obrigação de treinar a Guarda Municipal de Aracaju para auxiliar a Polícia Militar no trabalho de repressão à criminalidade. Todavia, isso não vem sendo feito.


Observando que a segurança como um todo é obrigação do governo do Estado, mas que o município não pode "lavar as mãos", João Alves entende que, uma vez treinada, a Guarda Municipal pode prender o marginal e acionar a polícia para conduzi-lo a uma delegacia. "A Guarda entra em contato com a PM, que leva o marginal. O prefeito não pode e nem deve ser omisso. A criminalidade em Aracaju está virando uma coisa terrível. Epidêmica. Estive com um amigo que mora próximo ao Colégio Salesiano e ele me disse que não há um só dia em que não se registre um assalto à mão armada. É inadmissível", observa.

João Alves afirma que a Guarda Municipal está sendo subutilizada pela Prefeitura de Aracaju, já que a legislação permite que seja treinada e armada para proteger a comunidade. "É lamentável: as praças de Aracaju estão tomadas pelos traficantes de drogas. Eu estive no Siqueira Campos. Estava há uns 200 metros da Praça Dom José Thomas e uma senhora se levantou e disse: ‘olha, João Alves, para você ter uma ideia do que estamos vivendo aqui com a falta de segurança, sempre levei meu filho à missa qualquer horário. Mas hoje, só levo pela manhã. À noite não ouso ir à igreja, porque não há segurança'. Isso ocorre impunemente: a pessoa não pode mais ir à igreja", lamentou.

Segundo o ex-governador, falta segurança em todos os pontos do estado. "E a Guarda Municipal tem que se somar. Precisa ser preparada, treinada para ajudar a polícia a devolver as praças ao povo. Não é coisa da minha cabeça: é o povo que me diz. Para você saber as necessidades do povo não deve se reunir com sábios, mas ir até povo e é isso que estou fazendo. As escolas de Aracaju, estadual e municipal, estão sendo invadidas por traficantes de drogas. Eles pegam as crianças e adolescentes e dão de graça a droga. É uma estratégia para viciar as crianças. São criminosos que chamam as crianças de mulas. Neste ponto, a Prefeitura deve usar a Guarda Municipal para proteger a escola. As crianças", acredita.

Da redação Universo Político.com

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...