Projeto plantará dez mil mudas nas margens do Rio São Francisco em Porto Real do Colégio/AL


Ascom Ufal
Dez mil mudas sairão da Universidade Federal de Alagoas em direção às margens do Rio São Francisco apenas este ano
Às margens do Rio São Francisco, no trecho localizado próximo ao município de Porto Real do Colégio, receberá um presente mais que especial da Universidade Federal de Alagoas em parceira com o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
Uma área de dois hectares, degradada para a construção de antigos diques e que hoje serve como campo de futebol, será reflorestada com as mudas nascidas na Ufal. Dez mil mudas sairão da Universidade em direção às margens do “Velho Chico”, apenas este ano. Cultivadas no Arboretum de Alagoas, localizado no Campus Maceió, boa parte delas será plantada em Porto Real do Colégio, a partir deste mês até o dia 05 de junho, data em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente.
As atividades de plantio das mudas começaram em 2008, quando o Arboretum teve aprovado projeto para recuperar áreas da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Com os recursos da Codevasf e do Ministério foi possível construir o Laboratório de Plantas Tropicais e comprar mais de R$ 350 mil em equipamentos, veículos e três viveiros para o Arboretum.
Seis Crads fazem o trabalho de replantio ao longo do rio São Francisco e o Arboretum é o centro de Alagoas. Ele é responsável pela geração de tecnologias que facilitem as ações de recuperação de áreas degradadas entre as cidades de Paulo Afonso até a foz do rio. "Em 2012 vamos ampliar a área de produção de mudas. Nossa meta para este ano é a recuperação de uma área piloto de 20 hectares as margens do rio São Francisco, no município de Porto Real do Colégio", explica Flávia Barros, coordenadora do Arboretum desde 2008.
O Arboretum também é utilizado como centro de aulas práticas, pesquisas ambientais e atividades de educação ambiental. Está aberto à visitação do público em geral, de segunda a sexta, de 8h às 16h. Contatos pelo telefone (82) 8890-3440 e pelo email ulysses.crtz@gmail.com.
por Redação com Ascom Ufal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DE PROPRIÁ - SE

Caminhão furtado em Porto Real do Colégio é recuperado em Propriá/SE