quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água é comemorado hoje


O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas e é comemorado hoje, dia 22 de março.
JornaldaCidade.Net
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas e é comemorado hoje, dia  22 de março. Para marcar as discussões relacionadas a este importante bem natural, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária Municipal dá dicas sobre cuidados no consumo e manejo da água. 
Consumir regularmente água potável ajuda a hidratar o corpo e também traz benefícios para a saúde, ajudando até mesmo a prevenir distúrbios graves como problemas intestinais, cálculos renais e hipertensão. “Por esses motivos precisamos cuidar bem e valorizar mais esse líquido essencial para o ser humano. Afinal, água é fonte de saúde e vida”, enaltece o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.  


Seja no consumo de água de torneira potável (tratada pela rede pública e isenta de bactérias patogênicas, metais e outros elementos), na manutenção de bebedouros de barro ou no uso da água mineral de garrafão a Vigilância Sanitária Municipal recomenda, sobretudo, cuidados em higiene. “Nossas mãos carregam muitas bactérias, por isso, antes de tudo quem vai manipular a água precisa estar com as mãos bem lavadas”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica Ribeiro. 
Bebedouros de barro  
No caso da limpeza dos bebedouros de barro, a principal recomendação é realizá-la utilizando apenas escova de cerdas plásticas e bicarbonato de sódio (nunca se deve usar produtos químicos como detergente ou sabão). Após esfregar as paredes com bicarbonato de sódio o bebedouro deve ser enxaguado com água limpa em abundância. 
Garrafão de 20 Litros 
Quanto ao uso de água dos garrafões de 20 litros a Vigilância Sanitária trabalha na fiscalização dos comércios varejista e atacadista em Aracaju, enquanto a Vigilância do Estado fiscaliza o envasamento da água em empresas credenciadas. Geraldo Santana, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental da SMS destaca que durante as vistorias de rotina, os agentes fiscalizam entre outras atividades, as condições de apresentação e higiene do produto vendido. 
“Observamos, inclusive, as condições do local de armazenagem do garrafão que deve ser em local limpo, seco, sem infiltrações, umidade ou bolor, fresco, ventilado e longe de incidência excessiva de luz solar. Os garrafões nunca devem ser postos diretamente no chão. O produto deve ser colocado sobre estrados de plástico e afastado das paredes”, esclarece Geraldo Santana, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental da SMS.  
Para utilizar o garrafão, a primeira orientação dada pela Vigilância Sanitária é verificar o prazo de validade do produto, pois a água mineral é perecível. Depois disso, o consumidor deve observar a integridade do lacre. Antes de encaixar o garrafão no filtro a limpeza deve ser feita com água potável da torneira e uma bucha ou escova de cerdas plásticas. (expor garrafões à luz solar intensa, pontos de calor como motores, fornos prejudica a integridade do vaso e a pureza da água). 
Água de torneira e poços 
O Ministério da Saúde institui em todo Brasil a Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano – Vigiagua. Em Aracaju esse trabalho é realizado semanalmente pela SMS visando garantir os critérios que determinam se a água é potável, reduzindo os riscos de contaminação. O trabalho abrange pontos onde a população pode estar vulnerável como escolas, Unidades de Saúde, localidades sem água encanada e outros. 
“A Vigilância Sanitária de Aracaju coleta mensalmente 66 amostras de água da rede de abastecimento público fontes alternativas e água de maré, visando o monitoramento e prevenção reduzindo os riscos de contaminação”, destaca o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Geraldo Santana. 
O Ministério da Saúde ainda adverte que caixas d’água devem ser limpas ao menos duas vezes a cada semestre.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...