quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Prefeito de Propriá discute com a CODEVASF situação dos perímetros irrigados

Diante dos problemas que os produtores dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco vêm enfrentando, o prefeito de Propriá, José Américo Lima recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, (18), a visita do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Paulo Viana e discutiram sobre a atual situação.



Segundo Américo, que é conhecedor de todos os problemas que afligem aqueles produtores, novas providências já estão sendo tomadas. “Agora que assumo a prefeitura, começam as cobranças, mas já começamos a promover algumas ações que vão trazer mais agilidade na atenção aos nossos produtores, entre elas, a transformação da Coordenadoria de Atenção à Zona Rural em Secretaria de Agricultura”, disse Américo.

O prefeito ressaltou ainda que: “nosso propósito com esta ação é dar mais atenção, auxiliar e viabilizar a captação de recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual para serem investidos na região. Como também, não podemos admitir que a CODEVASF tenha em seu poder máquinas que custaram uma fortuna e não tenham nenhum operador. Dessa forma, os produtores não estão sendo efetivamente beneficiados com as horas das máquinas. Então, essa situação a companhia tem que resolver com a maior brevidade possível “, frisou o prefeito.

Pelo que foi exposto, Paulo Viana disse que em recente encontro com o Ministro da integração Nacional, Fernando Bezerra, a determinação é para dar prioridade à revitalização do perímetro, no entanto não foram alocados os recursos suficientes para tal. Mesmo assim, segundo o superintendente, a CODEVASF tem feito alguns investimentos que ajudam no dia a dia dos parceleiros e elencou uma série de ações e relacionou várias outras que serão desenvolvidas com a liberação de algumas emendas parlamentares.

O superintendente pediu aos prefeitos da região que lutem juntos, levando projetos e pedindo o auxílio dos governos para dar mais apoio as demandas dos produtores da região. “Precisamos defender os perímetros, mas temos que ter a consciência que é preciso buscar o cultivo de outras culturas, pois só o arroz já não está dando o resultado esperado pelos produtores”, afirmou Viana.

O Secretário de Agricultura de Propriá, Heldes Guimarães disse que o maior problema do homem do campo é a desorganização e a falta de assistência técnica de qualidade. Por este motivo, aproveitou para solicitar uma parceria da CODEVASF na aquisição dos kits de irrigação. “Este material será utilizado para a implementação de programas sustentáveis entre os agricultores. Sobre este assunto, o superintendente nos informou que em breve estará recendo uma boa quantidade desses kits e que tão logo cheguem, Propriá terá prioridade na aquisição dos mesmos”, declarou.

O encontro foi finalizado com a sugestão da criação de um termo de cooperação para aquisição de material e equipamentos entre a CODEVASF e os municípios que compõem os perímetros irrigados. Participaram do encontro, além do prefeito José Américo Lima e do superintendente Paulo Viana, o prefeito do município de Telha, Éris de Melo, o vereador de Propriá, Marcos Oliveira, o Secretário de Agricultura, Heldes Guimarães é técnicos e funcionários da CODEVASF.

Fonte; Nenoticias

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...