domingo, 3 de março de 2013

No Castelão lotado, ASA vence o Vovô e está na final do Nordestão


Ceará pressiona durante boa parte do jogo, desperdiça chances e leva gol de escanteio que silencia a Arena Castelão

Por GLOBOESPORTE.COMFortaleza, CE
O Castelão lotado não foi o suficiente para que o Ceará levasse a vaga na final da Copa do Nordeste. No início da noite deste domingo, o Vovô perdeu por 1 a 0 para o ASA, que, com gol de Léo Gamalho, tem agora a chance de conquistar título inédito.
Durante maior parte da partida, o time cearense foi melhor e criou mais portunidades. No entanto, a equipe de Arapiraca soube suportar bem a pressão e beliscar um gol, em uma cobrança de escanteio, já na parte final do jogo.
O resultado magro no placar garantiu o ASA na final da Copa do Nordeste. O time alagoano tem o Campinense pela frente. A primeira partida da final será no próximo domingo. Como o time de Campina Grande teve melhor campanha até aqui, o primeiro jogo será disputado em Arapiraca, interior de Alagoas.
Pressão, gol anulado e Vovô no ataque
O primeiro tempo do jogo foi, basicamente, de um time só. Até parecia que o Ceará precisava de um gol de qualquer forma e não jogava pelo empate em 0 a 0, por exemplo. Empurrado pela torcida, o Vovô pressionou desde o início. Aos 7 minutos, Anselmo arriscou o primeiro chute e obrigou Gílson a praticar a primeira defesa.
O time cearense era perigoso, principalmente nas jogadas criadas por Gabriel e Ricardinho. O camisa 10 do Vovô, por sinal, foi o maestro em quase todos os lances cruciais de ataque. Aos 15, ele cobrou falta na medida para Régis, que desviou de cabeça e levou perigo. Aos 18, em cruzamento da esquerda, Ricardinho mandou pelo alto para Magno Alves, que testou a bola, e ela passou rente à trave.
Aos 21 minutos, o próprio Ricardinho finalizou bem, da direita, ao invés de cruzar. Ele surpreendeu o goleiro Gilson e acertou a trave. O time visitante se limitava a se defender e tentar utilizar o centroavante Léo Gamalho como referência. Nem mesmo o criativo Didira parecia inspirado, em um meio-campo dominado pelos atletas do Ceará.
Aos 37 minutos, veio o lance mais polêmico da primeira etapa. Em cobrança de falta ensaiada, Ricardinho tocou na entrada da área para Gabriel, que chutou rasteiro. A bola ia entrar, mas Anselmo deu um toquinho para desviar para o gol, o que foi suficiente para que o auxiliar anulasse o gol do Ceará.
lance do jogo entre Ceará e ASA (Foto: Futura Press)lance do jogo entre Ceará e ASA (Foto: Futura Press)
Léo Gamalho garante vitória pelo alto
Os primeiros minutos da etapa complementar foram de ainda mais pressão e ímpeto do Ceará. Até os 8 minutos, foram nada menos que três chances reais perdidas. Anselmo perdeu por baixo e por cima, nos duelos contra o goleiro Gílson. Gabriel também tentou na base do drible, mas as finalizações saíram sempre longe do gol.
Aos 14 minutos, foi a vez da arbitragem anular um gol do ASA. Didira cobrou falta da esquerda, Tiago Garça desviou de cabeça e empurrou para o fundo das redes, mas, impedido, teve o gol invalidado.
O técnico do Ceará mudou o time e possibilitou que o ASA equilibrasse a partida - ao tirar Anselmo e colocar Válber. Com o jogo mais equilibrado, as oportunidades diminuíram ao passo que o nervosismo aumentava.
Aos 38 minutos, veio o castigo para o alvinegro que mais desperdiçou chances. Em cobrança de escanteio de Osmar, Léo Gamalho apareceu com liberdade na segunda trave e fuzilou de cabeça, fazendo 1 a 0 para o ASA.
Após o s 40 minutos, o Vovô foi para desespero. Pingo e Gabriel contunuaram a dar um drible a mais e desperdiçar chances de arrematar em gol. No finalzinho do jogo, em cruzamento de Pingo, Magno Alves tentou de letra e perdeu a chance de empatar a partida
.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...