terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pré-Caju 2013: PM alerta para operação Lei Seca


Fiscalização será realizada nas vias de acesso à festa

PM alerta para operação Lei Seca durante o Pré-Caju 2013 (foto: site PM/SE)
Fiscalização aos condutores de veículos nas vias de acesso ao Pré-Caju. Esse é o alerta que a Polícia Militar, através da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), faz aos sergipanos e turistas que vão curtir a prévia carnavalesca entre os dias 17 e 20 de janeiro na capital sergipana.
Segundo informações do capitão Fábio Machado, comandante da CPTran, todas as viaturas da Unidade estarão atuando na prévia, de forma a coibir infrações e crimes no trânsito. "Lembramos aos condutores de veículos que a punição para os motoristas flagrados dirigindo embriagados está mais rigorosa. Além de ter a carteira apreendida, o motorista que for flagrado dirigindo bêbado terá de pagar a multa de R$ 1.915,40. Se houver reincidência dentro do período de um ano, o valor dobra novamente e sobe para cerca de R$ 3.830,80", destacou o capitão Machado.
Além da medida administrativa ter o seu valor aumentado, o folião infrator poderá ser conduzido à Delegacia de Polícia Civil, independente de querer se submeter ao exame do bafômetro. "O policial militar terá a liberdade de filmar o cidadão com sinais de embriaguez, arrolar testemunhas no local ou tirar fotos do motorista. Em seguida, será dada voz de prisão e o indivíduo encaminhado à delegacia para ser autuado pelo crime de embriaguez ao volante”, completou o capitão Machado.
Pena aumentada
Nos casos em que o crime de embriaguez causar lesão corporal a terceiros ou morte, for praticado próximo a escolas ou a paradas de ônibus, ou ainda, o condutor não possuir habilitação ou estiver conduzindo adolescentes, idosos ou gestantes, a pena será aumentada, podendo o condutor alcançar de 1 a 14 anos de prisão.
Recomendações
A Polícia Militar recomenda que sergipanos e turistas evitem combinar álcool e direção. “A sugestão é que o folião siga para a festa de táxi, de ônibus ou ainda de carona com amigos que não tenham ingerido álcool. No local também existe a dificuldade de estacionamento para todos, então mais uma vez reforçamos a sugestão de se optar por um transporte alternativo”, concluiu o capitão Machado.
Acidentes
Apesar do número de apreensões e autuações terem aumentado com a implantação da ‘Lei Seca’, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de países recordistas em acidentes de trânsito, com 38 mil mortes por ano, atrás apenas de países como Índia, China, EUA e Rússia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre todos os países, estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego revelam que do total de acidentes de trânsito considerados, 30% (trinta por cento) dos casos envolveu o uso de bebidas alcoólicas.
Outras informações
Outras informações sobre a operação Lei Seca - que será desenvolvida no Pré-Caju - podem ser obtidas com o capitão Fábio Machado, comandante da CPTran, através do telefone (79) 8867-5169.
Fonte: PM/SE

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...