quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hanseníase é tema de capacitação para profissionais da Saúde

Nesta quarta-feira, 31 de outubro, técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju participaram da capacitação sobre hanseníase. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e reuniu profissionais de 16 municípios sergipanos dentre Aracaju, Propriá, Poço Verde, Simão Dias, Monte Alegre, Ribeirópolis e outros. As atividades aconteceram no Centro de Especialidades Medicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos.

A referência da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Tânia Santos, aprovou a iniciativa da capacitação. Ela participou das atividades e pretende lavar adiante as informações passadas. Tânia Santos destaca que do tempo de contágio até o aparecimento dos sintomas da hanseníase pode levar de dois a mais de dez anos. “Por isso mesmo é tão relevante a necessidade do diagnóstico precoce assim como a sensibilidade e preparo do profissional da saúde para avaliar corretamente o estágio da hanseníase”, diz.
Durante a capacitação, a coordenadora do Programa Estadual de Hanseníase, Daniela Teles, orientou para prevenção de efeitos colaterais da hanseníase. A doença pode atingir a pele, os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Dos efeitos colaterais, a doença pode causar lesões e em casos avançados a redução significativa de capacidade motora em algum membro atingido.  
Hanseníase em Aracaju
Dados da Vigilância Epidemiológica de Aracaju apontam que de janeiro a outubro de 2012, 104 novos casos de hanseníase foram registrados no município. Para o tratamento da enfermidade, a Prefeitura da capital sergipana mantém serviço especializado no Centro de Especialidades Medicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos. Além de tudo, o tratamento é ofertado em todas as 43 Unidades de Saúde da Família.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...