O Gabinete do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) disponibilizou emendas para 11 municípios para a construção de Academias da Saúde. Segundo o parlamentar, as academias têm como propósito contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vias saudáveis.
“Contribuímos com a ampliação das políticas públicas saudáveis. A saúde passa pela prevenção associado à alimentação benéfica e exercícios físicos”, informou Eduardo Amorim.
Para o senador as Academias da Saúde, modelo já implementado em algumas cidades de Sergipe, coloca o exercício na vida da população e fortalece a ação da Atenção Básica nas cidades. “Nas academias as pessoas desenvolverão atividades como orientação para a prática de atividade física, promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, práticas artísticas e outros”, completou o senador.
“As boas experiências são observadas e devem ser aplicadas. Estimulamos a criação desses espaços, nessa primeira etapa, em Aquidabã, Arauá, Cedro de São João, Gararu, General Maynard, Itabaianinha, Macambira, Muribeca, Ribeirópolis, São Domingos e Umbaúba”, informou Eduardo Amorim ao completar que as cidades terão como meta melhorar indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.
Segundo o Ministério, a construção desses espaços é uma estratégia para a promoção da saúde, prevenção e redução de mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. O Plano tem por meta a redução de 2% ao ano nas mortes prematuras por essas doenças. “O brasileiro está vivendo mais, mas só isso não basta, devemos viver melhor”, disse Amorim.
Pesquisa Ministério da Saúde
De acordo com a pesquisa Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento diário ou em atividades como a limpeza da casa e trabalho pesado. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, cinco vezes ou mais na semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção nos homens (18,5%) em relação às mulheres (12%). A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário