sábado, 7 de julho de 2012

Disquetes serão substituídos por pen-drives nas Eleições 2012 em SE


5 mil urnas modelo 2008 estão passando pelo processo de substituição.
Nas eleições de 2010, a 2ª Zona Eleitoral já utilizou urnas com pen drive.

Do G1 SE

Disquetes serão substituídos por pen-drives nas Eleições 2012 (Foto: TRE/SE)Disquetes serão substituídos por pen-drives nas
Eleições 2012 (Foto: TRE/SE)
Uma das principais novidades das urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 2012 em Sergipe, é o fim dos disquetes.

Desde o primeiro projeto de urnas eletrônicas, o disquete era a mídia removível utilizada para transportar os votos apurados em cada seção eleitoral até o computador totalizador.

'A Justiça Eleitoral que sempre acompanha o avanço tecnológico, viu a necessidade de substituir o dispositivo pelo uso de pen drive, uma vez também que o mercado não mais o comercializa", adianta a assessoria de imprensa.
Entre as vantagens da troca da mídia estão o incremento na segurança, redução da possibilidade de panes nas urnas durante a votação, agilidade no processo de divulgação dos resultados. Além do mais, enquanto um disquete comporta 1,44 Mbytes, o pen drive possui capacidade mínima de 128 Mbytes.
De acordo com a chefe da Seção de Administração de Urnas, Mônica Martins, 5 mil urnas modelo 2008 estão passando pelo processo de substituição. Seis técnicos contratados pelo TRE/SE e dois auxiliares de Serviços Gerais inciaram no dia 2 de maio o trabalho. Do total, até o presente momento, apenas 766 urnas faltam ser atualizadas.
“Não é a primeira vez que as urnas do TRE de Sergipe utilizam a nova mídia. Nas eleições de 2010, a 2ª Zona Eleitoral já utilizou urnas com pen drive, todavia este ano será todas as urnas do estado terão a nova tecnologia”, afirma Mônica Martins.
A chefe da Seção de Administração de Urnas ainda informa que além da substituição dos disquetes por pen drive, estão sendo atualizados os softwares de 775 urnas modelo 2009 e 257 urnas modelo 2010. A previsão é que o serviço seja concluído até o dia dia 17 de julho
.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...