sexta-feira, 4 de maio de 2012

“... E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São Francisco...”

 PROJETO DE CIRCULAÇÃO DO

ESPETÁCULO: CORDEL DO AMOR SEM FIM

Prêmio Myriam Muniz de Teatro/2011
Projeto: “... E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São Francisco...”


Grupo: O Poste: Soluções Luminosas
Recife – PE

Sobre o Projeto “... E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São Francisco...”
Período de Realização: Abril a Julho 2012
        O Projeto “...E Tereza vai virando uma pedra as margens do rio São Francisco...” foi pensado pelo desejo de levar o espetáculo CORDEL DO AMOR SEM FIM a sua origem: as cidades ribeirinhas banhadas pelo rio São Francisco. As características regionais e culturais destas cidades podem ser facilmente encontradas no enredo da peça, pois a historia se passa numa pequena cidade às margens do rio São Francisco. Na cidade moram três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza, essa se apaixona por um forasteiro que promete voltar para ela. Assim a moça passa a esperar todos os dias na beira do cais e de tanto esperar por seu amado, Tereza acaba virando uma pedra às margens do rio São Francisco. 

Em Propriá, o espetáculo  no auditório da Secretaria de Educação, antiga SEMEAR, AS 19 hs e  no dia 08/05. A oficina será no dia 07 ás 14hs no mesmo espaço

Com este projeto, pretende-se quebrar a barreira do teatro produzido apenas para a caixa cênica, o espetáculo será apresentado em espaços alternativos e em cidades descentralizadas dos grandes centros, alcançando um público excluído culturalmente de bens culturais como o teatro e ao término de cada apresentação será proposto um debate para que a platéia possa expor suas impressões sobre o espetáculo e trocar informações com o elenco.
O projeto conta também com ações formativas voltadas para educandos de escolas públicas municipais e estaduais das cidades. Será oferecida gratuitamente a oficina de improvisação e interpretação teatral ministrada por integrantes do grupo O Poste: Soluções Luminosas, na mesma os educandos poderão vivenciar a prática de jogos e exercícios teatrais utilizados na construção do espetáculo.
O registro de todas as atividades será disponibilizado para o grande público através do Diário de Bordo do projeto que contará com entrevistas, fotos, vídeos, textos e depoimentos sobre as experiências vivenciadas pelo grupo durante as viagens. Todos os materiais serão disponibilizados para acesso no blog do grupo – (oposteoposte.blogspot.com).
O Projeto “...E Tereza vai virando uma pedra as margens do rio São Francisco” é viável de realização pela rede de bons relacionamentos que o grupo possui com outras cias, artistas, produtores e entidades públicas e privadas dos estados contemplados com o projeto, pela experiência e maturidade da equipe em projetos de circulação e pela possibilidade de adequação do espetáculo a espaços alternativos sem comprometer a qualidade técnica e artística da montagem.

Projeto: “... E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São Francisco...”
Período de Realização: Abril a Julho 2012

ABRIL: ALAGOAS

25/04Penedo - AL
Local: Theatro Sete de Setembro

28/04Piranhas - AL
Local: Salão Cultural Miguel Arcanjo


MAIO: SERGIPE e PERNAMBUCO

Sergipe
08/05 - Canindé de S. Francisco - SE
11/05 - Propriá - SE

Pernambuco
24/05 - Cabrobó - PE
27/05 - Belém de São Francisco - PE


JULHO: MINAS GERAIS e BAHIA

Minas Gerais
06/07 – Januária - MG
10/07 – São Roque - MG

Bahia
21/07 – Ibotirama - BA
24/07 – Paulo Afonso - BA

Projeto: “Cordel do Amor Sem Fim- Circulação ao OPARÁ e Além”.
Período de Realização: Setembro a Novembro de 2012

SETEMBRO
Estado Alagoas - Cidades: Maceió e Pão de Açúcar 
Estado  Sergipe - Cidades: Aracaju e Canindé

OUTUBRO
Estado Pernambuco - Cidades:  Petrolina e Recife
Estado Bahia - Cidades: Salvador  e Carinhanha 

NOVEMBRO
Estado Minas Gerais- Cidades: Manga e Belo Horizonte

SOBRE O ESPETÁCULO CORDEL DO AMOR SEM FIM

SINOPSE
Cordel do Amor Sem Fim se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. Na cidade vivem três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza – por quem José é apaixonado. Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva.
As três irmãs desta história, um pouco como aquelas de Tchekhov, vivem da espera, na esperança de que um dia algo de importante aconteça e que ocorra uma mudança em suas vidas. Mas, ao que parece, o destino é surdo aos murmúrios dos seus corações.
Em meio ao tempo de espera somos surpreendidos pela paixão que a observadora e insegura Carminha nutre por José. É a partir deste ponto fica evidente como a mesma renova suas esperanças em conquistar o noivo rejeitado pela irmã. Nadando contra a corrente Madalena, a mais velha, procura como pode, evitar que Tereza viva de uma vã promessa, à espera no porto pela volta de Antônio. Madalena via no casamento da irmã a possibilidade de concretização de seus próprios sonhos não realizados.
Com final surpreendente dentro da poética do cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio São Francisco. E o espetáculo contado de forma poética consegue tocar profundamente no sentimento humano, nos levando a fazer parte da trama, por nos vermos refletidos nas situações vividas pelos personagens.

FICHA TÉCNICA

Texto: Claudia Barral
Encenação e Cenografia: Samuel Santos
Produção: O Poste: Soluções Luminosas
Atores: Agrinez Melo, Eliz Galvão, Naná Sodré e Thomás Aquino
Prepadora Vocal e Fonoaudióloga: Theonila Barbosa
Preparador de Canto: Sebastião Câmara
Professor de Tai Chi Chuan: Sifu Manoel Francisco
Oficineiro  de Percussão: Charly
Concepção de Figurino: Agrinez Melo
Execução de Figurino: Sara Paixão
Diretor de Arte: Fernando Kehrle
Plano de Maquiagem: Rosinha Galvão
Design de Luz: O Poste: Soluções Luminosas
Operação de Luz e assistência de montagem: Igor Ehric
Programação Visual: Java Araújo e Charles Assis
Sonoplastia, violão, Efeitos, instrumentos de bambu Didgeridoo: Diogo Lopes
Efeitos Percussivos: O elenco
Fotografias do espetáculo: Luciane Pires Ferreira
Filmagens e Fotografias para o projeto: Diogo Lopes
Design Gráfico para o projeto: Charles Assis
  
TRAJETÓRIA DO ESPETÁCULO

      O “Cordel do Amor Sem Fim” é um texto premiado pela FUNARTE no ano de 2003, na categoria Teatro Adulto – Região Nordeste da jovem escritora baiana, Cláudia Barral. A montagem de origem Recifense do estado de Pernambuco foi contemplada pela Lei de Incentivo a Cultura e após nove meses de ensaios fechados e abertos para críticos, jornalistas, estudantes e grupos teatrais, teve a sua estreia no dia 08 de Outubro de 2009, no Teatro Apolo na cidade do Recife (PE) e continuou a sua temporada no Espaço da Companhia de Dança Compassos, local situado também no centro da capital pernambucana. No Espaço Compassos o espetáculo permaneceu pelos meses de Outubro e Novembro quando foi convidado pelo então curador do Festival Recife de Teatro Nacional na época, o Kill Abreu para participar desse mesmo evento, com o intuito de debatermos junto ao público – prática desenvolvida pelo grupo desde o primeiro ensaio aberto - a estética e o processo vivenciado pelos intérpretes durante a montagem da obra.
     Ainda no ano de 2009 o espetáculo contemplou escolas estaduais para que o exercício da formação de platéia voltado para esse público de educandos fosse cumprido. Realizou uma temporada no Teatro Barreto Júnior em Recife (PE) no mês de abril do ano de 2010 durante as sextas- feiras e participou no mesmo teatro do projeto “Educação para o Teatro” realizando uma apresentação para os alunos das escolas públicas da comunidade de Brasília Teimosa e adjacências. Em julho, participa do Festival de Inverno de Garanhuns (PE), em agosto o espetáculo foi detentor de 09 indicações na  Bienal Nacional Potiguar de Teatro Natal (RN) e recebeu os prêmios de Melhor Cenografia (Samuel Santos), Melhor Ator (Thomás Aquino) e Melhor Atriz Coadjuvante (Agrinez Melo). Enquanto realizava uma temporada de sucesso nos meses de setembro e Outubro no Teatro Joaquim Cardozo - Recife (PE) , participa do FESTIG (Festival  de Teatro de Igarassu(PE) e no mesmo período também recebe o convite para participar do Festival Palco Giratório do SESC Paraíba . No mês de Novembro realiza uma apresentação a convite do SESC  Tiúma em São Lourenço da Mata (PE) e em Dezembro é convidado para participar da IV Mostra Capiba de Teatro do SESC em Recife(PE).
    No ano de 2011 participa do festival competitivo Janeiro de Grandes Espetáculos. Onde tem nove indicações no referido festival sendo vencedor de cinco deles: Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator, Sonoplastia e Direção. É convidado para os principais Festivais Internacionais do Brasil como O FILO- Festival Internacional de Londrina, Brasília Cena Contemporânea e POA EM CENA- Festival Internacional de Porto Alegre, participa também em 2011 do Festival Cena Aberta na cidade de Arcoverde/PE, Festival BNB de Artes Cênicas (CE), Palco Giratório/PE, Aldeia do Velho Chico, Aldeia Yapotan ambos realizado pelo SESC Pernambuco, Projeto Conexão Cultural, Virada Multicultural ambos promovido pela Prefeitura do Recife, Mostra de Teatro de Jaboatão (MOSTEJA) e realiza temporada no Teatro Arraial nos meses de Julho e agosto e posteriormente nos meses de outubro a dezembro de 2011. E em 2012 o grupo foi contemplado com 02 prêmios nacionais são eles: Prêmio de Teatro Myriam Muniz e ProCultura ambos possibilitarão a circulação do espetáculo Cordel do Amor Sem Fim por 05 Estados e 40 cidades banhadas pelo Rio São Francisco, além disso o referido espetáculo participou do Festival Nacional de Teatro de Sergipe no mês de março de 2012.

SOBRE O GRUPO: O Poste Soluções Luminosas
O Grupo  O Poste: Soluções Luminosas surgiu no ano de 2004 como grupo de Iluminação Cênica e durante a sua trajetória  assessorou tecnicamente diversas companhias e grupos teatrais de Pernambuco.
Com os trabalhos desenvolvidos no campo do Designer de Luz é detentor de  03 prêmios  , são eles: Melhor Iluminação “O Amor do Galo pela Galinha D’água” Prêmio APACEPE de Teatro e Dança (2007) – Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife – PE); Melhor Iluminação “Historinhas de Dentro” Prêmio APACEPE de Teatro e Dança (2009) – Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife – PE) e Melhor Iluminação “Enamorados a Demanda do Amor” Festival de Teatro Estudantil- Rio de Janeiro (ECOAR-2009).
O grupo  ministrou também  Curso de Extensão em Produção Cultural-UFPE (2008), lecionou oficinas nas turmas de Teatro dos SESC Santo Amaro e Piedade (Recife – PE) e na Escola Fiandeiros de Teatro (PE) e Coordenou  tecnicamente de 2007 a 2011 o Projeto SESC Palco Giratório Edição Recife – PE.
No ano de 2009 com a entrada de novos integrantes, ampliou-se também  seu campo de atuação, ou seja, além de grupo de Iluminação, um grupo também  de produção artístico pedagógico onde as pesquisas teatrais calcada no resgate antropológico aliado ao teatro físico passaram a nortear as ações dos seus  componentes.
Já com o perfil de grupo de pesquisa voltado para a interpretação e para os elementos que compõem a cena, pois o cenário, a iluminação, o figurino e a direção são feitas por integrantes do próprio grupo , produz desde 2009 além de oficinas  o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” texto de Cláudia Barral, com direção de Samuel Santos. 
O espetáculo supracitado que em outubro de 2011 completou dois anos em evidência contando com diversas temporadas nos principais teatros da capital pernambucana e  circulação pelos principais festivais internacionais e nacionais  de teatro do Brasil como: Festival Internacional de Londrina (PR), Brasília Cena Contemporânea (DF), Porto Alegre em Cena (RS), Festival BNB de Artes Cênicas (CE),Festival Sergipano de Teatro (SE), Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) e Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), é detentor de 16 indicações e 08 prêmios dentre eles melhor atriz, melhor atriz coadjuvante,melhor ator,melhor sonoplastia,melhor direção e melhor cenário.

A montagem teatral fará circulação nacional em 2012 através dos prêmios de dois editais nacionais o Prêmio Funarte de Teatro  Myriam Muniz e o Prêmio Procultura de Estimulo ao Circo, Dança e Teatro
Em 2012, o grupo estreou o solo do ator e encenador Samuel Santos, intitulado Navio Negreiro Pela Perspectiva dos Orixás que integrará a programação do FLAAC (Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura) em Brasília (DF) no mês de junho de 2012.
Os integrantes do grupo O Poste: Soluções Luminosas são Agrinez Melo, Eliz Galvão, Naná Sodré e Samuel Santos.

Sobre a Escolha da Cidade


Penedo - O nome Penedo originou-se de a pequena pedra. O primeiro povoado de Alagoas é hoje uma das cidadezinhas mais belas do estado. Fundada no século 16, às margens do rio São Francisco, Penedo guarda um preservado centro histórico tomado por museus e igrejas dos séculos 17 e 18. A maior atração da região, porém, é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu. A cidade do Penedo foi incluída como um dos sete destinos turísticos pelo fórum mundial de turismo de 2005 do Movimento Brasil de Turismo e Cultura (MBTC).  Penedo já foi sede de um dos maiores eventos cinematográficos brasileiro, o Festival de Cinema que reunia artistas brasileiros renomados. É uma cidade essencialmente católica e de povo acolhedor.

SOBRE A OFICINA DE IMPROVISAÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEATRAL

OFICINA: Improvisação e Interpretação Teatral
Professor
 Samuel Santos (PE)
Local
Escolas ou centros comunitários das cidades participantes do Projeto.
Oficineiro
Samuel Santos
Samuel Santos é ator há 20 anos e desde 2000 vem trabalhando também como escritor, diretor e professor de oficinas e cursos de teatro na cidade do Recife. Teve na sua formação cursos e oficinas com Antunes Filho, Cybele Forjaz, Antônio Abujamra, Roberto Lúcio, João Denis, José Manoel, Bárbara Heliodora e Marco Camarotti.
Adaptou para o teatro o texto “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, em 2002. Com essa peça, conquistou 09 prêmios do Festival APACEPE - Janeiro de Grandes Espetáculos/2003, dentre eles, melhor espetáculo, ator, atriz, direção e adaptação da obra. Em 2004, montou junto ao Grupo Teatral Arte Em Foco o espetáculo “A Cantora Careca”, que representou o nordeste no concurso Criação Teatral Volkswagen, em São Paulo.
Escreveu e dirigiu o musical carnavalesco “O Amor do Galo pela Galinha d’Água”, montado em 2006 com o apoio do Funcultura. O espetáculo ficou dois anos em temporada sob produção do Grupo Teatral Quadro de Cena e obteve os prêmios APACEPE – Janeiro de Grandes Espetáculos 2006 de “Melhor Iluminação”, “Melhor Ator Coadjuvante”, “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Espetáculo Infantil”.
 Escreveu e dirigiu o musical infantil “Historinhas de Dentro”, vencedor de 5 prêmios APACEPE de teatro, dentre eles, “Melhor Direção”, “Melhor Espetáculo (júri popular)” e “Prêmio Especial de Dramaturgia”. Também recebeu o prêmio de Melhor Direção do Festival Pochade Teatral, pela esquete “O Discurso da Ponta da Língua”. Atualmente dirige o premiado espetáculo” Cordel do Amor Sem Fim” onde ganhou melhor diretor e cenógrafo e tendo participado dos festivais internacionais Janeiro de Grandes Espetáculo(PE),BNB do Ceará, de londrina, Brasília e Porto Alegre.
Samuel também atua como professor de teatro desde 2003 e participou do circuito do frio de 2008, onde ministrou oficinas de teatro nas cidades de Triunfo e Taquaritinga do Norte, realizando oficinas em Alagoas pelo SESC e Carpina/PE . Integra o Grupo O POSTE SOLUÇÕES LUMINOSAS/PE , desenvolvendo trabalhos com  estudos teóricos e práticos baseados  em Viola Spolin, Constantin Stanislavski, Bertold Brecht, Jerzy Grotowski  e Michael Chekhov.
Ementa
A busca de informações a cerca da construção da interpretação teatral para estudantes de comunidades ribeirinhas, significa a confirmação de mais um caminho possível de realimentação em prol da integração de um projeto cultural, social para o ator/leigo em contato com novas formas e técnicas teatrais consolidando sua formação e ampliando assim suas possibilidades.  A oficina para esses jovens colocando-o em contato com a  construção coletiva e orgânica que necessita do corpo, da psicologia e da ética dentro da sua arte para desenvolver o senso da coletividade e do respeito com outro e com ele mesmo, para em total harmonia, gerar trabalhos que o dignifique como artista social e político.
   Sendo assim vamos trabalhar com esses estudantes os métodos de improvisação e interpretação em cima de Michael Tchekhov e de Viola Spolin que buscam extrair do ator a consciência física e psicológica e do jogo social como polos que estão intimamente ligados.
 Assim temos uma oficina que coloca o aluno na sua auto descoberta  de um trabalho físico/psicológico e social  que  possibilita mesmo que tem pouca experiência em teatro ou nenhuma entrar em contato de uma forma lúdica e simples através de jogos e técnicas que ele usará não só para a arte teatral  como também para a vida.
Objetivos
. OBJETIVO GERAL
O objetivo da proposta para A OFICINA de improvisação e interpretação teatral  que aqui se expõe e a de desenvolvimento cultural pela vivência, pela fluência, pela decodificação e pela leitura crítica da linguagem teatral através da prática dos jogos  do método de Viola Spolin e Michael Chekhov onde o trabalho psicofísico é a base para a descoberta no campo da composição da interpretação teatral para jovens das comunidades ribeirinhas que abarcam as cidades do projeto “... E TEREZA VAI VIRANDO UMA PEDRA AS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO..”
ESPECIFICOS
Propiciar ao aluno/ator a busca pelo conhecimento de técnicas teatrais através do método e sistema de Viola Spolin e Michael Chekhov.
*Estimular um novo olhar em prol da investigação criativa da construção do seu trabalho de interpretação no  processo teatral;  
*Praticar experimentos através da improvisação suscitando a busca pelo orgânico;
*Difundir informações e experiências no campo de atuação ;
*Promover o encontro de estudantes na arte teatral;
*Colaborar para a formação;
*Oferecer aos alunos a oportunidade de experimentar, aplicar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso;
*Contribuir com a formação de profissionais conscientes do seu papel social e da sua responsabilidade como cidadãos, estimulando-os a atuar;
Conteúdo Programático
1.    Reeducação do Olhar (observação);
2.    Breve histórico sobre a interpretação moderna;
3.    Evolução  da interpretação Cênica;
4.    Viola Spolin sobre o método e exercícios
5.    Michael Chekhov; a técnica e exercícios
6.    Avaliação geral e escolha do aluno para o relatório
Carga Horária
04 h/a
Metodologia
Durante o processo de formação, o grupo vivenciará os passos que compõem a construção da interpretação cênica através de aulas expositivas, leitura de textos, breve histórico sobre a interpretação moderna, realização de aulas de improvisação em cima do método de Viola Spolin e trabalhos físicos e psicológicos dentro da técnica de Michael Chekhov. E após cada bateria de exercícios coloca-os em rodas de diálogo sobre os caminhos das técnicas desenvolvidas.
         Após o termino de cada dia de oficina um aluno ficará responsável pela sistematização da aula (relatório) esse relatório servirá como a apostila criada por todos em conjunto durante os encontros, o mesmo será lido na aula seguinte destacando as funções, objetivos e propriedades  dos exercícios praticados .
Público Alvo
 Estudantes de Escolas Municipais e estaduais, ONGS e Pontos de Cultura.  
Nº de vagas
Máximo: 25                       Mínimo: 12


Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...