PROJETO
DE CIRCULAÇÃO DO
ESPETÁCULO:
CORDEL DO AMOR SEM FIM
Prêmio Myriam Muniz de Teatro/2011
Projeto: “... E Tereza vai virando uma
pedra às margens do Rio São Francisco...”
Grupo:
O Poste: Soluções Luminosas
Recife
– PE
Sobre
o Projeto “... E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São
Francisco...”
Período
de Realização: Abril a Julho 2012
O Projeto “...E Tereza vai virando uma pedra as margens do rio São
Francisco...” foi pensado pelo desejo de levar o espetáculo CORDEL DO AMOR
SEM FIM a sua origem: as cidades ribeirinhas banhadas pelo rio São Francisco.
As características regionais e culturais destas cidades podem ser facilmente
encontradas no enredo da peça, pois a historia se passa numa pequena cidade às
margens do rio São Francisco. Na cidade moram três irmãs – a velha Madalena, a
misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza, essa se apaixona por um
forasteiro que promete voltar para ela. Assim a moça passa a esperar todos os
dias na beira do cais e de tanto esperar por seu amado, Tereza acaba virando uma pedra às margens do rio São Francisco.
Em Propriá, o espetáculo no auditório da Secretaria de Educação, antiga SEMEAR, AS 19 hs e no dia 08/05. A oficina será no dia 07 ás 14hs no mesmo espaço
Com este projeto,
pretende-se quebrar a barreira do teatro produzido apenas para a caixa cênica,
o espetáculo será apresentado em espaços alternativos e em cidades descentralizadas
dos grandes centros, alcançando um público excluído culturalmente de bens
culturais como o teatro e ao término de cada apresentação será proposto um
debate para que a platéia possa expor suas impressões sobre o espetáculo e
trocar informações com o elenco.
O projeto conta também
com ações formativas voltadas para educandos de escolas públicas municipais e
estaduais das cidades. Será oferecida gratuitamente a oficina de improvisação e
interpretação teatral ministrada por integrantes do grupo O Poste: Soluções
Luminosas, na mesma os educandos poderão vivenciar a prática de jogos e
exercícios teatrais utilizados na construção do espetáculo.
O registro de todas as
atividades será disponibilizado para o grande público através do Diário de
Bordo do projeto que contará com entrevistas, fotos, vídeos, textos e
depoimentos sobre as experiências vivenciadas pelo grupo durante as viagens.
Todos os materiais serão disponibilizados para acesso no blog do grupo – (oposteoposte.blogspot.com).
O Projeto “...E
Tereza vai virando uma pedra as margens do rio São Francisco” é viável de
realização pela rede de bons relacionamentos que o grupo possui com outras
cias, artistas, produtores e entidades públicas e privadas dos estados
contemplados com o projeto, pela experiência e maturidade da equipe em projetos
de circulação e pela possibilidade de adequação do espetáculo a espaços
alternativos sem comprometer a qualidade técnica e artística da montagem.
Projeto:
“... E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São Francisco...”
Período
de Realização: Abril a Julho 2012
ABRIL: ALAGOAS
25/04
- Penedo - AL
Local: Theatro Sete de Setembro
28/04 - Piranhas - AL
Local: Salão Cultural Miguel Arcanjo
MAIO: SERGIPE e PERNAMBUCO
Sergipe
08/05 - Canindé de S. Francisco
- SE
11/05 - Propriá - SE
Pernambuco
24/05 - Cabrobó - PE
27/05 - Belém de São Francisco -
PE
JULHO: MINAS GERAIS e BAHIA
Minas Gerais
06/07 – Januária - MG
10/07 – São Roque - MG
Bahia
21/07 – Ibotirama - BA
24/07 – Paulo Afonso - BA
Projeto:
“Cordel do Amor Sem Fim- Circulação ao OPARÁ
e Além”.
Período
de Realização: Setembro a Novembro de 2012
Estado Alagoas - Cidades: Maceió e Pão de Açúcar
Estado Sergipe - Cidades: Aracaju e Canindé
OUTUBRO
Estado Pernambuco - Cidades: Petrolina e Recife
Estado Bahia - Cidades: Salvador e Carinhanha
NOVEMBRO
Estado Minas Gerais- Cidades: Manga e Belo Horizonte
SOBRE O ESPETÁCULO
CORDEL DO AMOR SEM FIM
SINOPSE
Cordel
do Amor Sem Fim se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do
Rio São Francisco. Na cidade vivem três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa
Carminha e a jovem e sonhadora Tereza – por quem José é apaixonado.
Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um
viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente
no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a
trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de
Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva.
As
três irmãs desta história, um pouco como aquelas de Tchekhov, vivem da espera,
na esperança de que um dia algo de importante aconteça e que ocorra uma mudança
em suas vidas. Mas, ao que parece, o destino é surdo aos murmúrios dos seus
corações.
Em
meio ao tempo de espera somos surpreendidos pela paixão que a observadora e
insegura Carminha nutre por José. É a partir deste ponto fica evidente como a
mesma renova suas esperanças em conquistar o noivo rejeitado pela irmã. Nadando
contra a corrente Madalena, a mais velha, procura como pode, evitar que Tereza
viva de uma vã promessa, à espera no porto pela volta de Antônio. Madalena via
no casamento da irmã a possibilidade de concretização de seus próprios sonhos
não realizados.
Com final surpreendente dentro da poética do
cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio
São Francisco. E o espetáculo contado de forma poética consegue tocar
profundamente no sentimento humano, nos levando a fazer parte da trama, por nos
vermos refletidos nas situações vividas pelos personagens.
FICHA
TÉCNICA
Texto: Claudia Barral
Encenação e Cenografia: Samuel Santos
Produção: O Poste: Soluções Luminosas
Atores: Agrinez Melo, Eliz Galvão, Naná Sodré e Thomás Aquino
Prepadora Vocal e Fonoaudióloga: Theonila Barbosa
Preparador de Canto: Sebastião Câmara
Professor de Tai Chi Chuan: Sifu Manoel Francisco
Oficineiro de Percussão: Charly
Concepção de Figurino: Agrinez Melo
Execução de Figurino: Sara Paixão
Diretor de Arte: Fernando Kehrle
Plano de Maquiagem: Rosinha Galvão
Design de Luz: O Poste: Soluções Luminosas
Operação de Luz e assistência de montagem: Igor Ehric
Programação Visual: Java Araújo e Charles Assis
Sonoplastia, violão, Efeitos, instrumentos de bambu Didgeridoo: Diogo
Lopes
Efeitos Percussivos: O elenco
Fotografias do espetáculo: Luciane Pires Ferreira
Filmagens e Fotografias para o projeto: Diogo Lopes
Design Gráfico para o projeto: Charles Assis
TRAJETÓRIA
DO ESPETÁCULO
O “Cordel do Amor Sem Fim” é
um texto premiado pela FUNARTE no ano de 2003, na categoria Teatro Adulto –
Região Nordeste da jovem escritora baiana, Cláudia Barral. A montagem de origem
Recifense do estado de Pernambuco foi contemplada pela Lei de Incentivo a
Cultura e após nove meses de ensaios fechados e abertos para críticos,
jornalistas, estudantes e grupos teatrais, teve a sua estreia no dia 08 de
Outubro de 2009, no Teatro Apolo na cidade do Recife (PE) e continuou a sua
temporada no Espaço da Companhia de Dança Compassos, local situado
também no centro da capital pernambucana. No Espaço Compassos o espetáculo
permaneceu pelos meses de Outubro e Novembro quando foi convidado pelo então
curador do Festival Recife de Teatro Nacional na época, o Kill Abreu
para participar desse mesmo evento, com o intuito de debatermos junto ao
público – prática desenvolvida pelo grupo desde o primeiro ensaio aberto - a
estética e o processo vivenciado pelos intérpretes durante a montagem da obra.
Ainda no ano de 2009 o
espetáculo contemplou escolas estaduais para que o exercício da formação
de platéia voltado para esse público de educandos fosse cumprido. Realizou uma temporada
no Teatro Barreto Júnior em Recife (PE) no mês de abril do ano de 2010
durante as sextas- feiras e participou no mesmo teatro do projeto “Educação
para o Teatro” realizando uma apresentação para os alunos das escolas
públicas da comunidade de Brasília Teimosa e adjacências. Em julho, participa
do Festival de Inverno de Garanhuns (PE), em agosto o espetáculo
foi detentor de 09 indicações na Bienal Nacional Potiguar de Teatro Natal (RN)
e recebeu os prêmios de Melhor Cenografia (Samuel Santos), Melhor Ator (Thomás
Aquino) e Melhor Atriz Coadjuvante (Agrinez Melo). Enquanto realizava uma temporada
de sucesso nos meses de setembro e Outubro no Teatro Joaquim Cardozo -
Recife (PE) , participa do FESTIG (Festival de Teatro de Igarassu(PE) e no mesmo
período também recebe o convite para participar do Festival Palco Giratório
do SESC Paraíba . No mês de Novembro realiza uma apresentação a convite do SESC Tiúma em São Lourenço da Mata (PE)
e em Dezembro é convidado para participar da IV Mostra Capiba de Teatro do
SESC em Recife(PE).
No ano de 2011 participa do
festival competitivo Janeiro de Grandes Espetáculos. Onde tem nove
indicações no referido festival sendo vencedor de cinco deles: Atriz, Atriz
Coadjuvante, Ator, Sonoplastia e Direção. É convidado para os principais
Festivais Internacionais do Brasil como O FILO- Festival Internacional de
Londrina, Brasília Cena Contemporânea e POA EM CENA- Festival Internacional de
Porto Alegre, participa também em 2011 do Festival Cena Aberta na cidade
de Arcoverde/PE, Festival BNB de Artes Cênicas (CE), Palco
Giratório/PE, Aldeia do Velho Chico, Aldeia Yapotan ambos
realizado pelo SESC Pernambuco, Projeto Conexão Cultural, Virada Multicultural
ambos promovido pela Prefeitura do Recife, Mostra de Teatro de Jaboatão
(MOSTEJA) e realiza temporada no Teatro Arraial nos meses de Julho e
agosto e posteriormente nos meses de outubro a dezembro de 2011. E em 2012 o
grupo foi contemplado com 02 prêmios nacionais são eles: Prêmio de Teatro
Myriam Muniz e ProCultura ambos possibilitarão a circulação do espetáculo
Cordel do Amor Sem Fim por 05 Estados e 40 cidades banhadas pelo Rio São
Francisco, além disso o referido espetáculo participou do Festival Nacional
de Teatro de Sergipe no mês de março de 2012.
SOBRE O
GRUPO: O Poste Soluções Luminosas
O Grupo O Poste: Soluções Luminosas
surgiu no ano de 2004 como grupo de Iluminação Cênica e durante a sua
trajetória assessorou tecnicamente diversas companhias e grupos teatrais
de Pernambuco.
Com
os trabalhos desenvolvidos no campo do Designer de Luz é detentor de 03
prêmios , são eles: Melhor Iluminação “O Amor do Galo pela Galinha D’água” Prêmio APACEPE de Teatro e
Dança (2007) – Festival Janeiro de
Grandes Espetáculos (Recife – PE); Melhor Iluminação “Historinhas de Dentro” Prêmio APACEPE
de Teatro e Dança (2009) – Festival
Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife – PE) e Melhor Iluminação “Enamorados a Demanda do Amor” Festival
de Teatro Estudantil- Rio de Janeiro (ECOAR-2009).
O
grupo ministrou também Curso de Extensão em Produção Cultural-UFPE
(2008), lecionou oficinas nas turmas de Teatro dos SESC Santo Amaro e Piedade
(Recife – PE) e na Escola Fiandeiros de Teatro (PE) e Coordenou
tecnicamente de 2007 a 2011 o Projeto SESC Palco Giratório Edição Recife –
PE.
No
ano de 2009 com a entrada de novos integrantes, ampliou-se também seu
campo de atuação, ou seja, além de grupo de Iluminação, um grupo também
de produção artístico pedagógico onde as pesquisas teatrais calcada no resgate
antropológico aliado ao teatro físico passaram a nortear as ações dos
seus componentes.
Já
com o perfil de grupo de pesquisa voltado para a interpretação e para os
elementos que compõem a cena, pois o cenário, a iluminação, o figurino e a
direção são feitas por integrantes do próprio grupo , produz desde 2009 além de oficinas o
espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” texto de Cláudia Barral, com direção de
Samuel Santos.
O
espetáculo supracitado que em outubro de 2011 completou dois anos em evidência
contando com diversas temporadas nos principais teatros da capital pernambucana
e circulação pelos principais festivais internacionais e
nacionais de teatro do Brasil como: Festival Internacional de
Londrina (PR), Brasília Cena Contemporânea (DF), Porto Alegre em Cena
(RS), Festival BNB de Artes Cênicas (CE),Festival Sergipano de Teatro (SE), Bienal Nacional Potiguar de
Teatro (RN) e Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), é detentor de 16
indicações e 08 prêmios dentre eles melhor atriz, melhor atriz
coadjuvante,melhor ator,melhor sonoplastia,melhor direção e melhor cenário.
A montagem teatral fará circulação nacional em
2012 através dos prêmios de dois editais nacionais o Prêmio Funarte de
Teatro Myriam Muniz e o Prêmio Procultura de Estimulo ao Circo, Dança e
Teatro.
Em 2012, o grupo estreou o solo do ator e
encenador Samuel Santos, intitulado Navio Negreiro Pela Perspectiva dos Orixás
que integrará a programação do FLAAC (Festival Latino-Americano e Africano de
Arte e Cultura) em Brasília (DF) no mês de junho de 2012.
Os integrantes do grupo O Poste: Soluções
Luminosas são Agrinez Melo, Eliz Galvão, Naná Sodré e Samuel Santos.
Sobre a Escolha da Cidade
Penedo - O nome Penedo originou-se de a pequena pedra. O primeiro povoado de Alagoas é hoje uma das
cidadezinhas mais belas do estado. Fundada no século 16, às margens do rio São
Francisco, Penedo guarda um preservado centro
histórico tomado por museus e igrejas dos séculos 17 e 18. A maior
atração da região, porém, é o passeio de barco que leva à foz do Velho Chico,
no município vizinho de Piaçabuçu. A cidade do Penedo foi incluída como um dos sete
destinos turísticos pelo fórum mundial de turismo de 2005 do Movimento Brasil
de Turismo e Cultura (MBTC). Penedo já foi sede de um dos
maiores eventos cinematográficos brasileiro, o Festival de Cinema que reunia artistas brasileiros
renomados. É uma cidade essencialmente católica e de povo acolhedor.
SOBRE
A OFICINA DE IMPROVISAÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEATRAL
OFICINA: Improvisação e
Interpretação Teatral
Professor
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Samuel Santos (PE)
|
Local
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Escolas ou centros
comunitários das cidades participantes do Projeto.
|
Oficineiro
Samuel Santos
|
Samuel Santos é ator
há 20 anos e desde 2000 vem trabalhando também como escritor, diretor e
professor de oficinas e cursos de teatro na cidade do Recife. Teve na sua
formação cursos e oficinas com Antunes Filho, Cybele Forjaz, Antônio
Abujamra, Roberto Lúcio, João Denis, José Manoel, Bárbara Heliodora e Marco
Camarotti.
Adaptou para o
teatro o texto “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, em 2002.
Com essa peça, conquistou 09 prêmios do Festival APACEPE - Janeiro de Grandes
Espetáculos/2003, dentre eles, melhor espetáculo, ator, atriz, direção e
adaptação da obra. Em 2004, montou junto ao Grupo Teatral Arte Em Foco o
espetáculo “A Cantora Careca”, que representou o nordeste no concurso Criação
Teatral Volkswagen, em São Paulo.
Escreveu e dirigiu o
musical carnavalesco “O Amor do Galo pela Galinha d’Água”, montado em 2006
com o apoio do Funcultura. O espetáculo ficou dois anos em temporada sob
produção do Grupo Teatral Quadro de Cena e obteve os prêmios APACEPE –
Janeiro de Grandes Espetáculos 2006 de “Melhor Iluminação”, “Melhor Ator
Coadjuvante”, “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Espetáculo Infantil”.
Escreveu e dirigiu o musical infantil
“Historinhas de Dentro”, vencedor de 5 prêmios APACEPE de teatro, dentre
eles, “Melhor Direção”, “Melhor Espetáculo (júri popular)” e “Prêmio Especial
de Dramaturgia”. Também recebeu o prêmio de Melhor Direção do Festival
Pochade Teatral, pela esquete “O Discurso da Ponta da Língua”. Atualmente
dirige o premiado espetáculo” Cordel do Amor Sem Fim” onde ganhou melhor
diretor e cenógrafo e tendo participado dos festivais internacionais Janeiro
de Grandes Espetáculo(PE),BNB do Ceará, de londrina, Brasília e Porto Alegre.
Samuel também atua
como professor de teatro desde 2003 e participou do circuito do frio de 2008,
onde ministrou oficinas de teatro nas cidades de Triunfo e Taquaritinga do
Norte, realizando oficinas em Alagoas pelo SESC e Carpina/PE . Integra o
Grupo O POSTE SOLUÇÕES LUMINOSAS/PE , desenvolvendo trabalhos com estudos teóricos e práticos baseados em Viola Spolin, Constantin Stanislavski,
Bertold Brecht, Jerzy Grotowski e
Michael Chekhov.
|
Ementa
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A busca de
informações a cerca da construção da interpretação teatral para estudantes de
comunidades ribeirinhas, significa a confirmação de mais um caminho possível
de realimentação em prol da integração de um projeto cultural, social para o
ator/leigo em contato com novas formas e técnicas teatrais consolidando sua
formação e ampliando assim suas possibilidades. A oficina para esses jovens colocando-o em
contato com a construção coletiva e
orgânica que necessita do corpo, da psicologia e da ética dentro da sua arte
para desenvolver o senso da coletividade e do respeito com outro e com ele
mesmo, para em total harmonia, gerar trabalhos que o dignifique como artista
social e político.
Sendo assim vamos trabalhar com esses
estudantes os métodos de improvisação e interpretação em cima de Michael Tchekhov
e de Viola Spolin que buscam extrair do ator a consciência física e
psicológica e do jogo social como polos que estão intimamente ligados.
Assim temos uma oficina que coloca o aluno
na sua auto descoberta de um trabalho
físico/psicológico e social que possibilita mesmo que tem pouca experiência
em teatro ou nenhuma entrar em contato de uma forma lúdica e simples através
de jogos e técnicas que ele usará não só para a arte teatral como também para a vida.
|
Objetivos
|
. OBJETIVO GERAL
O objetivo da
proposta para A OFICINA de improvisação e interpretação teatral que aqui se expõe e a de desenvolvimento
cultural pela vivência, pela fluência, pela decodificação e pela leitura
crítica da linguagem teatral através da prática dos jogos do método de Viola Spolin e Michael Chekhov
onde o trabalho psicofísico é a base para a descoberta no campo da composição
da interpretação teatral para jovens das comunidades ribeirinhas que abarcam
as cidades do projeto “... E TEREZA VAI VIRANDO UMA PEDRA AS MARGENS DO RIO
SÃO FRANCISCO..”
ESPECIFICOS
Propiciar ao
aluno/ator a busca pelo conhecimento de técnicas teatrais através do método e
sistema de Viola Spolin e Michael Chekhov.
*Estimular um novo
olhar em prol da investigação criativa da construção do seu trabalho de
interpretação no processo
teatral;
*Praticar
experimentos através da improvisação suscitando a busca pelo orgânico;
*Difundir
informações e experiências no campo de atuação ;
*Promover o encontro
de estudantes na arte teatral;
*Colaborar para a formação;
*Oferecer aos alunos
a oportunidade de experimentar, aplicar e aprofundar os conhecimentos
adquiridos no curso;
*Contribuir com a
formação de profissionais conscientes do seu papel social e da sua
responsabilidade como cidadãos, estimulando-os a atuar;
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Conteúdo Programático
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1. Reeducação do Olhar (observação);
2. Breve histórico sobre a interpretação
moderna;
3. Evolução
da interpretação Cênica;
4. Viola Spolin sobre o método e exercícios
5. Michael Chekhov; a técnica e exercícios
6. Avaliação geral e escolha do aluno para o
relatório
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Carga Horária
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04 h/a
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Metodologia
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Durante o processo
de formação, o grupo vivenciará os passos que compõem a construção da
interpretação cênica através de aulas expositivas, leitura de textos, breve
histórico sobre a interpretação moderna, realização de aulas de improvisação
em cima do método de Viola Spolin e trabalhos físicos e psicológicos dentro
da técnica de Michael Chekhov. E após cada bateria de exercícios coloca-os em
rodas de diálogo sobre os caminhos das técnicas desenvolvidas.
Após o termino de cada dia de
oficina um aluno ficará responsável pela sistematização da aula (relatório)
esse relatório servirá como a apostila criada por todos em conjunto durante
os encontros, o mesmo será lido na aula seguinte destacando as funções,
objetivos e propriedades dos
exercícios praticados .
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Público Alvo
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Estudantes de Escolas Municipais e
estaduais, ONGS e Pontos de Cultura.
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Nº de vagas
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Máximo:
25
Mínimo: 12
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