terça-feira, 24 de abril de 2012

O silêncio de João e a grita de Rogério


Ampliar Foto
O silêncio de João e a grita de Rogério

João: evitando entrevistas

O ex-governador João Alves Filho (DEM), que esteve fora de Sergipe, dando assistência a familiares que estiveram enfermos, já está de volta. Como se diz na gíria política, pronto para gastar sola de sapato.

Pré-candidato não assumido a prefeito de Aracaju pelo DEM, João Alves conversa daqui, articula dali se reúne acolá e o tema é sempre o mesmo: administrar a mega vantagem que o eleitor lhe confere via pesquisas sobre quaisquer candidatos da situação - unificados ou separados. João liderando já virou vitrola de um disco só, mas o ex-governador prefere evitar festa antes da hora.

Aconselhado por amigos, João tem adotado a tática de manter a boca fechada. Nada de entrevistas. Quando é inevitável, consegue medir as palavras e fugir dos repórteres. Inclusive sendo evasivo nas oportunidades de polemizar.

Os mais próximos sabem que, neste momento, tudo que os adversários querem é explorar uma declaração do ex-governador, e partir para o embate. Até porque nada mais óbvio em ano eleitoral que assistir a quem está na parte de baixo das pesquisas partir para atacar quem está à frente como forma de desgastar o concorrente.

Aliás, não gratuito, o pré-candidato do PT, o deputado federal Rogério Carvalho, quando esteve no cabaré, recentemente, tratou de desafiar o ex- governador para comparar obras. Obediente aos amigos, João optou por dar o silêncio como resposta.

Entretanto, assistiu ao deputado Mendonça Prado provocar o petista, ao observar que, antes de propor o tal debate, Rogério precisa ser aceito dentro do próprio PT.

Visão política aguçada no terreno adversário ou "praga" de inimigo político, o fato é que Mendonça acabou ajudando outros da oposição a obrigar Rogério Carvalho soltar a grita: "estão fazendo uma tentativa de me tirar do páreo".

O petista sabe que além de enfrentar os ataques dos adversários, sobretudo do deputado Augusto Bezerra, eterno desafeto, precisa de muita oratória para persuadir aliados de que seu nome é o melhor do bloco para o pleito. Nada de adotar o silêncio como João.

Rogério, aliás, até acerta quando diz que, se o PT sair para a disputa com apoio de todo o grupo da situação, todos os aliados unificados em sua candidatura, a oposição terá dificuldades. O problema dele, no entanto, parece não ser ainda a oposição. Mas mesmo estando atrás de Valadares Filho nas pesquisas convencer Déda e as demais lideranças a esquecerem os números e apoiar seu nome.
Déda o melhor orador 
Se referindo ao governador Marcelo Déda como Dedinha, a presidente Dilma Rousseff, ao fazer uso da palavra nesta segunda-feira, quando da cerimônia da assinatura do contrato que garante o "Projeto Carnalita", em Rosário do Catete, reconheceu a qualidade do orador. "O melhor orador, de longe, da história da nossa República. Capaz de comover, tocar no teu coração, de falar e todos nós sentirmos", disse a presidenta.

João x Rogério 
O ex-governador João Alves Filho (DEM), praticamente, se livrou do processo movido pelo deputado federal Rogério Carvalho (PT) por conta de toda aquela história envolvendo a saúde pública - o Hospital Infantil.

Secretariado 
O governador Marcelo Déda assegurou que fará, sim, uma grande reforma no secretariado. No entanto, Déda não convocará uma coletiva e anunciará no atacado. Ele está optando pelo varejo. Um anúncio de cada vez. Ou até mais de um.

Almeida Lima 
E quem ficou satisfeito com a notícia de que o deputado federal Valadares Filho (PSB) assegurou, ao ser oficializado pré-candidato do PSB, no último sábado, que não fará uma aliança com o grupo dos irmãos Amorim foi o deputado federal José Almeida Lima (PPS), que sonha ter Amorim em seu palanque.

Se for Valadares Filho 
Caso o governador Marcelo Déda (PT), leve em conta apenas as pesquisas e opte por apoiar a pré-candidatura de Valadares Filho, em detrimento a de Rogério Carvalho, e mesmo assim o petista mantenha seu projeto vivo, um nome que surge como alternativa para compor como vice de Valadares Filho é o do vereador Robson Viana (PMDB).

Apoio em 2014
Robson até ontem estava no PT, tem a confiança do vice-governador Jackson Barreto e como um jovem político pode dar um tom diferente à possível chapa encabeçada por Valadares Filho. De quebra, em 2014, JB receberia apoio não apenas de Valadares Filho, mas, sobretudo, do senador Antônio Carlos Valadares.

Parque dos Cajueiros 
Chama atenção o fluxo de pessoas que comparece ao novo Parque dos Cajueiros, sobretudo aos finais de semana. Quem passa pelo local, sentido praia centro da cidade, percebe pela obrigatoriedade de reduzir a velocidade do veículo, quando não pará-lo mesmo, que reformar o local foi uma medida acertada. Cabe aos empolgados preservar a mega área de lazer.

Jonatha 
E o caso Jonatha? Ao que tudo indica, a Polícia Civil ainda investiga sua morte, e não se tem notícia do assunto. O pai continua afirmando que o rapaz de apenas 16 anos não fazia parte do mundo do crime, mas morreu executado, no dia 14 de março. A polícia continua devendo uma resposta à sociedade.

Polícia Militar 
Já passa da hora de a Polícia Militar combater de frente marginais que se infiltram entre flanelinhas nos cruzamentos de Aracaju e, portando uma garrafa de refrigerante cheia de água, tentam tomar dinheiro à força dos condutores, argumentando que limparão o pára-brisa do carro.

Polícia Militar II
Covardes, os bandidos, quando percebem que se trata de uma mulher sozinha ao volante, ou mesmo um idoso, não apenas ameaçam como chegam a arranhar o carro. Há deles que portam faca e insultam o motorista que se recusa dar dinheiro com palavras de baixo calão. É frustrante ter uma polícia que não tem forças para acabar com este tipo de coisa. Imagine esta polícia frente ao crime organizado?

Estranheza
O deputado federal Laércio Oliveira vê com estranheza o circular de uma lista apontando que ele não assinou o pedido de abertura da chamada "CPI do Cachoeira". "Não fui em momento nenhum convidado a assiná-la e, se tivesse sido, a assinaria sem problema algum", diz Laércio.

Estranheza II
Para o parlamentar essa CPI teve um encaminhamento bem diferente das demais, cujas listas de aprovação circulavam em plenário. "Essa foi conduzida pelos partidos, nos gabinetes, e não passaram pelo meu. Acho lamentável é a tentativa de transformar um evento puramente circunstancial num factóide político", diz ele.

Danilo Segundo 
Na manhã desta segunda-feira, o vereador Danilo Segundo (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o Congresso Extraordinário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que definiu o nome de Valadares Filho como pré-candidato à Prefeitura de Aracaju.

Danilo Segundo II
"Gostaria de agradecer a imprensa que esteve presente no congresso. Agora, com a definição do nome do deputado federal Valadares Filho, o PSB irá atrás dos partidos aliados que fazem parte da governabilidade de Marcelo Déda", comentou.


joedsontelles@gmail.com

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...