quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Seixas Dória: o titã sergipano


 
Canindé de São Francisco/SE - Cheguei em Propriá, migrando do Alto Sertão de Sergipe, da beira do rio São Francisco ainda de braços com a idade de três anos. Já me vendo com intendimento suficiente e sabendo ler, tive vital interesse por história e eis que, certa vez, encontrei-me ao lado de imponente, magnifico casarão na esquina da rua da Poeira mirando a Igreja Catedral bem no centro da cidade. Pasmo perguntei a quem pertencia tão bela casa a meu pai e ele me disse: é o berço da família Dória (?). Fiquei curioso porque a resposta de meu pai foi um tanto quanto evasiva, mais, com minha índole de mula persistente que sou, não tirei a beleza da casa e nem o nome Dória da cabeça. Eu queria saber quem era aquela família e o esse nome que suou tão forte da boca de meu pai para mim.





Um certo dia, era domingo, voltei a andar por lá a passeio pela tarde em direção ao rio quando me vi novamente de fronte para a casa. Sentei-me em um banco da praça e fique a admirar a bela casa da esquina. Ali próximo tinha uma senhora já idosa tricotando sentada em outro banco da praça e então eu fui até ela e fiquei puxando conversa até chegar na pergunta sobre a casa e a família Dória. A senhora, que hoje já faleceu, deu-me uma aula de história sobre, não só a casa e a família, como referente a cidade de Propriá. E assim fique sabendo quem eram os da família Dória e soube que um deles havia sido governador do Estado de Sergipe e dai em diante sempre havia alguma notícia relacionada a um homem que a imprensa sempre se referia como de postura incisiva, linha dura, eloquente orador, formado em Direito e que, ainda jovem foi um dos maiores políticos que escreveu seu nome na história do Brasil e especialmente de Propriá. Um propriaense genuinamente autentico e verdadeiro orgulho da cidade de Propriá.

Já na idade de 94 anos, fraco, debilitado e enfermo, o ex-governador, ex-deputado estadual e federal, homem que teve a coragem de romper com o governo de Leandro Maciel, estava a merce das mãos do Grande Pai numa cama de hospital e assim completaria os seus 95 anos ainda nesse mês de janeiro de 2012. 



Patriota fervoroso, Seixas Dória era uma rocha inabalável e tinha o respeito do país por suas atitudes de fortes em relação as causas que defendia. Com uma estatura pequena, conseguia ser um titã entre os mais avolumados de estatura e conseguia ser visto por todos fosse em meio a qualquer multidão ou simplesmente andando sozinho. Fundou a Frente Parlamentar Nacionalista e assim ampliou o debate político dentro e fora do Estado dando mais proporção a política de Sergipe. Era hábil e inteligente.
 Em 31 de março de 1964 foi encarceirado no presídio de Ilha Fernando de Noronha e teve os seus direitos políticos cassados e ao sair publicou a seu famoso livro Eu réu sem culpa e assim dava mais uma tapa na cara do regime que imperava no Brasil corrente de então a tão inesquecida ditadura. Passou a ser também um Imortal da Academia Brasileira de Letras e assim ficou ao lado dos Ilustres,  Professor Luiz Antonio Barreto e do jornalista e escritor Luiz Eduardo Costa entre outros. Vários são os seus artigos que estão escritos no Correio de Aracaju

O propriaense que nasceu as margens do rio São Francisco, na tranquila Propriá que ele estimou como berço, o político que escreveu seu nome na história do nosso país, nos deixa sabendo que cumpriu a sua missão enquanto homem público e político brasileiro. A sua luta de vida e história é algo para todos nós asergipanos nos orgulhar devido ao seu pensamento de libertar o povo do regime opressor que existia na época; tutador da liberdade de expressão e da imprensa, homem que tinha uma visão para o desenvolvimento do social e da economia sergipana. Orgulho do Brasil, Sergipe e especialmente do povo de Propriá. 

Homenagem do blog Revista Canindé e do blog Djalma Castro - Gazeta de Propriá - a todos os propriaenses ilustres ou não reverenciando a Seixas Dória como nosso patrimônio da nossa história e cultura.

Ele ficará na história  com o título: Seixas Dória: o titã sergipano.

"Um herói é um indivíduo comum que encontra a força para perseverar e resistir apesar dos obstáculos devastadores." - Christopher Reeve

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...