terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Festa de Bom Jesus dos Navegantes promete agitar a cidade de Propriá

XXV Encontro Cultural fará parte da programação da maior manifestação religiosa do Baixo São Francisco


Festa de Bom Jesus dos Navegantes atrairá milhares de pessoas a Propriá
Considerada a princesinha do baixo São Francisco, a cidade de Propriá,localizada a 90 quilômetros da capital sergipana ganha destaque no mês de janeiro, por encerrar o ciclo da procissão fluvial religiosa, alusiva a Bom Jesus dos Navegantes no Baixo São Francisco. Em Propriá, a festa acontecerá de 25 a 29 de janeiro, iniciando com o tradicional Encontro Cultural e encerrando com a procissão religiosa e shows culturais e artísticos, incluindo grandes bandas, a exemplo de Aviões do Forró, o sertanejo Leonardo e o romantismo do cantor Belo. Os grandes shows acontecerão na recém inaugurada Praça de Eventos Totozão, um investimento de R$ 500 mil com recursos do Ministério do Turismo e a contrapartida da Prefeitura Municipal.

Encontro Cultural

A novidade na programação de 2012 é a realização do XXV Encontro Cultural de Propriá com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente, que não fazia parte da programação desde 2008 e que vai fortalecer a programação, tendo o seminário com o tema: "Identidade Cultural do São Francisco - índios, negros e religiosidade", com direito a concurso de Poesia Falada, conforme informou o secretário Municipal de Cultura, José Amorim. No domingo, 29, o turismo religioso tem encontro marcado às 16h, com a procissão fluvial, queima de fogos e às 18h, a Missa.

Recentemente estive em Propriá e a dica é reservar com antecedência a hospedagem no Hotel Imperial, localizado ao lado da Igreja da Matriz. O hotel possui 14 apartamentos, fica situado em um casarão antigo e oferece diária em apartamento duplo com café da manhã, ao valor médio de R$ 75. Dê preferencia aos quartos localizados no piso superior. Neste local, além da bela imagem no entorno da igreja matriz e da praça, você pode apreciar os azulejos portugueses e detalhes dos casarios de origem portuguesa do século XVIII. Algo que vai incomodar bastante, é a poluição sonora no entorno, onde carros de sons rodam tranquilamente e fazem da conhecida Rua da Frente, o seu ponto de encontro.

Nesta área de lazer, ficam vários bares e o agradável Restaurante Doces Lembranças, administrado por Cláudia de Vavinha. Se você gosta de saborear pratos como macaxeira frita e carne de sol, pizza de diversos sabores, picanha e chopp bem gelado esse ambiente é o ideal. No entanto, alerto, o barulho dos carros com som em toda altura atrapalha bastante, para quem deseja conversar tranquilamente isso é um ponto negativo para o desenvolvimento do turismo em Propriá.

Você também pode esticar um pouco até a famosa Cabeceira da Ponte e conhecer a Kety Churrascaria, onde a farofa d'água com carne de sol devem fazer parte do seu cardápio gastronômico em Propriá. Para adoçar a vida, siga até a Rua da Vitória e não deixe de dar uma parada na Doceria de Seu Felix e provar o mais famoso doce de Sergipe, o doce de Batata Josélia, que apesar de ser vendido em vários pontos da capital sergipana, degustá-lo no ambiente onde é fabricado é uma experiência única.

Ainda na Rua da Frente você vai conhecer o espaço "Eterno Totozão", administrado por Marcelino Barreto que oferece diversos pratos rápidos. Nesta área fica a Pousada e Lanchonete do Baixinho, que pode ser uma outra opção de hospedagem.

Já na BR-101, o antigo Hotel Velho Chico e a Pousada e Churrascaria do Gaúcho são outras alternativas de hospedagem. O visitante não pode deixar de aproveitar para navegar nas águas do Rio São Francisco em Propriá ou seguir até a Praia da Adutora, já no município vizinho de Telha e apreciar o melhor do Velho Chico. A visão do rio São Francisco com a Ponte Presidente Castelo Branco é uma marca que destaca a princesa do São Francisco.

História - Poucos sergipanos sabem, mais a cidade de Propriá é uma das mais antigas de Sergipe e teve origem no princípio do século XVII, por uma missão jesuíta. Era conhecida na época como "Urubu de Baixo" e pertencia a Cristóvão de Barros - português que conquistou as terras sergipanas e foi doada em 9 de abril de 1590, ao filho dele, Antônio Cardoso de Barros. Depois a viúva de Antônio Cardoso, D. Guiomar de Melo, doou ao seu genro Pedro Abreu de Lima.

A cidade de Propriá foi instalada em 21 de fevereiro de 1866, sendo na época, a segunda economia do Estado de Sergipe, atrás apenas da capital, Aracaju e liderava o comércio atacadista do Baixo São Francisco (Sergipe e Alagoas). Não deixe de visitar o Centro Turístico de Cultura e Arte Florival Santos, onde é possível comprar peças artesanais de artistas locais. No mais aproveite e passe um final de semana diferente, conhecendo os atrativos turísticos de Sergipe. Mais informações e reservas para conhecer Propriá, ligue para Bambam Eventos: 79 9983-0887.

Por Sílvia Oliveira | Jornal da Cidade.net - Foto: Forma & Cor



Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...