sábado, 6 de junho de 2009

BR 101 será recuperada

Depois de 3 adiamentos consecutivos, foi publicado no Diário Oficial da União o edital para concorrência pública nº. 294/2009, para realização das obras de duplicação e restauração com melhoramentos na rodovia BR 101, em Alagoas.

A divulgação do edital somente foi feita após a reunião, realizada na semana passada, entre a bancada federal de Alagoas, liderada pelo senador Renan Calheiros (PMDB/AL), e o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, acompanhado pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luís Antônio Pagot.

“Este é um passo fundamental para começarmos logo as obras de duplicação da 101. Esta rodovia levará desenvolvimento ao interior do estado, movimento a economia e gerando empregos e renda”, afirmou o senador Renan.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério, até 15/06 será concluído o projeto do lote 4, que atende a BR-101 de São Miguel dos Campos à Divisa com Sergipe.

Segundo Pagot, a expectativa é que as próximas publicações das licitações sejam realizadas em 30/06, para o lote 4. A duplicação da BR-101 no estado de Alagoas envolve investimentos de R$ 517 milhões e foi incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Estados

Do Rio Grande do Norte até Palmares, no Sul de Pernambuco, as obras de duplicação da BR 101 seguem em ritmo acelerado. Enquanto isso, a duplicação da BR 101, em Alagoas, tanto no trecho norte, da Barra de São Miguel a Pernambuco, quanto no trecho sul, da Barra de São Miguel a Sergipe ainda não começaram.

“Tenho cobrado a publicação da licitação publicamente, há meses, mas somente agora conseguimos superar os problemas burocráticos para dar o ponta-pé inicial nesta que é uma obra estratégica do PAC”, lembrou Renan.

O senador elogiou o trabalho do Ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, segundo ele, “uma pessoa séria, competente e muito atenta à importância deste tipo de investimento para estados carentes do Nordeste”.

Considerado um dos projetos mais importantes do estado, a duplicação da BR 101 provocará uma verdadeira revolução no fluxo de turistas e de cargas em Alagoas, movimentando a economia.

Fonte:Primeira Edição

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...