segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cópia da Ata, de Instalação da Vila de Própria:

“Auto de ajuntamento da Nobreza e homens bons desta Freguezia de S.Antonio de Urubu de baixo para o fim de Selevantar o Pelourinho e se dar principio a locação da Villa de Própria.” .“Anno do Nascimento de Nafso Senhor JESUS Chisto de mil oito centos e dous aos Sete dias do mez de Fevereiro do dito ano nesta povoação do Propriá e praça do allo deita no lugar onde cruzão as ruas marcadas par fazer pafsagem de huma lagoa e outra ahy foy vindo o doutar Ouvidor Antonio Pereira de Magalhães de Paços e em Sua Companhia em Congreço e boa união a Nobreza, homens bons, Republicos, Pefsoas Eccleziasticas e Sculares com Postos e Empregos de Ordenanças e Militares e Sem Empregos, e mto concurso de gentes e povos; Ordenou o Dr. Ouvidor’ Glz e Corregedor desta Comarca que em execução da Ordem do Exmo. General do Estado com data de 5 de 7 abril 1801 pelo qual S.Alteza Real e Príncipe Senhor D.João Regente do Reyno de Portugal e seus domínios havia feito mercê aos moradores, gente e povo da Freguezia de S.Antonio do Urubu de baixo de Criar Villa a Povoação de Própria. e Se terem pafsado Edital publicados e fixados para se dar principio a dita creação da Vila, como levantar o Pelourinho para sigual, e para ....inSignia, e ficar monumento para aSim Se reconhecer ahy....lugar, prezente todos Sobreditos Fidalgos, homens bons, e povo, mandou Selevantasse e pozefse ao alto hum Pilourinho de pão no intanto que se não edificava outro de pedra em boa fora e construção.
E logo o digno Ministro fez apregoar pela voz do porteiro Sobre dito Povoação por Villa denominada com o nome de Própria emnome do Príncipe Nosso senhor e em obediência da Rainha Donna Maria primeira nofsa Senhora e dos mais Snres. Reys de Portugal, e em Nome dos mezmos Augustos e Reaes Snres.mandou que os moradores habitantes de toda agraduação e Sexo reconhecefsem Villa a mezma Povoação Propriá. Cabeça principal do Termo limitado a mezma Villa com o Destrito e Território indicado, limitado e confrontada na dita Mercê de erecção e creação da ditta Villa. O que aSim axecutou o Porteiro em vozes altas a Som de Caixa, e outros estrumentos e salvas de tiros em demonstração de gosto, e Contentamento, e para constarfazer esta Auto que eu Escrivam dou fé tudo aSim pafsar em que aSinou com os Circustantes homens Fidalgos e bons, habitantes da referida Povoação de Própria e freguezia abaixo asSinados. E logo no mezmo tempo e lugar Sem intorrução alguma mandouo o dito Ministro......ficar levantar hum Pilourinho de pão redondo com huma bolla circular no alto e Sua insígnia o que aSim logo executou na prezenca de todos melendofse e ficandfse mesmo Pelourinho em huma cova que para ifso estava feita e Se atacou redondo. E dessa forma ficou levantado o Pelourinho e para Constar fazer esta declaração inseta no mezmo Auto que tudo dou fé e aSignou o dito inistro com os mais Respublicos abaixo aSignados, e eu Domingos Gonçalves Morim Escrivam Ajudante e da Correilão interino que o escrevy. Antonio M. Pereira, Manoel Pereira Dantas, João Francisco da Costa Braga, Antonio Jozé...., Monoel A...dos Santos Lira, João Max de Novais. O Encindo. Alexandre Morato de Albuquerque, O padre Curador Antonio Correia de Figueiredo, Padre Jose Fomes Ferrão Castelbranco, Salvador Gomes Ferrão Castelbranco, Pedro Joze Gomes Ferrão Castelbranco, Luiz Felix de Andrade José Joaquim de Souza, Raymundo Marques de Britto, Raimundo Francisco de Oliveira, Francisco....Cabral. Felipe Rolim de Moura, Jose Correia da Silva, Antonio Jose Ferreira, Jose Antonio...., Jose Ignácio da Roxa, Antonio Roiz da Costa, Manoel Vieira Dantas, Jose Pereira de Melo, Mel.Caetano Bezerra, Pedro Barbosa..., Francisco Manoel...., Francisco Cordeiro de Barros, Jose.....Barros, Francisco...., Manoel Franciso..., Pedro Nolasco da Silva e outros.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...