quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

'Há locais com o alvará vencido e até sem o documento', diz Bombeiros em SE


15 casas de shows foram interditadas em seis dias de fiscalização. Força-tarefa foi montada após incêndio em boate em Santa Maria, RS.

Marina FonteneleDo G1 SE

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) continua a força-tarefa montada para fiscalizar as condições de segurança de casas de shows e demais estabelecimentos com capacidade superior a 200 pessoas. De 31 de janeiro até esta quarta-feira (6) foram vistoriados 23 locais, 15 deles estão interditados.
“Encontramos locais com o alvará de funcionamento vencido e até sem o documento. Nosso objetivo não é prejudicar ninguém e sim fazer com que a lei seja cumprida”, destaca o coronel Reginaldo Dórea. A força-tarefa foi solicitada pelo governador Marcelo Déda após o incêndio na boate Kiss que matou 238 pessoas no dia 27 de janeiro em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Os proprietários que descumprirem a interdição poderão ser presos. “Esses locais deverão fazer as adaptações necessárias imediatamente para cumprir as normas. Após isso, os bombeiros farão uma nova vistoria para verificar se as instalações estão adequadas para liberar o funcionamento. Enquanto isso, as equipes vão acompanhar se as interdições estão sendo cumpridas”, explica Dórea.
'Nosso objetivo não é prejudicar ninguém e sim fazer com que a lei seja cumprida', diz coronel Reginaldo Dórea (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)'Nosso objetivo não é prejudicar ninguém e sim fazer com
que a lei seja cumprida', diz coronel
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
As boates do Armazém Mediterrâneo, Infinity e Strip House e a Casa de Forro Cariri, Bar Boteco Carioca e Casa de Praia foram as primeiras a serem interditadas. As casas de shows Off Clube, Subúrbia, Capitão Cook também estão impossibilitadas de realizar eventos. Em Lagarto, os bares Planet Café, Bar Vapor Barato e Chopperia Memorial também foram notificados.
Dois estabelecimentos de Itabaiana e um de Aracaju também foram fechados temporariamente até que as adequações sejam feitas. Os nomes desses locais só vão ser divulgados junto com o balanço da ação que será fornecido pelos Bombeiros até o final desta semana.
Nenhuma das casas de entretenimento possui o Atestado de Regularidade que é fornecido pelos Bombeiros. Entre as outras irregularidades estão ausência de saída de emergência, falta de iluminação de rotas de fuga e de extintor de incêndio ou o material vencido, além de instalações elétricas improvisadas que podem iniciar o fogo.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...