domingo, 28 de abril de 2013

Samuel apresenta PL que homenageia o senhor Moaciyr Ricardo


Vereador Samuel Menezes 
O Projeto de Lei aprovados por unanimidade denominar-se-á “Rua Moacyr Ricardo dos Santos”, a Rua Projetada, localizada no fundo do Auditório da UNIT.
Esse projeto visa homenagear o falecido Sr. Moacyr Ricardo dos Santos que após ouvir a comunidade estaríamos fazendo uma justa homenagem ao saudoso.
Fica o Poder Executivo autorizado a mandar confeccionar a Placa denominativa e colocá-la no local devido.
fonte: Ascom|CMP

Cúpula do PT atua para esvaziar o PMDB de Jackson


Cúpula do PT atua para esvaziar o PMDB de Jackson. (Foto: Divulgação)
Por: SEnoticias
Mais um capítulo na estratégia da cúpula petista para esvaziar o PMDB do vice-governador Jackson Barreto pode se concretizar nos próximos dias. No final de semana, o governador Marcelo Déda convidou o ex-secretário da Casa Civil, Jorge Alberto (PMDB), para assumir o escritório de representação do Governo de Sergipe em Brasília, cargo que era ocupado por Pedro Lopes, hoje secretário estadual de Governo.
A orientação para o convite partiu do trio petista que hoje exerce maior influência junto a Déda: Rogério Carvalho (deputado federal e pré-candidato ao Senado); Márcio Macedo (deputado federal e candidato à reeleição) e Sílvio Santos (atual secretário da Casa Civil e pré-candidato a deputado estadual). No entanto, a ida de Jorge Alberto está condicionada a uma situação: que ele saia do PMDB e se filie ao PRB, comandado por Heleno Silva, prefeito de Canindé do São Francisco (algumas colunas políticas divulgaram essa semana somente essa informação). Com isso, Alberto voltaria a ter força numa eventual disputa à Câmara Federal, já que seu grande sonho é retornar como deputado a Brasília, numa dobradinha com o vereador Jony Marcos (PRB), pré-candidato a deputado estadual.
A intenção do trio é fortalecer ainda mais a influência dos três no Estado e, mesmo que Jackson dispute o governo em 2014, condicionar o apoio do PT à manutenção da atual estrutura, que também envolve cargos na esfera federal. Vale lembrar que o PMDB de Jackson já perdeu a Casa Civil (uma das pastas mais importantes da estrutura administrativa) e mais recentemente o IPES Previdência.
Segundo a fonte que revelou os bastidores da estratégia petista, Jorge Alberto está propenso a aceitar o convite, e já o teria comunicado ao empresário Marcos Franco, 2º vice-presidente estadual da sigla, e seu principal padrinho político. Déda deu prazo até o início de maio para uma decisão do peemedebista, uma vez que o escritório está sem representante desde o início de dezembro do ano passado

Mulher é morta por passar a mão no bumbum de homem


O caso ocorreu no conjunto Inácio Barbosa na noite desta sexta-feira (26).
Por: JornaldaCidade.Net
Um caso, no mínimo espantoso, ocorreu na noite desta sexta-feira (26) em um bar localizado no conjunto Inácio Barbosa, em Aracaju. Uma mulher foi morta a tiros depois que passou a mão no bumbum de homem. 

De acordo com informações, Aline Patrícia dos Santos, de 33 anos, estava no bar Trailer do Manoel na companhia de duas amigas, quando, sob efeito de álcool, acabou passando a mão no bumbum do homem que, não gostando da ousadia da moça, disparou os tiros fatais. 

O irmão da vítima prestou queixa na Delegacia Plantonista, afim de que o suspeito, o qual ainda não se tem informações de quem seja, possa ser identificado e preso. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Acidente na ponte Propriá/Colégio

Um acidente ocorrido hoje dia 24/04 na ponte que liga os estados de Sergipe a Alagoas por pouco não acaba em uma tragedia, o veiculo Uno pertencente a prefeitura da cidade alagoana de São Braz/AL distante 210Km da capital Maceió, rodou no meio da ponte e por pouco, não caiu no Rio São Francisco.







Fotos: Gazeta de Propriá

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cleyde Yáconis morre em São Paulo


Assessoria do Hospital Sírio Libanês confirmou a morte da atriz nesta segunda-feira, 15.


do EGO em São Paulo
Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em 2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em
2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)
Cleyde Yáconis morreu, aos 89 anos, em São Paulo nesta segunda-feira, 15.  A informação foi confirmada pela assessoria do do Hospital Sírio Libanês para o EGO, mas não revelou mais detalhes. Desde o final de março, a atriz estava internada no hospital.
Veja o comunicado do Hospital Sírio Libanês:  "A senhora Cleyde Becker Yaconis, 89 anos, faleceu na tarde desta segunda-feira, 15 de abril de 2013, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde outubro de 2012. O corpo será velado nesta terça-feira, no distrito de Jordanésia, município de Cajamar, onde será sepultado."
Em 2010, a atriz passou por uma cirurgia no hospital Barra D'Or na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e ficou internada por seis dias devido a uma queda que sofreu, tendo fraturado a cabeça do fêmur.
Em seu último papel na televisão, a atriz interpretou a personagem Brígida, na novela "Passione", que era casada com Antero, vivido por Leonardo Villar, e tinha um relacionamento misterioso com seu motorista, Diógenes, personagem de Elias Gleiser.
Entre seus trabalhos na TV, destacam-se as novelas: Mulheres de Areia, Os Inocentes, Gaivotas, Ninho da Serpente, Rainha da Sucata, Vamp e Torre de Babel. Cleyde Yáconis era irmã da atriz Cacilda Becker.
Cleyde Yáconis nasceu em Pirassununga, São Paulo. Entre 1958 e 1969, a atriz foi casada com o ator Stênio Garcia. Sua estreia no cinema aconteceu em 1954, na produção "Na Senda do Crime". Ao lado de sua irmã, Cacilda, Cleyde fundou o "Teatro Cacilda Becker", junto com Ziembinski, Walmor Chagas e Fredi Kleeman, em 1953, estreando com a peça "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna.
Pelo seu papel na novela "Torre de Babel", Cleyde ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor atriz coadjuvante, 1999. Seu primeiro prêmio foi em 1975, por seu trabalho em "Os Inocentes".
Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em 2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)Brígida (Cleyde Yáconis), na novale Passione em 2010 (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)

FBI assume investigação das explosões em Boston; 3 morreram


Bombas explodiram perto da linha de chegada da tradicional corrida de rua.
Há 3 mortos; governo trata caso como ato de terror.

Do G1, em São Paulo

Um agente especial do departamento federal de investigação dos EUA anunciou na noite desta segunda-feira (15) que o FBI assume as investigações das explosões na Maratona de BostonSegundo a polícia, as explosões mataram três pessoas.
arte - mapa explosão boston - v3 (Foto: Arte/G1)
As duas fortes explosões ocorreram na chegada da Maratona. Segundo a polícia, as explosões foram causadas por duas bombas "poderosas".
O governador de Massachusetts, Deval Patrick, disse em uma entrevista para a imprensa que mais de cem pessoas ficaram feridas, algumas gravemente.
O Hospital Geral de Massachusetts estava tratando 19 pessoas feridas, seis delas em estado grave. De acordo com a rede CNN, há 132 pessoas feridas - incluindo oito crianças. O "Boston Globe" diz que esse número é de 125.
Possível investigação terrorista
O FBI informou que a investigação do caso é criminal, mas que tem "potencial de ser uma investigação terrorista".
Segundo a CNN e a agência Reuters, autoridades estariam tratando o caso como "ato de terrorismo". Uma autoridade ouvida pela Reuters disse que é necessário descobrir se se trata de algum grupo nacional ou estrangeiro.
As explosões geraram uma cena de caos na cidade, com feridos e escombros pela rua e movimento de paramédicos. Por precaução, a agência de aviação civil dos EUA fechou o espaço aéreo sobre a região de Boston.
O incidente ocorreu no momento em que milhares de corredores terminavam a 117ª edicão da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897. Muitas pessoas estavam no local, em clima festivo, esperando pela chegada dos corredores.
Uma rádio local informou que a primeira explosão ocorreu perto de uma loja de equipamentos esportivos e a outra próximo a uma arquibancada. Segunda a TV CBS, as duas explosões foram quase simultâneas. Elas teriam ocorrido por volta das 14h45 locais (15h45 de Brasília), na Boylston Street, altura do número 673, de acordo com uma repórter da WBZ-TV.
Testemunhas falam ter visto feridos graves, com membros amputados, e muito sangue.
A prova deste ano era disputada por pelo menos 131 corredores brasileiros. O Itamaraty afirmou que não há registro de vítimas brasileiras.
Um porta-voz do evento disse a jornalistas que o hotel que servia como sede da maratona foi bloqueado após a explosão e que ninguém teria permissão de sair ou entrar do prédio.
O canadense Mike Mitchell, de Vancouver, um atleta que terminou a maratona disse que estava olhando para trás na linha de chegada e viu uma "explosão enorme". A fumaça subiu 15 metros, disse Mitchell. As pessoas começaram a correr e gritar após ouvirem o barulho, acrescentou. "Todo mundo está assustado", disse Mitchell.
Terceira explosão
A polícia também havia informado que uma terceira explosão atingiu a Biblioteca e Museu Presidencial JFK, também em Boston, a 5 quilômetros do local da maratona. Rachel Day, porta-voz da biblioteca, disse que houve um incêndio no local, mas sem feridos.
Segundo a polícia, esta explosão não estava relacionada com as ocorridas na maratona. O comissário de polícia Ed Harris disse que não havia nenhuma ameaça anterior aos incidentes. Ele negou boatos da imprensa de que um suspeito estaria sob custódia da polícia, mas disse que vários suspeitos estão sendo interrogados.
Os policiais também pediram que a população não se reúna em grupos e que procure se manter em suas casas.
Nova York em alerta
O departamento de polícia de Nova York aumentou a segurança nos principais marcos turísticos de Manhattan, incluindo áreas próximas de importantes hotéis, em resposta ao incidente em Boston, disse o vice-comissário da polícia local, Paul Browne. Browne afirmou à Reuters que a polícia de Nova York estava enviando veículos de contra-terrorismo para toda a cidade.
Capital
A polícia da capital, Washington, também aumentou o nível de segurança. Um cordão de isolamento foi posto em frente à Casa Branca, residência oficial do presidente
.

Polícia Militar apreende 50 kg de maconha durante blitz em Propriá


PMSE apreende 50 Kg de maconha na cidade de Propriá. (Foto: Sandoval Notícias)
Polícias do 2º Batalhão da Polícia Militar da cidade de Propriá apreenderam mais de 50 Kg de maconha em uma blitz de rotina na divisa entre Sergipe e Alagoas. Segundo a polícia, o motorista, Rodrigo dos Santos Moura, de 28 anos, estava transportando a droga e não esboçou qualquer reação durante a abordagem. O homem foi preso em flagrante e conduzido até a delegacia da cidade. O Fato ocorreu por volta das 16h do último sábado.
De acordo com os policiais, os 50 kg da droga prensada foram encontrados em meio a uma carga de ferragens no veículo. A polícia informou ainda, que a maconha estava dividida em vários pacotes, o que indica que o homem tinha conhecimento do material ilícito. Ainda segundo a polícia, os fiscais desconfiaram da carga e ao averiguar o veículo, se deparou com a droga no meio das ferragens. A maconha estava sendo transportada em um caminhão Mercedes Benz, ano 2012, de placa GYR 1516, de Alagoas. Com o condutor, os policiais apreenderam um celular da marca LG, que continham inúmeras mensagens com conteúdos que tratavam sobre a droga.
De acordo com o policial Magno, da 2º Batalhão, as investigações irão apontar o verdadeiro dono da carga, já que o motorista preso seria apenas o responsável por transportar o entorpecente. As imagens da droga não foram liberadas pela polícia.
Com informações adicionais do Portal Infonet

Primo da presidente do TRE assassinado a tiros de escopeta


No início da tarde deste domingo, em Cruz das Graças, maior povoado do município de Nossa Senhora Aparecida, Gileno e Gi, que são irmãos, assassinaram a tiros de escopeta José Antônio dos Santos, de 80 anos de idade.
Os dois irmãos usavam o som do carro em volume máximo, o que incomodou a vizinhança.
Antônio pediu por duas vezes que baixassem o som. Foi o bastante para que eles invadissem a casa da vítima e disparassem vários tiros de escopeta.
José Antônio era primo da desembargadora Aparecida Gama, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, e do juiz aposentado e ex-deputado estadual José Rivaldo.
Os dois irmãos fugiram.

A polícia já está tentando localizá-los

por NE NOTÍCIAS, da redação





Ex-advogado volta a dar golpe


Bruno Costa Souza, de 31 anos, tentou sacar dinheiro com documentos falsos, na cidade de Irecê (BA).
Por: JornaldaCidade.Net


O ex-advogado sergipano, Bruno Costa Souza, de 31 anos, está preso desde o último dia quatro, na cidade baiana de Irecê, por tentativa de estelionato. A polícia foi acionada quando o gerente da Caixa Econômica Federal, quando ele percebeu que Bruno tentava sacar R$ 150 mil em precatórios, usando documentos falsos. Bruno foi preso pelos crimes de estelionato e exercício ilegal da profissão – uma vez que teve a licença para advogar cassada aqui em Sergipe – e está à disposição da Justiça.
Em 22 de julho de 2011, o ex-advogado tentou passar dois aparelhos celulares e cinco carregadores para internos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), na cidade de São Cristóvão, Grande Aracaju. Bruno responde a mais de 30 procedimentos no Conselho de Ética e teve a licença de advogado cassada em julho do ano passado, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE).
Foto: Polícia Civil/BA

Som alto de veículo causa morte no interior do Estado


Também foi registrado uma morte por acidente de trânsito
(Foto: Arquivo Portal Infonet)
O idoso Antônio dos Santos, de 79 anos, foi morto a tiros no município de Nossa Senhora Aparecida após discussão por causa do som alto de um veículo.  Três homens invadiram a residência da vítima e realizaram dois disparos usando uma escopeta.
O crime aconteceu por volta das 14h do último domingo, 14, no povoado Cruz das Graças. Segundo o delegado Renato Santana de Oliveira, minutos antes do crime a vítima teria discutido com um parente dos autores dos disparos. “Após discussão, três homens invadiram a residência e efetuaram disparos contra a vítima. Já identificamos os autores e várias diligências estão sendo realizadas para localizar os acusados”, afirma o delegado.
Ainda segundo informações da polícia, a vítima teria efetuado um tapa no rosto do parente dos acusados o que teria motivado o crime. A discussão iniciou porque o senhor Antônio dos Santos se sentiu incomodado por causa do som alto de um veículo.
Outras ocorrências
O Instituto Médico Legal (IML) também registrou  uma morte por acidente de trânsito no município de Japoatã. O corpo do sexo masculino continua sem identificação no IML.
Fonte: Infonet

SMTT inicia operação contra carros e motos no Calçadão do Comércio


Fiscais da SMTT começaram operação no calçadãoFiscais da SMTT começaram operação no calçadão
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) começou, no início da noite desta segunda-feira (15), uma operação para fiscalizar e coibir o trânsito de veículos no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. A operação tem apoio da Polícia Militar.
Segundo o supervisor de fiscalização de trânsito, Alisson Lima, a ação é necessária após a constatação do grande fluxo de motos, carros e até caminhões que fazem a operação de carga e descarga após as 18 horas. “Além de cometer uma infração gravíssima ao transitar no calçadão, o motorista corre o risco de danificar um bem público”, disse Alisson Lima. 
    Durante o primeiro dia de operação, foram retirados dois carros e cinco motos. “A ação permanecerá por tempo indeterminado, até entendermos que houve conscientização da população”, falou o supervisor. 
Fonte:TNH1

Fusão entre PMN e PPS vai abrir “janelas” para a migração de políticos com mandato


Será na quarta-feira, 17, a realização do Congresso Extraordinário Nacional do PMN que deverá referendar a fusão com o PPS. A informação é do presidente estadual do PMN, Antonio Luiz, que estará presente em Brasília a este importante evento e acredita que a decisão tem cem por cento de possibilidade de ser aprovada.
Com essa fusão, abrem-se várias “janelas” para que políticos com mandatos possam migrar para o novo partido a ser formado com a fusão entre o PMN e o PPS, que inclusive já tem um nome, que é Mobilização Democrática (MD).
E mais: a troca de partido por esses políticos acontecerá sem que fiquem sujeitos às penas das regras que regem a fidelidade partidária. Em outras palavras, eles não correrão nenhum risco de perder o mandato.
Por conta disso, o presidente estadual do PMN, Antonio Luiz, diz que a partir da homologação definitiva da fusão entre o PMN e o PPS, em Sergipe “as portas estarão abertas para receber novos filiados que queiram ingressar no novo partido”.
O PPS já realizou seu congresso que referendou essa fusão, estabelecendo também que 14 estados serão comandados pelo partido e 13 pelo PMN. Sergipe ficou entre os que estarão sob o comando do PMN, que vai continuar sendo presidido por Antonio Luiz. O PPS ficou com o maior colégio eleitoral do país, o Estado de São Paulo. 
Por outro lado, a direção nacional do partido será dividida entre os atuais integrantes dos dois partidos, sendo que a presidência deverá ficar com o deputado federal Roberto Freire (PPS). Essa é uma decisão que vai ser referendada quando da realização de um encontro nacional entre os integrantes dos dois partidos. 

Fonte:Toni Alcântara 

Breve - Revista "COM TUDO"


A Região do baixo são Francisco AL ganhou um presente muito especial, inovador,
diversificado além de jovem. Nosso público é formado por idades variantes de 13 a 70 anos. É um projeto montado e trabalhado para interagir e mescla assuntos atuais, música e informação numa proposta descontraída.

O Com tudo tem um time de excelentes profissionais, contando com um link direto do Rio de Janeiro onde Rodrigo Assis conta às fofocas, baffos e barracos dos famosos. Todas as sextas-feiras os apresentadores entrevistam ao vivo artistas nacionalmente conhecidos. Os entrevistados são de altíssimo grau de conhecimento e popularidade um dos entrevistados foi o genial Augusto Cury que inclusive presenteou os apresentadores e os ouvintes do #ComTudo com livros autografados pelo mesmo!!

O programa ''COM TUDO'' é o programa da Revista Com Tudo, que será lançada em maio em uma super festa na bela Penedo!! Os apresentadores Lucas Guimarães, Claudia Helena Tavares e Carlinhos Maia são conhecidos por sua versatilidade e comunicação com os ouvintes do programa Com tudo na farol melodia (106,3)

Fonte: Carlinhos Maia

terça-feira, 2 de abril de 2013

Presidente da Fames lamenta prorrogação da redução de IPI


No último sábado (30), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo federal desistiu de elevar novamente a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis que aconteceria a partir do mês de abril. O prefeito de Monte Alegre e presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Antônio Rodrigues (“Tonhão” – PSC), lamentou a decisão.

“Com essa medida, as alíquotas do IPI para os carros permanecem no atual patamar até o fim deste ano. Mesmo assim, o tributo ainda seguirá em um patamar acima do estava sendo cobrado no fim de 2012, o que causa um impacto direto nas contas dos municípios. A crise econômica já é intensa, e com a prorrogação, os municípios brasileiros vão continuar sendo prejudicados no valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é repassado mensalmente”, explica Tonhão, lembrando que o FPM é constituído por parte da arrecadação do IPI e do Imposto de Renda (IR).

O governo informou ainda que a iniciativa busca estimular não somente o setor automotivo, classificado como "um dos principais motores da economia", mas também "toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios". Entre 2008 e 2010, o governo já havia baixado o IPI para incentivar a venda de veículos e estimular a atividade durante a primeira etapa da crise financeira internacional.

No ano passado, a estratégia se repetiu e agora o imposto estava retornando aos poucos ao normal. Segundo o governo, a medida representa uma renúncia fiscal adicional (recursos que deixarão de ser arrecadados) de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro de 2013 em relação ao que já estava programado. Diante dessa situação, Tonhão sugere que o Governo Federal faça uma compensação, repondo os recursos da desoneração. "Assim, as prefeituras não ficarão em desvantagem por causa de um setor da economia", justifica. 

Fonte:TDantas

Salário de Déda é maior que o de SP e RJ





Entre os governadores, Marcelo Déda tem o sétimo maior salário do País.
O sergipano tem salário superior ao dos governadores de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
Veja o levantamento:
Posição
Estado
Governador
Salário*

PR
Beto Richa (PSDB)
R$ 26.723,13
                                           
RR
Anchieta Júnior (PSDB)
R$ 26.700,00

DF
Agnelo Queiroz (PT)
R$ 26.055,06

MS
André Puccinelli (PMDB)
R$ 25.444,09

PA
Simão Jatene (PSDB)
R$ 25.323,54

AC
Tião Viana (PT)
R$ 25.323,51

SE
Marcelo Déda (PT)
R$ 24.117,62

AP
Camilo Capiberibe (PSB)
R$ 24.117,62

TO
Siqueira Campos (PSDB)
R$ 24.117,00

10º
PB
Ricardo Coutinho (PSB)
R$ 23.500,82

11º
RO
Confúcio Moura (PMDB)
R$ 23.052,31

12º
SP
Geraldo Alckmin (PSDB)
R$ 20.662,00

12º
RJ
Sérgio Cabral (PMDB)
R$ 20.662,00

14º
GO
Marconi Perillo (PSDB)
R$ 20.042,00

15º
AL
Teotônio Vilela Filho (PSDB)
R$ 19.657,69

16º
ES
Renato Casagrande (PSB)
R$ 18.600

17º
BA
Jaques Wagner (PT)
R$ 18.299,00

18º
RS
Tarso Genro (PT)
R$ 17.347,14

19º
AM
Omar Aziz (PSD)
R$ 17.128,80

20º
PI
Wilson Martins (PSB)
R$ 16.500,00

21º
MT
Silval Barbosa (PMDB)
R$ 15.982,78

22º
MA
Roseana Sarney (PMDB)
R$ 15.409,95

23º
SC
Raimundo Colombo (PSD)
R$ 15.000,00

24º
CE
Cid Gomes (PSB)
R$ 14.895,07

25º
RN
Rosalba Ciarlini (DEM)
R$ 11.661,00
                    
26º
MG
Antônio Anastasia (PSDB)
R$ 10.500,00

27º
PE
Eduardo Campos (PSB)
R$ 9.600,00

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Deputado nega acordo entre o DEM e o PT


por ALESE, ascom

O vice-líder da bancada de oposição, na Assembleia, deputado estadual Augusto Bezerra, disse nesta segunda-feira que os jornais têm publicado notícias afirmando que há discussões sobre um possível acordo entre o PT e o DEM. Segundo ele, o deputado federal Rogério Carvalho disse a um jornal que não existem condições para a aliança, e rebateu afirmando que o DEM nunca falou em acordo com o PT. “O Democrata tem uma linha diferente de fazer política. Aracaju e Salvador entenderam a linha do partido e derrotaram o PT, deram respostas porque o povo não quer discurso, quer quem sabe trabalhar”.
De acordo com Bezerra, o deputado do PT disse que é totalmente contra a coligação, mas ele assegurou que o DEM também é contra e nunca passou pela cabeça do Democrata uma aliança com os petistas. O vice-líder da oposição disse que não se pode misturar entendimento administrativo com aliança política, referindo-se ao apoio da oposição na Assembleia ao Proinveste e nos entendimentos entre João Alves e Marcelo Déda. “Treze deputados dessa Casa disseram que votarão a favor do Proinveste se tiver amarradas as obras no projeto, e até hoje o Proinveste não chegou. Não sei por que essa demora. Disseram que quem atrapalhava era a oposição e até agora nada”.
Bezerra disse ainda que quem relacionou as obras foi o governador, os deputados apenas disseram que votam se as obras, estruturantes, vier ‘amarradas no projeto’. “Não existe nenhuma possibilidade que esse entendimento passe a ser eleitoral, teremos candidatos diferentes para presidente e para governador”, lembrou. O deputado acredita que foi elegante o governador decidir mostrar para Joao Alves o Proinveste antes de encaminhar para a Assembleia. “Ele (Déda) levou João Alves para Brasília junto a ministros. Isso mostra que quem ama Sergipe ama Aracaju, o desenvolvimento deve ir para a capital e para todos os municípios”.
O líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca, disse que comunga com a mesma ideia. “Os entendimentos foram administrativos feitos por dois homens públicos que fazem política de forma civilizada, em determinados momentos é bom para Sergipe e para a capital esse entendimento político. O governador solicitou diálogo com a oposição, foi aceito, foi aberto e agora nos aguardamos o Proinveste. Uma coligação nunca foi discutida e nem cogitado, pelo menos no nosso grupo”, declarou.
Venâncio Fonseca, ainda em seu aparte ao colega, disse que figuras como a esposa do ex-prefeito de Propriá, Paulo Britto, não podem estar no projeto político do prefeito João Alves Filho. “Ele não vai corrigir nunca os desmandos que estão na saúde com esse tipo de assessora. Se quer continuar desse jeito, vai ter dificuldades para corrigir, com certeza, tem muitos amigos de João Alves que são capacitados para defender o projeto dele porque acreditam na capacidade dele”.

Opinião de NE Notícias

Não há acordo político entre inimigos históricos que seja aprovado pela maioria do eleitorado.
Alimentar a ilusão de uma aliança entre o PT e o DEM é jogar para os adversários, pensando estar preparando um gol de placa.
O entendimento de hoje entre Marcelo Déda (PT) e João Alves (DEM) serve, administrativamente, ao democrata, mas não interessa a nenhum dos dois.

Escola de educação infantil mudança de endereço

Escola Municipal de Educação Infantil Padre Luiz Henrique. Na manhã de hoje, 01/04/13 O
Prefeito de Propriá José Américo Lima acompanhado de sua Vice prefeita Josilene Lima (Ninha da Feira) e secretária de educação Maria Aragão, estiveram na inauguração das novas instalações da Escola Municipal de Educação Infantil Padre Luiz Henrique.

 Antes a escola funcionava na Rua do América e com o tempo e aumento da demanda e atividade dos alunos, a estrutura não mais se adequava a realidade escolar, visto que os alunos necessitavam de um local mais espaçoso. 

A diretora da escola, Senhora Silvia também esteve presente e falou de sua alegria ao ter esse sonho realizado, em poder ver as crianças correndo nos corredores do novo ambiente com espaço suficiente pra tal. A escola está funcionando na Rua Monsenhor José Curvelo, próximo ao colégio Diocesano e atenderá as necessidades da comunidade, acrescenta o professor Glaedson Novais.

 A educação de Propriá está em boas mãos já que com a presença da nova diretora Maria Aragão tem sido desenvolvida palestras, curso de formação continuada específica para os professores, além de aquisição de material didático pedagógico dentre outros.

Veja como fazer a declaração do IR 2013 pelo celular ou tablet


Receita Federal lançou aplicativo para dispositivos iOs e Android. Especialista aponta limitações do aplicativo do Fisco.

Do G1, em São Paulo

Tela do aplicativo da Receita (Foto: Reprodução)Tela do aplicativo da Receita (Foto: Reprodução)
A Secretaria da Receita Federal lançou nesta segunda-feira (1º) o aplicativo "Pessoa Física" para smartphones e tablets com o sistemas operacionais iOS (usado nos dispositivos da Apple, como iPhone e iPad) e Android (do Google, usado na maioria dos celulares e tablets). A novidade, de acordo com a Receita, é permitir que a declaração seja preenchida e enviada de modo rápido pelos usuários.
A entrega das declarações feitas pelo celular ocorrerão a partir desta segunda-feira até o dia 30 de abril. A Receita estima que cerca de 5 milhões de contribuintes vão poder usar o aplicativo para fazer a declaração neste ano.
O consultor de imposto de renda Antonio Teixeira, disse ao G1 que os usuários que podem usar o aplicativo móvel são os que "farão a declaração simplificada" e que têm "uma fonte pagadora e não têm bens para declarar". Já quem possui aplicações financeiras e muitos bens a declarar, "melhor é fazer pelo PC".
“É uma versão muito simplória. É apenas para quem tem uma fonte pagadora, onde se tem o CNPJ, o valor do rendimento tributável, valor do imposto na fonte e 13º." Segundo Teixeira, o programa é seguro de ser usado.
"Quem tiver aplicações financeiras não pode fazer a declaração por celular. Quem recebe de pessoa física também. Empregada doméstica com carteira registrada não pode declarar pelo smartphone por conta dos limites do aplicativo impostos pela Receita Federal". Segundo Teixeira, nem mesmo conta poupança pode ser declarada.
Ao baixar o aplicativo gratuito "Pessoa Física" no smartphone, o que deve ser feito nas lojas virtuais dos aparelhos (clique aqui para baixar no iPhone e aqui para baixar nos celulares com Android), seu ícone aparecerá na tela inicial do aparelho ou na tela de aplicativos dele – no caso dos celulares com Android. Nele, o usuário poderá consultar restituições, a situação do CPF, fazer o cálculo e ver dicas de como calcular o imposto e receber orientações básicas.
Ao clicar na opção "m-IRPF", o usuário é levado para uma página de web onde pode iniciar a declaração do Imposto de Renda, indicando o número do CPF e digitando um código que aparece na página. Muitas vezes, durante o teste realizado pelo G1, o código não foi "entendido" pelo sistema e o procedimento teve que ser reiniciado.
Mesmo com o aplicativo não permitindo importar dados das declarações anteriores, ele exige colocar o número do recibo da declaração entregue em 2012, permitindo à Receita buscar os dados do ano anterior.
Entretanto, quem precisa atualizar estes dados, usando o arquivo da declaração anterior, não poderá usar o smartphone para fazer a declaração. Vale lembrar, também que, durante os testes realizados pelo G1, ao ficar muito tempo em uso, a conexão do programa caiu e todo o processo teve que ser reiniciado.
Como declarar
m-IRPF' (Foto: Reprodução)
1 - Ao acessar a página após preencher o CPF e o código, e confirmar os termos de uso do aplicativo, o usuário deve preencher dados de identificação, como nome completo, data de nascimento e endereço.

Tocando no "V" no topo da tela, o usuário passa para a próxima seção do preenchimento da declaração;
Barra na área inferior da tela permite acesso à outras áreas do m-IRPF (Foto: Reprodução)Barra na área inferior da tela permite acesso à outras
áreas do m-IRPF (Foto: Reprodução)

2 - Ao clicar no ícone na parte inferior da tela à esquerda, o usuário pode mudar de área do preencimento da declaração. Na segunda opção, da esquerda para a direita, o usuário deve inserir informações de dependentes e alimentandos. Deve-se tocar no botão "+" no canto superior direito da tela para adicionar dependentes;
tela de rendimentos do m-IRPF (Foto: Reprodução)Para adicionar rendimentos, basta tocar no ícone '+'
É possível selecionar o tipo de rendimento ao tocar no botão '+' (Foto: Reprodução)É possível selecionar o tipo de rendimento ao tocar no botão '+' (Foto: Reprodução)

3 - Os dados de rendimentos do usuário devem ser colocados na opção do meio, que aparece na parte inferior da tela.

Ao tocar no botão "+", o usuário é levado para opções para adicionar rendimentos como "rendimentos tributáveis de pessoa jurídica" e "rendimentos identos e não tributáveis";
m-irpfr pagamentos (Foto: Reprodução)
4 - Na opção "pagamentos" (segundo ícone na parte inferior da tela, da direita para a esquerda), é possível inserir pagamentos que o usuários fez para dentistas e médicos, por exemplo;
m-irpf bens e direitos (Foto: Reprodução)

5 - Na área mais à direita da barra na parte inferior, o usuário acessa a área de "Bens e Direitos".

Ao tocar no símbolo "+", a página oferece áreas para inserir as informações;
parte final declaração m-irpf (Foto: Reprodução)
6 - Ao concluir a declaração, o usuário deve tocar na letra "V" no centro da barra que aparece na tela inferior. 

É possível selecionar a opção entre "desconto simplificado" e "deduções legais".

Após conferir os dados, basta clicar no botão "Transmitir" – deve-se rolar a página para baixo – para enviar os dados para a Receita Federal.

 
Vantagens de fazer pelo celular
De acordo com a Receita Federal, ao inserir o CPF no início da declaração móvel, o preenchimento de algumas áreas da declaração é automático, com dados sendo puxados do banco de dados do órgão. O usuário pode ainda salvar a declaração em rascunho – sem enviá-la –, armazená-la na nuvem e terminar o preenchimento em outro dispositivo.
Limitações da declaração pelo celular
Entretanto, nem todos podem realizar a declaração pela versão para celulares e há uma página em que a Receita Federal explica detalhes destas limitações (clique aqui para acessar).
O aplicativo não permite importar dados da declaração anterior, que ficam armazenados no computador onde os dados foram transmitidos para a Receita Federal. O usuário também não pode imprimir a declaração (a Receita indica armazenar esta declaração e imprimir ao enviar estes dados do celular para um PC) e não é possível salvar a declaração depois que ela for transmitida.
Pessoas físicas com rendimentos tributáveis recebidos do exterior, com exigibilidade suspensa, rendimentos recebidos acumuladamente (RRA), sujeitos a tributação exclusiva, que têm lucros e dividendos recebidos do titular e dos dependentes, que têm pensão ou bolsas de estudo devem fazer a declaração no PC
.

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...