terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pirambu: prefeitura vai reconstruir orla do município


Defesa Civil orienta moradores a ficar atentos à maré

Pirambu: erosão será contida com pedras(Foto: Cássia Santana/Arquivo Infonet)
A prefeitura de Pirambu pretende iniciar obras em breve para erguer um molhe de pedras na orla para impedir o avanço do mar sobre a pista. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação, a Secretaria de Obras já iniciou entendimentos com a iniciativa privada para fazer o orçamento e os levantamentos necessários para erguer uma espécie de muro de contenção à base de grandes pedras.

Esta foi alternativa encontrada pela equipe da Defesa Civil Estadual, durante visitas técnicas realizadas ao município com o objetivo de conhecer o problema de perto. Mas o coronel Gilfran Matheus, secretário executivo da Defesa Civil Estadual, adverte que esta será apenas uma medida paliativa. No entanto, para controlar efetivamente o problema, segundo o coronel, é necessário a elaboração de um projeto com especificações técnicas. “Um projeto detalhado e aprofundado”, enaltece.

A prefeitura já acatou a orientação da Defesa Civil, segundo o secretário Marcos Aurélio, da Comunicação. “A prefeitura já pediu orçamento e arcará com todas as despesas para construir a calçada de pedras”, diz Marco Aurélio. O secretário também reconhece que esta ação específica não será suficiente para solucionar o problema. “Paralelamente, o prefeito fará a contratação de um projeto de engenharia e irá a Brasília buscar recursos junto aos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional para executá-lo”, assegura Marco Aurélio.

Na visita que fez ao município, a equipe da Defesa Civil Estadual também conversou com moradores e orientou para que todos ficassem atentos, observando o ciclo de maré e em constante sintonia com os alertas emitidos pela Marinha.
Defesa Civil Municipal

Pirambu figura entre os 21 municípios que não possuem estrutura da Defesa Civil Municipal. Mas a realidade é outra. Segundo o secretário Marco Aurélio, a nova gestão encontrou a lei municipal que institui a Defesa Civil no âmbito do município, mas efetivamente o órgão não havia sido instituído.

Amparado pela lei municipal, o prefeito Élio Martins (PSC) já nomeou André Maciel para ocupar o cargo, que acumulará com a função de secretário municipal de Agricultura e Pesca.

Por Cássia Santana

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...