terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Zico, sobre vitória nas eleições: 'Vão revigorar Fla e devolver credibilidade'


Ovacionado, Galinho se coloca à disposição para ajudar como consultor e diz que não duvidou do carinho da torcida: 'Três ou quatro não me queriam'

Por Márcio MaráRio de Janeiro
Desde a chegada à Gávea para votar na Chapa Azul que apoiou no pleito presidencial do Flamengo, o eleitor Artur Antunes Coimbra viveu os dias mais intensos dos tempos de Zico (assista no vídeo). Ovacionado, espremido nos cantos para dar autógrafos e cumprimentar os sócios que jamais deixaram de ser seus fãs, ouviu bastante a velha música "Ei, ei, ei, o Zico é nosso Rei". Parecia estar de novo no Maracanã. E, dessa vez, as poucas vozes de insatisfação que teve na carreira de jogador e de dirigente se calaram. Após a eleição que tira do comando do clube a diretoria com a qual trabalhou como diretor de futebol na temporada de 2010, Zico volta a sorrir na casa que chegou a ser sua primeira nos tempos de atleta profissional. Ao se colocar à disposição para ajudar como consultor, o eterno camisa 10 garante: os sócios que escolheram o presidente eleito Eduardo Bandeira de Mello e sua equipe não vão se arrepender.
- Eu não apoiei essa diretoria que venceu única e exclusivamente para tirar essas pessoas de lá. Eu apoio com convicção pessoas em quem eu acredito. Eles, inclusive, queriam me ajudar no tempo em que eu estava lá. Vão encontrar dificuldades, estou certo, mas têm inteligência suficiente para fazer o melhor para o Flamengo. Não tenho dúvida de que vão revigorar o Flamengo e recuperar a credibilidade para conseguir receita.
Não quero ser o dono da verdade. E o bom é que com essas pessoas você pode debater. Vão fazer um conselho gestor. E alguns da oposição ainda queriam dizer que eles não são de frequentar arquibancada"
Zico
Com a nova diretoria, Zico será uma espécie de conselheiro. Garante que não terá cargo algum. Quer dedicar mais tempo à família. Mas terá liberdade para dar sua opinião e ajudar os amigos que terão a responsabilidade de conduzir o clube nos próximos três anos.

- Não quero ser o dono da verdade. E o bom é que com essas pessoas você pode debater. Vão fazer um conselho gestor. E alguns da oposição ainda queriam dizer que eles não são de frequentar arquibancada, fizeram mil coisas para tentar mostrar que eles não eram rubro-negros torcedores...
Zico eleições Flamengo  (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Zico é saudado por torcedores antes de votar na Gávea (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)
O maior ídolo da história do Flamengo jamais teve dúvida do carinho da torcida rubro-negra, que sempre o apoiou nas mídias sociais e aparições Brasil afora após sua saída do clube em 2010. E, agora, acredita que vai voltar a sorrir ao frequentar a Gávea.
- Nunca tive dúvidas disso, desse carinho todo. Jamais deixei de receber apoio da torcida rubro-negra. Eram apenas uns três ou quatro sem voz que não me queriam no clube.  Nunca tive essa preocupação. Quem é Flamengo sabe disso. O problema é o seguinte: quando há pessoas que representam a entidade e duvidam da sua integridade, não posso aceitar e conviver com isso. Atacaram a minha família. Se queriam dizer que eu fui mal como dirigente, que falhei, tudo bem. Mas querer atacar a minha integridade, isso eu não podia admitir. E não foi um zé ninguém no clube. Se naquele período tivesse que entrar com uma ação, seria contra o clube. Olha só que coisa... Meu problema nunca foi com o Flamengo torcida.
Zico lembra que, nesse período, jamais deixou de contar com alguns amigos importantes, alguns inclusive da Chapa Azul. Um deles é o presidente da Sky, Luís Eduardo Baptista, que manteve o Galinho de Quintino como garoto-propaganda da empresa de TV por assinatura.
Se queriam dizer que fui mal como dirigente, que falhei, tudo bem. Mas querer atacar a minha integridade, isso eu não podia admitir. E não foi um zé ninguém no clube"
Zico
- Ele podia ter cortado e rompido a relação. Acreditou em mim, usufruiu da minha imagem, jamais duvidou da minha integridade. Tenho amizade até hoje com ele. E garanto que vai ser muito importante no marketing do clube. É só ver o que o cara fez com a Sky até hoje, o que representa a empresa.
Zico sonha ver um craque com a camisa rubro-negra, mas, ao ser perguntado qual jogador queria que fosse contratado, deu, com largo sorriso e pequena reclamação com a insistência, aquele velho drible dos tempos em que conduzia o Flamengo à penca de títulos nos anos 70 e 80.
- Isso eu não digo de jeito nenhum!
Bandeira de Mello prepara convite ao ídolo
Presidente eleito do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello revelou logo depois da eleição desta segunda-feira que vai convidar Zico para exercer um cargo remunerado no clube. Integrantes da chapa vencedora vão procurar o Galinho nos próximos dias.
- Queremos o Zico como inspiração. Na última vez em que sentamos para conversar, ele ainda era treinador do Iraque. Agora, vamos consultá-lo, saber se interessa a ele trabalhar como profissional do Flamengo. Não sei, ele pode ter outros compromissos, mas seria muito bom tê-lo como profissional - disse Bandeira de Mello.
Na última vez em que sentamos para conversar, ele (Zico) ainda
era treinador do Iraque. Agora, vamos consultá-lo, saber se interessa a ele trabalhar como profissional do Flamengo"
Eduardo Bandeira de Mello
Inicialmente, porém, Zico pretende ajudar apenas como consultor, conforme revelou em nota publicada em seu site oficial no fim da noite desta segunda-feira. O ídolo elogiou o clima democrático vivido durante o dia de eleição na Gávea e destacou a importância de o grupo vencedor começar a trabalhar imediatamente.
- O momento agora é de unir todos os esforços e pensar em como profissionalizar o Flamengo. Estou à disposição como consultor, apoiando com a minha opinião como sempre fiz. (...) O grande desafio, na minha opinião, é colocar o futebol num caminho que possa obter resultados. Tenho muito respeito pelos outros esportes, acho que eles são fundamentais para um clube como o Flamengo, mas o que vai garantir a mudança é ter um futebol muito forte - disse o Galinho na nota publicada em seu site.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...