domingo, 2 de dezembro de 2012

'Garota Desastre' é celebridade das catástrofes; conheça o meme


A "Garota Desastre" – ou "Disaster Girl", seu título original – é um meme baseado na foto de uma menina que sorri "diabolicamente" enquanto uma casa está pegando fogo, passando a impressão de que ela é a responsável pelo incêndio. A partir desta imagem, os internautas começaram a fazer montagens com a garota em fotografias de grandes catástrofes, de maneira similar à do meme Nana Gouvêa, que "explodiu" em outubro.
Foto que originou o meme Garota Disastre (Foto: Reprodução)
Foto que originou o meme 'Garota Disastre' (Foto: Reprodução/Know Your Meme)
A protagonista do viral chama-se Zoe. Apesar de aparentar um acidente, as chamas eram apenas parte de um treinamento de perfuração do corpo de bombeiros local. O exercício aconteceu a duas quadras da casa da criança, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Ao observar o treino, o pai da menina, Dave Roth, chamou a filha para tirar a foto e acabou criando um dos memes mais populares da web.
Montagem com alguns memes criados com a 'Garota Desastre' (Foto: Reprodução) (Foto: Montagem com alguns memes criados com a 'Garota Desastre' (Foto: Reprodução))Montagem com alguns memes criados com a 'Garota Desastre' (Foto: Reprodução/Know Your Meme)
O episódio ocorreu em janeiro de 2004, mas foi só em 2007 que o fotógrafo fez o upload da imagem com a legenda “Firestarter” (algo como causador do fogo, em tradução livre). Ela não recebeu muita atenção até novembro do mesmo ano, quando Roth submeteu a foto a uma competição organizada pela "JPG Magazine" na categoria "captura de emoção".
O retrato foi selecionado e publicado na edição de fevereiro/março de 2008. Em novembro, o post da revista com esta foto já havia registrado 95 mil visualizações. Mas foi a partir da divulgação no site BuzzFeed, em outubro de 2008, que Zoe se tornou uma celebridade dos desastres. Desde então, seu rosto já estampou inúmeros acidentes, como a explosão da bomba de Hiroshima, o pouso forçado do avião da US Airways no rio Hudson e o naufrágio do Titanic.

Nenhum comentário:

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...