Plenária do Comitê do São Francisco discutirá questões da Bacia em Penedo


Vista de Penedo a partir do Rio São Francisco
A histórica cidade de Penedo será sede a partir desta terça-feira, 27, da XXII reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF. O município já sediou o evento em 2002, oportunidade em que contou com a presença do vice-presidente José Alencar e dos então Ministros Ciro Gomes e Marina Silva.
 
Na oportunidade diversas empresas usuárias de água, representantes do poder público federal, estadual e municipal, sociedade civil, além de universidades, comunidades quilombolas e povos indígenas participarão da plenária que tem o objetivo de discutir questões atuais, relacionadas com a vida da bacia e do rio São Francisco, a exemplo do processo de renovação das concessões e do licenciamento para a operação das grandes usinas hidroelétricas, de que trata a Medida Provisória – MP 579/2012, em tramitação no Congresso. O tema será objeto de duas apresentações, por parte do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

De acordo com o secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, cerca de 300 autoridades estarão participando do evento, lembrando que o evento é aberto a toda população, sendo dado direito a voz e voto somente aos membros do Comitê do CBHSF. “Discussões importantes serão travadas durante essa plenária que acontece durante essa semana aqui em Penedo. É importante que a comunidade tenha conhecimento das ações atuais do programa de revitalização do Rio São Francisco, um dos focos do nosso evento”, declarou Maciel.

A programação da plenária abrange três dias, entre 27 e 29 de novembro. A abertura acontecerá na noite de terça-feira (27/11) com as presenças do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Francisco Gaetani, do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do ministério, Pedro Wilson Guimarães, do presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Vicente Andreu Guillo, do presidente da Codevasf, Elmo Vaz. Também estão confirmadas as presenças dos secretários de meio ambiente de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Durante o dia 27, antes da abertura, acontecerá a V Oficina de Acompanhamento do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, promovida pelo MMA, para a discussão do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – PRSF. Reunindo 15 órgãos públicos federais, a oficina demarcará a retomada das atividades do Conselho Gestor do programa, que passará a incorporar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
 
por Redação com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja a relação de aprovados no Exame da Ordem em Sergipe

Caminhão furtado em Porto Real do Colégio é recuperado em Propriá/SE

ORIGEM DE PROPRIÁ - SE