sábado, 8 de setembro de 2012

Fanfarra Polivalente " Propriá/SE"


Por: Prof. Élder Melo de Oliveira

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, o verbete cidadão tem os seguintes significados:

1       habitante da cidade
2       indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos garantidos pelo mesmo Estado e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos
2.1  aquele que goza de direitos constitucionais e respeita as liberdades democráticas
2.2  título honorífico concedido por uma cidade (ou outra unidade de um país) a alguém a ela vinculado por realizações, serviços, laços culturais ou afetivos etc., e que é natural de outro lugar
2.3  aquele que recebe esse título
 
Mas, de acordo com a população de Propriá, ser cidadão é ser consciente dos seus direitos e fazer valê-los perante a sociedade, portanto, ser cidadão é ser que nem os Fanfarristas Polivalentes.

O Desfile Cívico de 2012, do município de Propriá, entrou para a história. Neste ano, por uma decisão unilateral do diretor, que não respeitou as tradições da Instituição de Ensino que dirige, deixou a escola, que causa a maior expectativa na população, fora do desfile. O Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, que participa há 28 anos, não pôde comparecer pela primeira vez, desde a sua formação.

Fazendo valer dos seus direitos, os componentes da Banda de Fanfarras Polivalente, Professores(as) e alunos(as) do referido Colégio, resolveram realizar uma manifestação de repúdio a essa resolução diretiva. Muitos pensaram que não iria ninguém. Muitos pensaram que iria imperar a baderna. Muitos pensaram que haveria fundo político. Na verdade, o que se sucedeu foi a expressão exata da cidadania.

No caminho dos manifestantes, só aconteceram aplausos. O apoio da população foi incondicional, pois todos já sabiam de toda a verdade. Os integrantes do grupo manifesto, em momento nenhum, gritaram palavras de ordem, a não ser palavras do tipo: AGUARDEM, POLI, O POLI CHEGOU.

A Polícia Militar foi de uma hombridade sem tamanho. Acompanhou a manifestação por boa parte do percurso, fazendo com que os direitos dos manifestantes fossem garantidos. Quanto à Organização do desfile, não incentivou a ação, mas também garantiu o direito do protesto.

Mais uma vez, a Banda de Fanfarra Simples Polivalente inovou a forma de se fazer presente. Parabéns a todos os que fazem essa tão prestigiosa banda. Que todos os jovens da cidade, espelhem-se e não desistam de lutar por seus sonhos.

2 comentários:

naza disse...

Estão de parabéns todos que fizeram parte desse manisfesto,se os cargos de diretores de colégios fosse por eleição popular e não por influência politica o mundo seria muito melhor!!!Mais infelizmente a mesma move o mundo ao invés da educação.Nazaré

Katlen disse...

Bom texto :)

Ações do Governo Federal.

  1- Liberado o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó. Com a liberação parcial do viaduto, não será...