Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2011

Propriá comemora mais de 500 anos do Rio São Francisco

Imagem
A Prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) vão realizar extensa programação nos dias 03 e 04 de outubro, em comemoração aos 510 anos de descobrimento do Rio São Francisco. Na segunda-feira, (03), acontecerá uma palestra na sede da Sociedade Semear, de cunho ambiental e sobre o Programa de Revitalização da Bacia do Francisco. Este evento será direcionado, principalmente, a estudantes, professores e dirigentes de escolas.
Confira a Programação;
Segunda-feira 03/10/2011
- 09h - Palestra na sede da sociedade SEMEAR, de cunho ambiental e sobre o Programa de Revitalização da Bacia do Francisco, para estudantes, professores e dirigentes de escolas;
Terça-feira 04/10/2011
- 09h – Plantio de 100(cem) mudas de espécies nativas da região, na Praça Fausto Cardoso e outros pontos da cidade; - 10h - realização de peixamento no Rio São Francisco; - 10h30min -apresentação d…

Obra da 2ª Etapa da Orla Ribeirinha de Propriá

Imagem
2ª ETAPA DA REVITALIZAÇÃO DA ORLA RIBEIRINHA DE PROPRIÁ- SERGIPE

Quase 90 dias e a obra da orla ribeirinha esta a passos de tartaruga.


Agora vejam a quantidade de pessoas que estão trabalhando nessa bela obra de revitalização. Quatro "trabalhadores" 02 estão sentados e 02 acho que pensando o que fazer para passar o tempo. Essa obra vai longe viu!!!










Sera que essa obra vai acabar em 150 dias, é o mais interessante e que as placas de obras do Gov. Federal não tem INICIO da Obra nem FINAL da Obra " Somente Prazo de Execução" 150 dias. E o valor, para até agora trocar somente os meios fios.



Quem e que fiscaliza essa obra?  Quem e o responsável por essa obra? O poder executivo esta fiscalizando essa obra? Seu andamento? 








Fonte/Foto:Gazeta de Propriá

Propriá: prefeito apoia programa “Aprende Brasil”

Imagem
O prefeito José Américo (PSC) participou, nesta última quinta-feira (22), de encontro promovido pela Editora Positivo, através da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), com prefeitos e representantes municipais sergipanos. O evento aconteceu no Celi Hotel e teve como objetivo apresentar soluções pedagógicas para a Educação Pública do Estado de Sergipe. José Américo demonstrou-se satisfeito em marcar presença num encontro de extrema importância para a sociedade sergipana. “Assim que eu assumi a prefeitura de Propriá, tive uma reunião com a secretária de Educação e disse a ela que eu ia fazer de tudo pela Educação e investir no setor, a fim de promover melhorias na minha cidade”, confidenciou José Américo. O presidente da FAMES, Ricardo Roriz, agradeceu a presença dos prefeitos presentes no evento e reforçou que o engajamento de todos no desenvolvimento da Educação Pública é fundamental. 
Fonte/Autor: COCS/Propriá

São Francisco: zoneamento será concluído hoje

Imagem
Doze municípios alagoanos são banhados pelo Rio São Francisco.



A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), conclui nesta quinta-feira, 22, o Zoneamento Econômico com Enfoque para o Turismo em 12 municípios alagoanos banhados pelo Rio São Francisco. A ação, que começou na última segunda-feira, em Piaçabuçu, faz parte do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade Ambiental do São Francisco, e contempla aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais com base na metodologia de zoneamento ecológico-econômico focado no turismo. De acordo com a diretora de Destinos e Produtos da Setur, Sandra Villanova, o zoneamento está sendo efetivado com a participação de técnicos do órgão oficial de turismo, do IMA e de outras pessoas contratadas para esse trabalho. A diretora acrescenta que foram contemplados com o zonea…

Foi dada a largada para XXV Encontro Cultural de Propriá

Os encontros e festivais de cultura e arte de Sergipe, sem exceção, tem sua programação, dinâmica de realização e estrutura e caráter de seu conteúdo definidos de cima para baixo, ou no máximo pelo alto staff dos prefeitos municipais. Na cidade de Propriá, desde que foi encampado pelo poder público municipal, o Encontro Cultural seguia esta mesma tendência e nem sempre (para não dizer nunca) refletia os reais anseios da sociedade ribeirinha. Habilidoso, sintonizado com o setor cultural, o prefeito José Américo Lima (PSC) ao decidir pelo retorno do Encontro Cultural, determinou (seria melhor dizer delegou poderes) ao novo secretário municipal de Cultura e Meio Ambiente, José Alberto Amorim (PT) total liberdade para construir o Projeto de realizá-lo juntamente com a Festa do Bom Jesus dos Navegantes. E assim, está sendo encaminhado, com a realização do Fórum Pensar o XXV Encontro Cultural de Propriá. Reunidos na manhã desta terça-feira (20), em uma sala do Projeto “Velho Chico” (Socied…

Nem a chuva impediu o povo de manifestar-se em defesa do Rio São Francisco

Imagem
Elas cobriram de graças à manifestação cultural em defesa de um dos maiores patrimônios naturais do povo brasileiro Concentrados na Praça Tobias Barreto, em frente ao Colégio Nossa Senhora das Graças, dezenas, depois centenas de populares, representando os mais diversos segmentos das comunidades ribeirinhas, se reuniram para celebrar com cantos, danças, manifestarem-se com suas vozes e movimentos o nosso maior patrimônio: o Rio São Francisco. Coordenado pela Cáritas Diocesana de Propriá, emparceria com a Articulação Popular do São Francisco Vivo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Propriá, “Cantando o São Francisco: Manifestação cultural em defesa do Rio São Francisco” aconteceu ontem (16) a noite na cidade ribeirinha de Propriá e contou com as presenças de religiosos, artistas, intelectuais, educadores populares, ambientalistas e populares, que vieram de vários municípios sergipanos e brasileiros. Caminhando e cantando – Em caminhada, eles seguiram pela Avenida Pedro Abreu de Lima …

Mudança na Secretaria de Saúde de Propriá

Imagem
Mudança na Secretaria de Saúde de Propriá
Depois de um ano a frente da secretaria municipal de Saúde de Propriá, o vereador João Fernandes de Britto Neto (PT) despediu-se nessa sexta-feira da pasta cujos resultados são os mais significativos possíveis. “Não entendo de Saúde, não sou um profissional da saúde, mas como político e como cidadão sintonizado com os problemas da comunidade, sei dos seus problemas e das suas demandas”, comparou o ex-gestor.
Em lugar de Fernandinho Britto (foto), assume a secretaria municipal de Saúde a enfermeira Mércia Simone, profissional dos quadros da saúde e como tal é ume referência entre os colegas pela operacionalizada, competência e capacidade de relacionar-se com todos no quadro daquela pasta. “Assumo com a responsabilidade de promover uma gestão eficiente, dentro dos princípios preconizados pela administração do prefeito José Américo”, prevê a nova secretária. O prefeito José Américo já havia anunciado que os secretários com pretensões de disputar c…

Prefeitura lança programa radiofônico

Imagem
A prefeitura de Propriá, através da coordenadoria de comunicação, disponibiliza à população mais um canal de comunicação. Na última sexta-feira, (9), o prefeito, José Américo Lima estreou o programa de rádio, “Propriá, Um Novo Tempo Para Todos”, que vai ao ar às sextas-feiras, às 14h, pela Ilha Fm (102,9) ou acessando: www.redeilha.com.br.
De acordo com o coordenador de comunicação e apresentador do programa, Patrício Lessa, o objetivo é mostrar à população as ações que estão sendo executadas no município. Além disso, debater problemas e soluções com a comunidade. “A cada semana estaremos mostrando ao público as ações executadas pela gestão municipal, mas a população também participa, cobra e elogia, através do telefone. A grande diferença é justamente essa, a participação da comunidade no programa”, afirmou Lessa.
O coordenador acrescentou também que o resultado do programa radiofônico já é notório. “No primeiro programa, na última sexta-feira, o prefeito abordou somente dois temas;…

Propriá realizará atividades educativas na Semana Nacional de Trânsito

Imagem
A Prefeitura de Propriá, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Público (SMTT), dará início na próxima segunda-feira, (19), à programação da Semana Nacional de Trânsito. Durante cinco dias, os gestores públicos municipais realizarão atividades educativas, a exemplo de blitz, para a distribuição de panfletos, e palestras. O objetivo das ações é orientar os condutores a ter mais prudência e organização no trânsito das cidades.
De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito e Transporte Público, Jean Gledson da Silva, o intuito da gestão municipal, com a realização das atividades é, acima de tudo, educar os condutores. “Não estamos querendo punir os condutores, apenas orientá-los. Para isto, firmamos parcerias com as cooperativas de mototaxistas, taxistas e com o motoclube Gaviões do Baixo São Francisco. A nossa intenção é que eles mesmos deem o exemplo e sejam os multiplicadores da informação”, afirmou o secretário.
Jean Gledson acrescentou ainda que um dos eventos …

Proibida a venda do chá sete ervas e Tayu Caroba

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem, 14, no Diário Oficial, o veto ao uso, comércio e distribuição de nove produtos fitoterápuicos no Brasil. 
Chá sete ervas, elixir do Pai João, Tayu Caroba, Flor da Índia, Flor do Sertão, Flor da Catingueira, Umburana Composta, Nutri Plantas e Folha Santa não poderão mais circular nem ser vendidos no território nacional. 


Fonte: Anvisa

Assaltante rouba carros de ex-prefeitos

Imagem
Aqui Acontece/Cortesia Carro do ex-prefeito de Telha-SE foi abandonado à margem da BR 101 Dois ex-prefeitos de municípios banhados pelo Rio São Francisco em Alagoas e Sergipe foram roubados na tarde desta segunda-feira, 12, pelo mesmo assaltante. A primeira vítima foi José João Nascimento, ex-gestor da cidade de Telha, que teve sua picape levada de um posto de combustíveis situado na BR 101, no acesso a Porto Real do Colégio. Depois de abandonar o primeiro veículo no povoado Canoa, o ladrão roubou outra picape, esta pertencente a João Herculano, ex-prefeito de Colégio. A primeira ocorrência foi registrada por volta das 15h30 nas imediações do acesso ao município ribeirinho alagoano situado na divisa com Sergipe. José João Nascimento havia estacionado sua Frontier de cor preta e placa IAN 0333 nas imediações do posto quando foi abordado por um homem de cor morena, magro e que trajava camisa branca. Após ameaçar com uma pistola calibre 380 o ex-prefeito que acompanhava o trabalho de um…

Operação Shekel: dinheiro falso era produzido em AL

Imagem
A Polícia Federal desencadeou nesta terça-feira, dia 13, uma operação para desmantelar uma quadrilha que falsificava cédulas no Nordeste. As primeiras informações são que quatro pessoas teriam sido presas em Arapiraca (AL), João Pessoa (PB) e Propriá (SE). A produção das cédulas acontecia no município alagoano. Segundo informações da PF, a operação intitulada ‘Shekel’ (unidade de peso usada, assim como outras unidades, como gramas e onças, para negociação antes do surgimento das moedas) é coordenada pela superintendência da Paraíba e tem com objetivo reprimir a atuação de grupo criminoso especializado em falsificar cédulas e colocá-las em circulação no nordeste do Brasil. O grupo, segundo a PF, seria formado por pessoas experientes em ações criminosas, com passagens policiais, estando algumas recolhidas ao sistema prisional também acusadas de outros delitos, a exemplo de assaltos e explosões de terminais bancários. As cédulas são produzidas na cidade de Arapiraca, tendo o responsável …

Terreno para construção do IFS em Propriá já está garantido

Imagem
Gestores da Codevasf sinalizaram doação de terreno que corresponde ao antigo campo de aviação

O terreno é de proprieade da Codevasf (Fotos: Agência Empauta) Gestores de Propriá e representantes do setor de engenharia e fundação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se reuniram na sede da companhia e o resultado é que o órgão federal sinalizou a doação de terreno para a construção do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na cidade ribeirinha. A área em questão corresponde ao antigo Campo de Aviação, nas proximidades do povoado São Vicente.

Esta reunião se fez necessária por que no último dia 30 de agosto, o prefeito José Américo Lima, o Secretário Municipal de Obras, Noílio Baltazar, o assessor da Secretaria Municipal de Obras, Willams Soares Santana e o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, acompanhado do arquiteto do instituto, Pablo de Souza, realizaram visitas técnicas em três possíveis áreas do município, para avaliar o melhor local de…

Garrafões de água apreendidos em Propriá

Imagem
A Operação Gota D'Água desenvolvida pela MPE, Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreendeu nesta quarta-feira,7, 200 garrafões de água mineral fora da validade em Propriá
Uma operação conjunta do Ministério Público Estadual, da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária de Propriá, apreendeu nesta quarta-feira, 7, 200 garrafões de água mineral, cujos vasilhames estavam vencidos e sendo comercializados no município. Denominada Gota D’água, a operação teve por finalidade evitar danos à saúde dos consumidores. Desde 2009, a validade dos garrafões deve ser de três anos e segundo o promotor Peterson Almeida, os vasilhames apreendidos possuíam sete anos de uso. “Foi observada ainda na operação que os garrafões estão sendo envasados durante a madrugada, de forma indevida, sem serem previamente lavados”, ressalta acrescentando que estão sendo investigadas duas fontes: uma em Itaporanga D’Ajuda e outra em São Cristóvão. Se as irregularidades forem confirmadas, as empresas investigadas podem…

Vereadores da Cidade de Propriá estão indignados com a precariedade da segurança Pública

Imagem
Os vereadores de Propriá com exceção do Vereador o Sr. Jurandy Sandes que preferiu pela abstenção do assunto tratado nesta casa, estão indignados com a Segurança Pública de Propriá. Em seu pronunciamento  A Vereadora Sra. Joseane (Pel) fez uma moção de repúdio ao atual Secretário de Segurança Pública o Sr. João Eloy pelos constantes roubos na cidade de Propriá, o Vereador Sr. Antidio Costa (Costinha) afirma que os bandidos já perderam até o medo dos Policias, cometendo assaltos até pela luz do dia, e que Propriá na área de segurança está deixando a desejar.
O Vereador Sr. Aelson lembra que os policias militares reclamavam com frenquência do salário baixo em relação ao seu serviço prestado, porém nos dias de hoje a classe de policia de Sergipe é a 2ª mais bem paga e não vemos resultados palavras indignadas do vereador. Lembrou também de um fato ocorrido no ultimo final de semana referente a partida de estréia do Esporte Clube Propriá contra o time do Aquidabã devido cancelamento do jogo…

Aelson denuncia conspiração contra atuais vereadores

Imagem
LIGA DA JUSTIÇA
Plano de parte de secretários e pré-candidatos a vereadores contra atuais parlamentares da base aliada pode custar caro ao prefeito José Américo
A formação (ou manutenção) de uma base aliada na Câmara de Vereadores por porte do prefeito de Propriá, José Américo Lima (PSC) parece uma tarefa cada vez mais difícil com o afloramento das composições que se configuram para as eleições municipais 2012, quando serão eleitos prefeito, vice-prefeito e 11 vereadores. Como nas versões anteriores, formam-se trincheiras entre os atuais ocupantes de cadeiras no Parlamento Municipal e aqueles que pretendem substituir. Secretários X Vereadores – Segundo o vereador Aelson Publicidade (PDT) existe na Prefeitura um espaço denominado “Liga da Justiça”, onde secretários e pré-candidatos a vereadores “articulam-se contra os vereadores da base aliada, buscando ocupar as atuais vagas ocupadas por estes no Parlamento Municipal”, denuncia o pedetista. É uma denúncia a ser considerada atentamente pe…

Secretário de cultura é assassinado a pauladas

Imagem
Lucivaldo Simião era conhecido como Professor Lucivaldo e atuava na promoção de eventos no município de São Bráz.



O Secretário de Cultura de São Brás, município situado na região do Baixo São Francisco alagoano, foi assassinado dentro de sua casa, residência situada à Rua Barão do Rio Branco, em Porto Real do Colégio, cidade de vizinha de São Brás. Lucivaldo Simeão de Souza Silva, 35 anos, era conhecido como Professor Lucivaldo e, além do cargo na prefeitura, atuava na promoção de eventos. De acordo com informações passadas à redação do aquiacontece.com.br, o Professor Lucivaldo foi visto na noite da véspera deste feriado de 7 de Setembro numa festa que acontecia no povoado Girau do Itiúba, localizado em Porto Real do Colégio. Sua morte foi descoberta por populares que perceberam a porta da casa aberta ainda durante a madrugada - e não quando a empregada da casa da vítima chegou para trabalhar na manhã desta quarta-feira, 07, conforme informado anteriormente. A Polícia Militar foi aciona…

Polícia realiza Operação Urubu de Baixo em Propriá

No final de semana, 26 policiais militares participaram de uma Operação em Propriá, que resultou na abordagem de 185 veículos:carros de passeio, motocicletas, transporte coletivo e veículos de carga. Durante a ação, os policiais apreenderam duas motocicletas, um veículo e quatro autos de infração foram realizados. O objetivo da operação segundo a assessoria da PM foi impedir a prática de situações irregulares e oferecer maior tranqüilidade e segurança à população.
Fonte: Atalaia Agora

Propriá realiza audiência pública para elaboração da LOA 2012

A prefeitura de Propriá realiza nesta sexta-feira, (9), Audiência Pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012. O evento acontecerá na sede da Sociedade Semear das 9h às 13h. Na manhã de ontem, os secretários municipais se reuniram no Gabinete do prefeito, José Américo Lima para traçar as atribuições de cada setor.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Erasmo Rodrigues Teixeira, está sendo esperado para este evento, o maior número possível de representantes da sociedade civil e do poder público. “Esperamos contar com todos os representantes das secretarias municipais, órgãos de classe, associações comunitárias, Ministério Público, Igrejas, conselhos municipais e demais representantes da sociedade civil”, disse o secretário.
“A Lei Orçamentária Anual estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano, sendo assim, estima as receitas e autoriza as despesas da Prefeitura de acordo com a previsão de arrecadação para 2012. Por este mot…

Comparando os estados brasileiros com os países

Imagem
Equivalentes brasileiros



A noção de que o Brasil está na vanguarda de um grupo de países emergentes em seu caminho para superpotência econômica-dom é tão amplamente aceito como ter se tornado banal. Mas até que ponto ao longo desta estrada é o Brasil? Uma maneira de obter uma resposta rápida é comparar os estados brasileiros com os países. O mapa abaixo apresenta equivalentes país para todos os estados em termos de PIB, PIB per capita e população. Ele levanta algumas curiosidades: quem sabia que Alagoas, um Estado no Nordeste que está atualmente mais famoso por sua taxa de homicídio do que por suas magníficas praias, tem o mesmo PIB por pessoa como a China? Ele também sugere que mesmo os estados comparativamente ricos nas regiões Sul e Sudeste têm algum caminho a percorrer antes que possam ser comparados com os lugares ricos no hemisfério norte. Os gaúchos do Rio Grande do Sul não será necessariamente o prazer de aprender que o PIB por pessoa em seu estado é próximo ao de Gabon.Sergipe…